DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4066
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorToledo, Alice de Lima-
dc.date.available2022-07-22-
dc.date.available2022-08-08T16:32:59Z-
dc.date.issued2022-06-11-
dc.identifier.citationTOLEDO, Alice de Lima. Alice no país das formas animadas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4066-
dc.description.abstractThis work is born from memories, adventures, (re)discoveries in the personal, educational and professional spheres. Reflections and empirical experiences in formal and non-formal environments as an artist-educator, on a journey from learning to teaching. This work will contribute to the reflection on theater, animated forms theater and art education, concomitantly with the importance of sociocultural projects. In basic education, little known as content and artistic experimentation, in the quest to increase knowledge and experience. Thus, it reflects whether the Theater of Animated Forms includes the teaching and learning of theatrical language with a view to promoting this education aimed at the perspective of artistic expression as a way of dialoguing with the world. It emphasizes a process of transition and continuation, where there is a search for a conscious identity reality in learning in various contexts, a teaching-learning process in constant construction with the understanding of training. Dialogues with authors who deal with points in common, such as: Ana Maria Amaral, Ana Mae Barbosa, Augusto Boal, Duarte Júnior, Paulo Freire, Roque de Barros Laraia, among others. In its development, the method took a qualitative form. A phenomenological understanding of these experiences that depart for a performative writing tracing an idea of the author, a pun on the name of the author and the protagonist of the work “Wonderland”, Alice. In summary, reflect on the Animated Forms Theater as a methodology for teaching and learning theatrical language for basic education in Amazonas, as a form of knowledge, experiences and experimentation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectTeatro de formas animadaspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectProjetos Culturaispt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectTheater of animated formspt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectArt educationpt_BR
dc.subjectCultural Projectspt_BR
dc.titleAlice no país das formas animadaspt_BR
dc.title.alternativeAlice in the land of animated formspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-08T16:32:59Z-
dc.contributor.advisor1Bordin, Vanessa Benites-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0717531333053959pt_BR
dc.contributor.referee1Bordin , Vanessa Benites-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0717531333053959pt_BR
dc.contributor.referee2Pozzetti , Gislaine Regina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028187628948519pt_BR
dc.contributor.referee3Silva , Francenilza Viana de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4925753652964975pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2615293854556070pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho nasce, de memórias, aventuras, (re)descobertas no âmbito pessoal, educacional e profissional. Reflexões e vivências empíricas em ambientes formais e não-formais como artista-educadora, em um percorrer da discência para a docência. Este trabalho busca contribuir para a reflexão sobre o teatro, teatro de formas animadas e a arte-educação, de modo concomitante a importância dos projetos socioculturais. Na educação básica, pouco difundida enquanto conteúdo e experimentação artística, na busca de elevar o conhecimento e vivência. Assim, reflete se o Teatro de Formas animadas comporta o ensino e a aprendizagem da linguagem teatral com vistas a promover essa educação visada na perspectiva da expressão artística como forma de dialogar com o mundo. Enfatiza um processo de formação transitória e continuada, onde se tem a busca identitária consciente no aprender em variados contextos, um ensino-aprendizagem em constante construção com a compreensão da realidade. Dialoga com autores que tratam sobre pontos em comum, como: Ana Maria Amaral, Ana Mae Barbosa, Augusto Boal, Duarte Júnior, Paulo Freire, Roque de Barros Laraia, entre outros. Em seu desenvolvimento, o método se deu forma qualitativa. Uma compreensão fenomenológica dessas experiências que partem para uma escrita performativa traçando uma ideia de trocadilho com o nome da autora e a protagonista da obra “País das Maravilhas”, Alice. Em síntese, refletir acerca do Teatro de Formas animadas como metodologia de ensino e aprendizagem da linguagem teatral para a educação básica no Amazonas, como forma de conhecimento, vivências e experimentações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMARAL, Ana Maria. Teatro de Animação: da teoria à prática /Ana Maria Amaral. - 3ª ed. - Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007. AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas: Máscaras, Bonecos, Objetos /Ana Maria Amaral. - 3ª ed. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,1996. AMARAL, Ana Maria. O ator e seus duplos: máscaras, bonecos objetos. Ana Maria Amaral. 2ª ed. - São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004. BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: Conflitos/Acertos. Ed. Max Limonad. (1985) BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. Trad. Maria Paula V. Zurawski, J.. São Paulo: Perspectiva, 2001 BICUDO, M. A. V. . A pesquisa qualitativa fenomenológica: interrogação, descrição e modalidades de análise. 1ªed.São Paulo: Editora Cortez, 2011. BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores / Augusto Boal - 11ª ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. 256p.: il. BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia/ Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira. – 14ª edição – São Paulo: Saraiva, 2008. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto - MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Ensino de quinta a oitava séries. Brasília: MEC / SEF, 1998. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n°5/2020. Diário Oficial da União. 2020 BRASIL. Ministério de Estado da Saúde. Parecer CNE/CP n°5/2020. Diário Oficial da União. 2020 101 BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. CARROLL, Lewis., Alice no País das Maravilhas. 1865. DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: Provocação e Dialogismo. São Paulo: Editora Hucitec: Edições Mandacaru,2006. DUARTE Júnior, João Francisco. Por que arte-educação?. 7ª ed. Campinas: Papirus, 1994. FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. O ensino do teatro na educação não-formal: contribuições para a formação inicial do professor de teatro. V Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Minas Gerais: Anais ABRACE: v. 10, n.1, 2009. FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da autoetnografia para a pesquisa na prática artística. Revista Cena, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. HASEMAN, Brad. Resumos do seminário de pesquisas em andamento. PPGA/USP. 3.1. São Paulo. 2015. LARAIA, Roque de Barros. Cultura, um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. LESSA, Cristiano. Um apanhado teórico- conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Revistas Travessias, 2008. MANAUS, Prefeitura de. Vacinômetro COVID-19. Disponível em: <https://covid19.manaus.am.gov.br/vacinacao/megavacinacao-contra-a-covid-19-sera-aberta-em-manaus-e-em-outras-cinco-capitais-neste-sabado-20/>. Acesso em: 21/11/2021. NASCIMENTO, Emerson Cardoso. O sentido de experiência na prática do teatro de sombras com educadores. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina– IFSC – Araranguá, 2010. SAVIANI, Derrneval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. - (Coleção polêmicas do nosso tempo; v.S) SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. – São Paulo: Summus, 1978 SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro / Viola Spolin: [tradução e revisão de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de almeida Amos]. - 5ª ed. São Paulo: Perspectiva,2010. SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais na sala de Aula. SP: Perspectiva, 2007.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alíce no país das formas animadas.pdfArquivo principal.7,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.