Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/419
Título: | A importância da construção de algumas figuras geométricas utilizando o jogo xadrez para o desenvolvimento cognitivo do aluno e para sua mudança de comportamento |
Título(s) alternativo(s): | The importance of the construction of some geometric figures using the game chess for the cognitive development of the student and for his behavior change |
Autor(es): | Frazão, Francisco Ursulino Siqueira |
Palavras-chave: | Xadrez - recurso didático;Educação Matemática;Jogos educacionais;Ensino-aprendizagem;Ensino da Matemática |
Data do documento: | 18-Ago-2017 |
Editor: | Universidade do Estado do Amazonas |
Abstract: | Em busca de relações entre o xadrez e a matemática, o presente trabalho, desenvolvido como Projeto de Iniciação Científica visando analisar as possibilidades do uso do jogo de xadrez como recurso didático em aulas de matemática. Assim, investigase a articulação entre o jogo de xadrez e aeducação matemática de alunos terceiro ano 1, 2, 3 e 4do Ensino Médio, na escola Estadual Professor Jorge Karan Netono município de Manaus, com o objetivo de desenvolver metodologias para a utilização deste jogo em aulas de matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo e analisou os conteúdos desenvolvidos, taiscomo geometria e frações. Usando o jogo de xadrez para o ensino destes conteúdos, verificamos uma melhora significativa no desempenho na disciplina de matemática e maior interesse e dedicação à matemática por parte dos alunos. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/419 |
Aparece nas coleções: | ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A importância da construção de algumas figuras geoméricas utilizando o jogo xadrez para o Desenvolvimento cognitivo do aluno e para sua mudança de comportamento.pdf | 355,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons