DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMafra, Samir Pedro de Abreu-
dc.date.available2022-10-05T12:45:13Z-
dc.date.issued2019-06-04-
dc.identifier.citationMAFRA, Samir Pedro de Abreu. O ensino de frações na contextualização de problemas utilizando jogo dominó nas turmas da 3ª etapa do ensino de jovens e adultos - EJA. 2019. 47 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4342-
dc.description.abstractThis paper is divided into three chapters. The first one addresses the main theoretical concepts of the foundation for the development of this work. The second chapter presents the methodological aspects related to the application of the project. The third chapter shows the results obtained through data analysis achieved with the application of dominoes game. As well as the results of activities performed during the research. This project has as a general objective: to evaluate how the use of ludic games are important important facilitating tools for the teaching of fractions in the discipline of mathematics for students of elementary education of the 3rd stage of EJA in a public school in public school in the municipality of Presidente Figueiredo. Having thus the specific objectives: To teach a theoretical class on fractions to a EJA class; To teach to teach a ludic class with the use of fractions dominoes on the same theme; and To identify the difficulties that the student has in relation to the methodology applied by the teacher in the classroom. However this project aims to contribute to the improvement of the teaching and learning in the contents of fractions and the four mathematical operations of students of the 3rd Stage of Youth and Adult Education - YAE through the ludicity by using of the game of fractions dominoes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectFractionspt_BR
dc.subjectMathematical gamespt_BR
dc.titleO ensino de frações na contextualização de problemas utilizando jogo dominó nas turmas da 3ª etapa do ensino de jovens e adultos - EJApt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of fractions in the contextualization of problems using dominoes game in classes of 3rd stage of youth and adult education - EJApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-05T12:45:13Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Helisângela Ramos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594094566656197pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro aborda os principais conceitos teóricos da fundamentação para o desenvolvimento deste trabalho. O segundo capítulo apresenta os aspectos metodológicos relativos à aplicação do projeto. O terceiro capítulo mostra os resultados obtidos através da análise dos dados alcançados com a aplicação do jogo de dominó. Assim como os resultados das atividades realizadas durante a pesquisa. Este projeto tem como objetivo geral: avaliar como o uso dos jogos lúdicos são importantes ferramentas facilitadoras para o ensino de frações na disciplina de matemática para os alunos do ensino fundamental da 3ª Etapa do EJA em uma escola pública no Município de Presidente Figueiredo. Tendo assim os objetivos específicos: ministrar uma aula teórica com o tema sobre frações para uma turma do EJA; Ministrar 9 uma aula lúdica com o uso do jogo de dominó de frações sobre o mesmo tema; e identificar as dificuldades que o aluno tem em relação à metodologia aplicada pelo professor em sala de aula. No entanto este projeto tem como objetivo de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem nos conteúdos de frações e as quatro operações matemáticas dos alunos da 3ª Etapa do Ensino de Jovem e Adulto – EJA através da ludicidade pelo uso do jogo de dominó de frações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL, MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. v. 3, . Brasília: 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf> : 01 de março de 2018. BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, 1998. 174 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 05 maio de 2019. BARANITA, Isabel Maria da Costa. A importância do Jogo no desenvolvimento da Criança. Relatório de Pesquisa Bibliográfica apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação na especialidade da Educação Especial e domínio Cognitivo e Motor. Escola Superior de Educação Almeida Garrett Lisboa, 2012. Disponivel em: <http://www.saosebastiao.sp.gov.br/ef/pages/Corpo/Habilidades/leituras/a1.pdf> Acesso em: 24 março de 2019. CABRAL, Marcos Aurélio. A utilização de jogos no ensino de matemática. Monografia apresentada a Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/96526/Marcos_Aurelio_Cabr al.