DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4269
Título: A tecnologia assistiva no ensino de geometria para alunos com deficiência visual no ensino básico
Título(s) alternativo(s): Assistive technology in teaching geometry to visually impaired students in primary education
Autor(es): Araujo, Felipe de Souza
Orientador(es): Rodrigues, Jorge de Menezes
Palavras-chave: Inclusão escolar;Tecnologia assistiva;Geometria plana;Deficiência visual;School inclusion;Assistive technology;Plane geometry;Visual impairment
Data do documento: 14-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARAÚJO, Felipe de Souza. A tecnologia assistiva no ensino de geometria para alunos com deficiência visual no ensino básico. 2022. 63 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, apresenta como tema a Tecnologia Assistiva no ensino de geometria para alunos com deficiência visual no ensino básico. Busca-se, por meio dessa, evidenciar as contribuições que as Tecnologias Assistivas trazem para o ensino e aprendizagem do conteúdo matemático de geometria plana para esses alunos, de forma a favorecer sua autonomia na realização de atividades comuns nas turmas de ensino regular. A revisão de literatura, nesta investigação, considerou estudos relacionados ao tema ensino de geometria e a inclusão escolar, utilizando Tecnologias Assistivas. Na intervenção pedagógica foram abordados conceitos matemáticos em Geometria: Retas, pontos, plano, vértices e construção de formas geométricas , com uma aluna do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, e outra do 1° ano do Ensino Médio, da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC), ambas da cidade de Manaus, que contavam com duas alunas com deficiência visual. Para o desenvolvimento das atividades, elaborou-se o material didático adaptados, para auxiliar alunos cegos. Após a aplicação das atividades, foi possível observar a contribuição do uso da Tecnologia Assistiva para o ensino de geometria, em especial, a plana as alunas com deficiência visual, permitindo a elas a compreensão e aprendizagem de conceitos matemáticos. Palavras-Chave: Inclusão escolar. Tecnologia Assistiva. Geometria plana. Deficiência visual.
Abstract: This research, of qualitative approach, presents as theme the Assistive Technology in teaching geometry to visually impaired students in basic education. It seeks, through this, to highlight the contributions that Assistive Technology brings to the teaching and learning of the geometry content for these students, in order to promote their autonomy in performing common autonomy in performing common activities in regular education classes. A literature review, in this research, considered studies related to geometry teaching and school inclusion, using Assistive Technologies. Assistive Technology. In the pedagogical intervention, mathematical concepts were addressed Geometry: Lines, points, plan, vertices and construction of geometric shapes geometric shapes, with an 8th grade student of the Elementary School of a municipal school, and another student of the 1st year of high school, the State Secretariat of Education of Amazonas (SEDUC), both in the city of Manaus, which had with two visually impaired students. For the development of the activities, adapted didactic material was elaborated, to help blind students. After the application of the activities, it was possible to observe the contribution of the use of Assistive Technology for teaching geometry, especially, the flat the students with visual impairment, allowing them to understand and learn mathematical mathematical concepts. Key-Words: School inclusion. Assistive Technology. Plane geometry. Visual impairment.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4269
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A tecnologia assistiva no ensino de geometria para alunos com deficiência visual no ensino básico.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.