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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Maria Eloyse dos Santos-
dc.date.available2022-09-14T14:55:39Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.citationANDRADE, Maria Eloyse dos Santos. Avaliação e produção de materiais didáticos: uma perspectiva de acadêmicos de letras após a experiência do estágio. 2017. 20 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4190-
dc.description.abstractThis work is about the Analysis and Production of Didactic Material and resources through the perspective of the student of Licenciatura em Letras. With the purpose of understanding the concepts absorbed and the result of the first didactic experiences. The methodological process used, proceeded mainly with field observation and qualitative analysis of a questionnaire questionnaire formulated for research and answered by undergraduates of Language who attended the disciplines of Internship and Assessment and Production of Didactic Material. Vygotsky's Vygotsky's sociointeractionist concepts (2000) aligned to the content of Bandeira (2009), which establishes a concept of didactic material, were indispensable bases of this analysis. The students of Letras have access to theoretical concepts that enable them to teach, however However, they need more opportunities in graduation to develop their didactic abilities. Keywords: didactic material; resource; academic of Letras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectRecursopt_BR
dc.subjectAcadêmico de Letraspt_BR
dc.titleAvaliação e produção de materiais didáticos: uma perspectiva de acadêmicos de letras após a experiência do estágiopt_BR
dc.title.alternativeEvaluation and production of didactic materials: a perspective from academics of letters after the internship experiencept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-14T14:55:39Z-
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Valdemir de-
dc.contributor.advisor1Nascimento, Maria Evany do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578488589056350pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tematiza a Análise e Produção de Material Didático e recursos pelo olhar do estudante de Licenciatura em Letras. Com o propósito de compreender os conceitos absorvidos e o resultado das primeiras experiências didáticas. O processo metodológico utilizado, procedeu-se, principalmente, com observação de campo e análise qualitativa de um questionário formulado para a pesquisa e respondido por graduandos de Letras que cursaram as disciplinas de Estágio e Avaliação e produção de Material Didático. Os conceitos sociointeracionistas de Vigotsky (2000) alinhados ao conteúdo de Bandeira (2009), que estabelece um conceito de material didático, foram bases indispensáveis desta análise. Os alunos de Letras possuem acesso a conceitos teóricos que o capacitam para o ensino, todavia precisam de mais oportunidades na graduação para desenvolver suas habilidades didáticas. Palavras-chave: material didático; recurso; acadêmico de Letras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBANDEIRA, D. “Material didático: conceito, classificação geral e aspectos da elaboração”. In: CIFFONE, H. (Org.). Curso de Materiais didáticos para smartphone e tablet. Curitiba, IESDE, 2009, p. 13-33. Disponível em: <http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/24136.pdf .> Acesso em: 01 de nov. de 2017. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Linguagens, códigos e suas tecnologias. Ensino médio. Ano 2000. p. 1-71 Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. > Acesso em: 01 de Out. de 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação,1999.110p. BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Ano 2006. p. 1-240 Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. DUDENEY, Gavin. Letramentos digitais. Tradução de Marcos Marcionílo. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. NIKOLIC, V.; & CABAJ, H. Estou ensinando bem? Estratégias de auto-avaliação para professores. Tradução de Milton Camargo Mota. EDIÇÕES LOYOLA, São Paulo, Brasil, 2001. VIGOTSKI, L.S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2477794/mod_resource/content/1/A%20construcao%20 do%20pensamento%20e%20da%20linguagem.pdf>. Acesso em: 20 de Out. de 2017. VILAÇA, M. L. C. Web 2.0 e materiais didáticos de línguas: reflexões necessárias. Cadernos do CNLF, Vol. XV, Nº 5, t. 1. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011. Disponível em <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ ID5324_08092015095445.pdf.>pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqMaterial didáticopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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