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em: 15 março de 2019. CORDEIRO, M.J. de; SILVA, V. N de. A importância dos jogos para a aprendizagem da matemática. Revista Científica Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas da Eduvale. Ano V, n. 07, Jaciara, 2012. Disponivel em: < http://eduvalesl.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/rt1OeodaCrbfEG D_2015-12-19-2-14-40.pdf > Acesso em: 10 março de 2019. COSTA, I.M.A.C. Metodologia e prática de ensino de matemática. UEA Ed. Manaus. 2007. CHOTT, V. C.; GÓES, A. R. T.; CRUZ, J. M.; Uma experiência didática no ensino e aprendizado de frações por meio da expressão gráfica. XIII EPREM – Encontro Paranaense de Educação Matemática Ponta Grossa - PR, 2015. Disponível em: << https://sigpibid.ufpr.br/site/uploads/institution_name/ckeditor/attachments/387/CC23_5. pdf>> acesso em maio. de 2019. MACHADO, J. F. T.. a compreensão do conceito e operações básicas envolvendo frações com a utilização da escala cuisinaire. Pará de Minas. 2013. Disponível em: < http://fapam.web797.kinghost.net/admin/monografiasnupe/arquivos/31032014214953Je ane_Fernanda_Torres_Machado.pdf> acesso em maio. de 2019. GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Disponível em: <<http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>> acesso em fev. de 2019. 32 JANN, Priscila Nowaski; LEITE, Maria de Fátima. Jogo do DNA: um instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Departamento de Biologia, Centro Universitário da Cidade. Ciências & Cognição; Rio de Janeiro- RJ, v. 15 (1): p. 282- 293. 2010. Disponível em : http://www.cienciasecognicao.org. Acesso em: 01 maio. 2019. KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). O jogo, Brinquedo, Brincadeira e a educação. 11 ed. São Paulo- SP: Cortez, 2008. ________O jogo e a educação infantil. 2 ed. São Paulo- SP: 1998. MUNHOZ, Regina Helena; SHENECKEMBERG Cleder Marcos; PREVÊ Deison Teixeira. Lúdico no Ensino de Frações. BoEM, Joinville, v.2. n.2, p. 88-99, 2014 Disponível em: < file:///G:/TCC%202019/TCC%20SAMIR%202%202019/referencial/3970-13413- 1-PB%20(1).pdf > acesso em abr. de 2019. NALLIN, Claudia Goes Franco. Memorial de Formação: o papel dos jogos e brincadeiras na Educação infantil. Campinas, SP, 2005. OLIVEIRA, Maxwell Ferreira. Metodologia Científica: um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão: UFG, 2011. Disponível em: < https://adm.catalao.ufg.br/up/567/o/Manual_de_metodologia_cientifica_- _Prof_Maxwell.pdf > acesso em fev. de 2019. PEREIRA, Ana Luísa Lopes. 2º Ciclo de Estudos em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Universidade do Porto. 2013. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/71590/2/28409.pdf Piaget, J. Teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget. FCTUC - Psicologia Educacional II. Disponível em:< https://docplayer.com.br/20735835-Teoria-dodesenvolvimento-cognitivo-de-j-piaget.html > acesso em: abr. de 2019. RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999. SANT’ANNA, Alexandre; NASCIMENTO, Paulo Roberto do. A história do lúdico na educação. REVEMAT. Florianópolis-SC, v. 06, n. 2, p. 19-36, 2011. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/viewFile/1981- 1322.2011v6n2p19/21784> acesso em: abr. de 2019 SANTOS, J. V. T. A construção da viagem inversa. Cadernos de Sociologia, ensaio sobre a investigação nas ciências sociais. Porto Alegre, v. 3, n. 3, p. 55-88, jan. /Jul. 1991. 33 SERRAZINA, L. A formação para o ensino da Matemática: perspectivas futuras. A formação para o ensino da matemática na educação pré-escolar e, n. 1, p. 9-19, 2002. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/262002657_A_formacao_para_o_ensino_d a_Matematica_Perspectivas_futuras> acesso em: abr. de 2019. SILVA et al. O Jogo Dominó De Frações Como Aprendizagem E Recurso Didático. 3° Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação – ELPED. 2018. Disponível em:< https://www.ifgoiano.edu.br/periodicos/ > acesso em: fev. de 2019. SOUSA, Givoneide Barbosa de; SANTOS, José Ozildo dos. Revista Brasileira de Educação e Saúde. O lúdico como contribuição para a aprendizagem. v. 6, n.1, p. 42- 49, Jan-Mar, Pombal, PB 2016. . Disponível em: < http://oaji.net/articles/2016/2628- 1461620808.pdf> acesso em: março de 2019.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.