DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4298
Título: Um olhar sobre a formação do professor como base para uma alfabetização dos alunos: um estudo bibliográfico
Título(s) alternativo(s): A look at teacher training as a basis for student literacy: a bibliographic study
Autor(es): Paula, Maria Ramos de
Orientador(es): Jankauskas, Rosi Meri Bukowitz
Palavras-chave: Professor;Teacher;Alunos;Students;Formação.;Training;Alfabetização;Literacy
Data do documento: 12-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente estudo vem por intermédio da pesquisa bibliográfica, trazer grandes conhecimentos não apenas à acadêmica, mas de um modo geral a todos que se propuserem a ler esse trabalho, os quais vêm trazendo uma análise e reflexão sobre o tema intitulado “Um olhar sobre a formação do professor como base para uma boa alfabetização dos alunos: um estudo bibliográfico”. O trabalho de cunho bibliográfico, conta com os seguintes objetivos: Geral: Analisar por meio de teóricos a importância da formação do professor para o processo de alfabetização nos anos iniciais no ensino fundamental. Específicos: Averiguar por meio dos teóricos se os conhecimentos adquiridos na formação inicial contribuem positivamente para auxiliar a prática pedagógica; investigar por meio de teóricos quais as abordagens de ensino que o docente deve possuir para adequar em sua prática pedagógica durante o processo de alfabetização; identificar por meio de teóricos que desafio o professor enfrenta em sua caminhada durante o processo de alfabetização. O trabalho todo se embasou na pesquisa bibliográfica lançando mão de obras de teóricos que contribuíram positivamente para que os resultados fossem alcançados. Portanto, os resultados vêm mostrando o seguinte: que sem a formação docente e conhecimentos não tem como um professor lecionar na educação básica. A formação é de suma importância a todos educadores que de certa forma traz pontos positivos ao crescimento profissional, e através dessa formação inovadora, o professor pode muito bem ajudar os discentes que apresentam dificuldades em seu processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: El presente estudio, a través da investigación bibliográfica, aporta un gran conocimiento no solo al académico, sino en general a todos los que pretenden leer este trabajo, que viene aportando un análisis y reflexión sobre el tema titulado “Una mirada a la formación docente como base para una buena alfabetización de los estudiantes: un estudio bibliográfico”. El trabajo bibliográfico tiene los siguientes objetivos: General - Analizar a través de teóricos la importancia de la formación del profesorado para el proceso de alfabetización en los primeros años de la escuela primaria. Específicos - Verificar através de los teóricos si los conocimientos adquiridos en la formación inicial contribuyen positivamente a ayudar a la práctica pedagógica; Investigar através de teóricos qué teorías de los enfoques de enseñanza que el docente debe tener para adaptar en su práctica pedagógica durante el proceso de alfabetización; Identificar a través de teóricos qué desafío enfrenta el docente en su camino durante el proceso de alfabetización. Todo el trabajo se basó en la búsqueda bibliográfica de trabajos de teóricos que contribuyeron positivamente a la consecución de los resultados. Por tanto, los resultados muestran lo siguiente: que sin formación y conocimientos docentes, no hay forma de que un docente enseñe educación básica. La formación es de suma importancia para todos los educadores, lo que en cierto modo aporta puntos positivos al crecimiento profesional, y a través de esta formación innovadora, el docente bien puede ayudar a los estudiantes que tienen dificultades en su proceso de enseñanza y aprendizaje.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4298
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.