DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4281
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Icaro Patrick Gomes da-
dc.date.available2022-09-22T16:37:41Z-
dc.date.issued2022-05-19-
dc.identifier.citationSILVA, Icaro Patrick Gomes da. A utilização do desenho geométrico como facilitador na construção e aprendizagem dos conceitos geométricos no 6º ano da educação básica. 2022. 46 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4281-
dc.description.abstractThe present work presents an investigation of the Geometric Design in the Mathematics classes aid, specifically in the Geometry area, with the use of manipulative materials (ruler, compass and protractor). For that, this work presents some moments of the history of the Geometric Drawing in Brazil, since its development until its devaluation. The work is supported the Van Hiele's Theory and its five levels of significant learning in the teaching of Geometry. We verified the guidelines of official documents with respect to Brazilian Education, such as the National Curricular Parameters (PCN), the Common National Curricular Base (BNCC) and their respective instructions to the teaching of Geometry through the use of Geometric Design manipulative materials. With the research-action methodology being chosen for this work, data collection began in March 2022 with applications of the methodology with geometric drawing and with evaluative questionnaires in the classroom with 6th grade students. There was the application of a questionnaire to students at the end of the proposed subject in class, with the aim of verifying the understanding of students about the Geometric Design. With the result of this research, we show that it is possible to ally the teaching of Geometry with the Geometric Design and its supporting materials, as a facilitating and interactive methodology of teaching-learning. Key-Words: Geometric Design; Manipulative Materials; Geometry; Teaching-Learning; Methodology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenho Geométricopt_BR
dc.subjectMateriais manipuláveispt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectGeometric designpt_BR
dc.subjectManipulable materialspt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.titleA utilização do desenho geométrico como facilitador na construção e aprendizagem dos conceitos geométricos no 6º ano da educação básicapt_BR
dc.title.alternativeThe use of geometric drawing as a facilitator in the construction and learning of geometric concepts in the 6th grade of basic educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-22T16:37:41Z-
dc.contributor.advisor1Vitor, Cláudio Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1737407468919075pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Silvia Cristina Belo e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5111954268138343pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Jaderson Pará-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2308452367919823pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma investigação do Desenho Geométrico no auxílio das aulas de Matemática, especificamente na área da Geometria, com a utilização de materiais manipuláveis (régua, compasso e transferidor). Para isso, este trabalho apresenta alguns momentos da história do Desenho Geométrico no Brasil, desde o seu desenvolvimento até a sua desvalorização. O trabalho é apoiado à Teoria de Van Hiele e seus cinco níveis de aprendizagem significativa no ensino da Geometria. Verificamos as orientações de documentos oficiais com respeito à Educação Brasileira, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas respectivas instruções ao ensino da Geometria através da utilização dos materiais manipuláveis do Desenho Geométrico. Com a metodologia pesquisa-ação sendo escolhida para este trabalho, a coleta de dados teve seu início em março de 2022 com aplicações da metodologia com o desenho geométrico e com questionários avaliativos em sala de aula com alunos do 6° ano. Houve a aplicação de um questionário aos alunos ao término do assunto proposto em sala de aula, com o objetivo de verificar o entendimento dos alunos a respeito do Desenho Geométrico. Com o resultado dessa pesquisa, mostramos que é possível aliar o ensino da Geometria com o Desenho Geométrico e seus materiais de apoio, como uma metodologia facilitadora e interativa do ensino-aprendizagem. Palavras-Chave: Desenho Geométrico; Materiais Manipuláveis; Geometria; Ensino-aprendizagem; Metodologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAGUIAR, Elaine Silva. GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO FERNANDES DOS SANTOS. Monografia, Pedagogia. Universidade Federal de Tocantins. 51 páginas. 2019. BOYER, Carl B. História da matemática. (tradução de Helena Castro). São Paulo: Edgard Blucher, 3° ed. 2012. BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI N. 4024, de 20 de dezembro de 1961. BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI N. 5692, de 11 de agosto de 1971. BRASIL, Secretaria de educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília. MEC/SEF, 1998. BRASIL, Secretaria de educação fundamental. Base Nacional Comum Curricular: Matemática. Brasília. MEC/SEB, 2018. DECROP, Alain. Qualitative Research Pratice. A guide for social science students and researchers. Rechercher et Applications en Marketing, v. 19, p. 126-127, 2004. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. PUTNOKI, José Carlos. Geometria e desenho geométrico. São Paulo: Scipione, 1991. 4 v. RICHARDSON, Roberto Jarry (Org.) Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2008. SILVA, Joziel Machado da. et al. Desenho geométrico como componente curricular na educação básica. VI Congresso Internacional das Licenciaturas. 2019 THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 17 ed. São Paulo: Cortez, 2009. VIZZOTTO, Marília; ROSSI, Valquíria; DIAS, Maiango; RUSRICCI, Roberto; FARHAT, Cecília V., REIDHL, André. Breve reflexão sobre a importância do método científico. Psicólogo informação ano 20, n° 20, jan./dez. 2016. ZUIN, Elenice. Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2001.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqDesenho geométricopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.