Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4341
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mota, Lissandra Freire da | - |
dc.date.available | 2022-10-05T12:44:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-08 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Lissandra Freire da. Tangram: uma estratégia para ensinar área e perímetro de figuras planas no 6º ano do ensino fundamental. 2019. 58 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4341 | - |
dc.description.abstract | The activities presented here were intended to provide a more meaningful learning and show students how mathematics can be fun and interesting be fun and interesting through playfulness as a teaching strategy. The proposal brings as theme "Tangram: a strategy for teaching area and perimeter of flat figures in the 6th year of primary schools, with the main objective of working with playfulness in the school environment, seeking to facilitate the understanding of subjects, since when working with the manipulation of objects can attract and arouse the student's interest in the class. As specific objectives are highlighted: Through playfulness, awaken the interest of students in relation to the subjects worked; Facilitate the understanding of students of students in relation to the calculation of perimeter of plane figures; Promote interaction among students; The methodology adopted was the case study, where it was emphasized how the concrete material can help learning in the classroom, seeking to offer a strategy for teaching a strategy for teaching area and perimeter in a satisfactory way. After noticing the difficulty of students, it was clear that it is of utmost importance that teachers approach new methodologies in the classroom, and through them seek to facilitate teaching and learning, and also arouse the interest of students to subject in question, thus promoting increasingly enjoyable classes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Tangram | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Figuras planas | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | pt_BR |
dc.subject | Geometry | pt_BR |
dc.subject | Playful | pt_BR |
dc.title | Tangram: uma estratégia para ensinar área e perímetro de figuras planas no 6º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Tangram: a strategy to teach area and perimeter of plane figures in the 6th grade of primary schools | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-05T12:44:27Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Geraldine Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3901006137591207 | pt_BR |
dc.description.resumo | As atividades aqui apresentadas tiveram a intenção de proporcionar uma aprendizagem mais significativa e mostrar aos alunos o quanto a Matemática pode ser divertida e interessante por meio do lúdico como estratégia de ensino. A proposta traz como temática “Tangram: uma estratégia para ensinar área e perímetro de figuras planas no 6° ano do ensino fundamental”, tendo como objetivo principal trabalhar com o lúdico no ambiente escolar, buscando facilitar a compreensão dos assuntos abordados, uma vez que quando se trabalha com a manipulação de objetos pode atrair e despertar o interesse do aluno pela aula. Como objetivos específicos destacam-se: Por meio do lúdico despertar o interesse dos alunos com relação aos assuntos trabalhados; Facilitar a compreensão dos alunos com relação ao cálculo de perímetro das figuras planas; Promover interação entre os alunos; A metodologia adotada foi o estudo de caso, onde foi enfatizado como o material concreto pode ajudar no aprendizado em sala de aula, buscando oferecer uma estratégia para o ensino de área e perímetro de forma satisfatória. Após notar a dificuldade dos alunos, ficou claro que é de suma importância que o professores abordem novas metodologias em sala de aula, e por meio delas buscar facilitar o ensino e aprendizagem, e também, despertar o interesse dos alunos ao assunto em questão, promovendo assim aulas cada vez mais prazerosas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ALMEIDA, P.N. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 1995. ALVES, Daiane Cristina; GAIDESKI, Gislaine; JUNIOR, José Maria Teles de Carvalho. O uso do tangram para aprendizagem de geometria plana. Curitiba, 2011. ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 2013. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: bloco de conteúdos espaço e formas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em 10 ago. 2017. BRAIT, B. Oprocesso interacional. In PRETI, D. (Org.). Análise de textos orais. São Paulo: Humanitas FFLCH/USP.2001. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC / SEF, 1998. BRITO, M. R. F. (org.). Psicologia da educação matemática: teoria e pesquisa. Florianópolis: Insular, 2001. CAMPOS, D. M. S. Psicologia da Aprendizagem, 19º ed., Petrópolis: Vozes, 1986. De Oliveira, Selma; Filho Alcântara, José.Álgebra e geometria: uma conexão possível. Valer. 2015. DIRETRIZES CURRICULARES DE EDUCAÇÃO BÁSICA, matemática, 2008. Disponívelem:http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/diret rizes_20 09/matematica.pdf. Acesso em: 10 out. 2011. JACQUIN, Guy. A Educação pelo Jogo. Traduzido por Teresa de Araújo Penna. São Paulo: Flamboyant, 1960. LORENZATO, Sergio. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professores). MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO Cristiane Hahn Santa Maria, RS, 2011. 35 MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. São Paulo: Cortez, 2003. PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Regina Célia Villaça. O desenvolvimento da Criança. 6. Ed. Belo Horizonte: FAPI, 2003. ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. 3. ed. Curitiba: Ibpex, 2008. SANTOS, S. M. P. O lúdico na formação do educador. 5 ed. Vozes, Petrópolis, 2002. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tangram - uma estratégia para ensinar área e perímetro de figuras planas no 6º ano do ensino fundamental.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.