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dc.contributor.authorDias, Luan Cristóvão dos Santos-
dc.date.available2022-09-20-
dc.date.available2022-09-19T17:00:16Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.citationDIAS, Luan Cristovão dos Santos. Memória e história na composição de crónica de una muerte anunciada de Gabriel García Márquez. 2018. 18 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4233-
dc.description.abstractThis paper aims to present how fictional constructions appropriate real real events in their production. The composition of Gabriel García Márquez in Crónica de una muerte anunciada, which merges fictional elements based in a real event, through the flow of memory of the characters, consents in the the understanding of studies on the conception of time and space in literature, the relationship between memory and history, memory and fiction, and the frontiers of literature. Mikhail Bakhtin, Roger Chartier and Alfredo Bosi were the basis for the proposed discussion, which meeting point between memory and History. Keywords: García Márquez; history; memory.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGarcía Márquezpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleMemória e história na composição de crónica de una muerte anunciada de Gabriel García Márquezpt_BR
dc.title.alternativeMemory and history in the composition of Crónica de una muerte anunciada by Gabriel García Márquezpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T17:00:16Z-
dc.contributor.advisor1Cavalheiro, Juciane dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar como as construções ficcionais se apropriam de acontecimentos reais em sua produção. A composição de Gabriel García Márquez em Crónica de una muerte anunciada, que funde elementos ficcionais baseados num acontecimento real, por meio de fluxo de memória das personagens, consente na compreensão dos estudos sobre a concepção do tempo e espaço na literatura, da relação entre memória e História, memória e ficção e das fronteiras da literatura. Mikhail Bakhtin, Roger Chartier e Alfredo Bosi foram base para a discussão proposta, que direciona o ponto de encontro entre memória e História. Palavras-chave: García Márquez; história; memóriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Questões de literatura e de estética (A Teoria do Romance). São Paulo: Hucitec Editora, 2010. _________. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. – 6ª. Ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. BELLINI, Giuseppe. Nueva historia de la literatura hispano-americana. Madrid: Castalia, 1997. BENDER, Flora Cristina; LAURITO, Ilka Brunhilde. História, Teoria e Prática. São Paulo: Ed. Scipone. Col. Margens do texto, 1993. BOSI, Alfredo. Entre a literatura e a história. São Paulo: Editora 34, 2013. CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Tradução de Cristina Antunes. – 2. Ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. FERREIRA, Eliane Galvão. O papel do leitor na obra híbrida Crônica de uma morte anunciada, de Gabriel García Márquez. PPG-LET-UFRGS – Porto Alegre – Vol. 05 N. 01, 2009. MÁRQUEZ, Gabriel García. A revoada (O enterro do diabo). Rio de Janeiro: Record, 1955. ______. Cheiro de goiaba: conversas com Plinio Apuleyo Mendoza. Tradução de Eliane Zagury. – 7ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2014. ______. Ninguém escreve ao coronel. Rio de Janeiro: Record, 1968. ______. Crônica de uma morte anunciada. Rio de Janeiro: Record, 2017. _______. Má hora: o veneno da madrugada. Rio de Janeiro: Record, 1994. _______. Cem anos de solidão. Rio de Janeiro: Record, 1967. _______. Os funerais da mamãe grande. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1975. RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: UNICAMP, 2007.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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