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dc.contributor.authorBarbosa, Jamerson Orlando Albuquerque-
dc.date.available2022-09-28T15:13:51Z-
dc.date.issued2022-05-05-
dc.identifier.citationBARBOSA, Jamerson Orlando Albuquerque. Educação ambiental e os temas contemporâneos da BNCC: estudo a partir das toadas do festival folclórico de Parintins. 2022. 62 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4326-
dc.description.abstractEnvironmental Education plays a fundamental role in the formulation of a new mentality, in a more specific way, education for consumption is a key element in the awareness of the population being in Basic Education, where it can be worked more effectively. Aiming to analyze the importance of the toadas of the Parintins Folk Festival for the treatment of contemporary themes proposed by the National Common Curriculum Base, a survey of the data was carried out in the period from 2010 to 2015 of the Bois-Bumbás Caprichoso e Garantido that contemplate the systemic view of the Environmental Issue. The study was based on a qualitative approach that involved bibliographic research according to Santos (1999) based on the analysis of the proposal of National Curriculum Guidelines for Environmental Education and the National Common Curriculum Base, contemplating the Contemporary Themes, followed by the selection and analysis of the written and disseminated acts, of the Parintins Folk Festival recommended for the formation of the citizen of the current world. It resulted in the survey of 134 toadas of Boi-Bumbá Caprichoso and 119 toadas of Boi-Bumbá Garantidos being 38 toadas of Boi-Bumbá Caprichoso that contained in their letters aspects addressing the systemic view of the environmental issue and 27 of Boi-Bumbá Garantido. After the selection of all, six toadas were chosen from each of the Bois-Bumbás, one of each year according to the established period, with the conception of environment as a system for the proposition of transversal activities. From the results obtained it was possible to evidence that cultural manifestations such as the Parintins Folk Festival and its toadas have unique importance in the formation of the student as a citizen therefore, the toadas serve as an attraction and as a tool for valuing regional culture, with potential for use in all areas of knowledge that correspond to Basic Education. The toadas allow society to understand the dimension of the environmental issue and thereby promote actions to combat contemporary environmental problems. Keywords: Environmental Education, Parintins folk festival, Boi-Bumbá, Contemporary themes, transversality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectFestival folclórico de Parintinspt_BR
dc.subjectBoi-bumbápt_BR
dc.subjectTemas contemporâneospt_BR
dc.subjectTransversalidadept_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectParintins folk festivalpt_BR
dc.subjectContemporary themespt_BR
dc.subjectTransversalitypt_BR
dc.titleEducação ambiental e os temas contemporâneos da BNCC: estudo a partir das toadas do festival folclórico de Parintinspt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education and contemporary themes of BNCC: study from the toadas of the Parintins folkloric festivalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-28T15:13:51Z-
dc.contributor.advisor1Santos, Elizabeth da Conceição-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1038362442675384pt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental possui papel fundamental na formulação de uma nova mentalidade, de modo mais específico, a educação para o consumo é elementochave na conscientização da população sendo no Ensino Básico, onde pode ser trabalhada com maior eficácia. Objetivando a análise da importância das toadas do Festival Folclórico de Parintins para o tratamento dos Temas Contemporâneos propostos pela Base Nacional Comum Curricular, foi realizado o levantamento das toadas no período de 2010 a 2015 dos Bois-Bumbás Caprichoso e Garantido que contemplam a visão sistêmica da Questão Ambiental. O Estudo foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa que envolveu a pesquisa bibliográfica segundo Santos (1999) partindo da análise da proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e da Base Nacional Comum Curricular, contemplando os Temas Contemporâneos, seguidos da seleção e análise das toadas escritas e divulgadas, do Festival Folclórico de Parintins preconizadas para a formação do cidadão do mundo atual. Resultou no levantamento de 134 toadas do Boi-Bumbá Caprichoso e 119 toadas do Boi-Bumbá Garantidos sendo 38 toadas do Boi-Bumbá Caprichoso que continham em suas letras aspectos abordando a visão sistêmica da questão ambiental e 27 do Boi-Bumbá Garantido. Após a seleção das todas foram escolhidas seis toadas de cada um dos Bois-Bumbás sendo uma de cada ano conforme o período estabelecido, com concepção de ambiente como sistema para proposição de atividades transversais. A partir dos resultados obtidos foi possível evidenciar que manifestações culturais como o Festival Folclórico de Parintins e suas toadas têm importância ímpar na formação do aluno como cidadão, pois, as toadas servem como atrativo e como ferramenta de valorização da cultura regional, com potencial de utilização em todas as áreas do conhecimento que correspondem ao Ensino Básico. As toadas permitem que a sociedade possa compreender a dimensão da questão ambiental e com isto promover ações para combater os problemas ambientais contemporâneos. Palavras-chave: Educação Ambiental, Festival Folclórico de Parintins, Boi-Bumbá, Temas Contemporâneos, Transversalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqCiências biológicaspt_BR
dc.subject.cnpqBiologiapt_BR
dc.subject.cnpqEducação ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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