DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4063
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jamily Vitoria de Moraes da-
dc.date.available2022-07-21-
dc.date.available2022-08-08T16:32:04Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.identifier.citationSILVA, Jamily Vitoria de Moraes da. O ensino da arte e o PIBID-Dança: estudo comparativo sobre um centro de arte educação e uma escola de ensino regular na zona leste de Manaus. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4063-
dc.description.abstractIn this study, we sought to understand the similarities and differences in dance teaching in two public institutions located in the east of Manaus that participated in the PIBID-Dance Teaching Initiation Project of the University of State of Amazon in the discipline of teaching art. The data collected for the progress of this research, such as documents, interviews, field diaries, were based on the didactic proposals for the year 2019. The public institutions mentioned here refer to a Center for Art Education, as an education environment not -formal and the Regular Education school concerning formal education. Therefore, the teaching of dance in both institutions is related to the purpose that each one of them has. As a methodology to be applied in this research, a qualitative, descriptive and bibliographic approach was used. Regarding the interview, two teachers were selected, one representing the Centro de Arte Educação and the other from the Regular Teaching School, in which they acted as supervisor teacher of the PIBID-DANÇA 2019. The instrument for collecting didactic-pedagogical data was a questionnaire with open questions, applied through the Google Forms digital platform, sent via email and WhatsApp application of each of the interviewees. The procedure used to analyze the information was content analysis. With this, after data analysis, the result and discussions were determined for the understanding of the notes made about the convergences and divergences for the teaching of dance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Artespt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectArts Teachingpt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.titleO ensino da arte e o PIBID-Dança: estudo comparativo sobre um centro de arte educação e uma escola de ensino regular na zona leste de Manauspt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of art and PIBID-Dance: a comparative study of an art education center and a regular school in the east side of Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-08T16:32:04Z-
dc.contributor.advisor1Arce , Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.contributor.referee1Arce , Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.contributor.referee2Lima , Carlos Alexandre Borges de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8800900478241500pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho , Meireane Rodrigues Ribeiro de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7930661514711090pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo buscou-se compreender as semelhanças e diferenças no ensino da dança em duas instituições públicas localizadas na zona leste de Manaus que participaram do Projeto de Iniciação à Docência PIBID-Dança da Universidade do Estado do Amazonas na disciplina de ensino de arte. Os dados coletados para o andamento desta pesquisa, como documentos, entrevistas, diários de campo, tiveram como base as propostas didáticas referentes ao ano de 2019. As instituições públicas aqui citadas, são referentes a um Centro de Arte Educação, como ambiente de educação não-formal e a escola de Ensino Regular concernente a educação formal. Mediante a isso, o ensino da dança em ambas instituições se faz relativo a finalidade que cada uma delas possui. Como metodologia a ser aplicada nesta pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica. Com relação a entrevista, foram selecionadas duas professoras, sendo uma representante do Centro de Arte Educação e outra da escola de Ensino Regular, no qual atuaram no cargo de professora supervisora do PIBID-DANÇA de 2019. O instrumento para coleta de dados didático-pedagógicos foi um questionário de perguntas abertas, aplicado através da plataforma digital Google Forms, encaminhado via e-mail e aplicativo WhatsApp de cada uma das entrevistadas. O procedimento utilizado para a análise das informações, foi a análise de conteúdo. Com isso, após a análise de dados determinou-se o resultado e discussões para a compreensão dos apontamentos feitos acerca das convergências e divergências para o ensino da dança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Carolina Romano de. Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil. São Paulo: UNESP, 2016. ASSIS, Thiago Santos de; ROCHA, Lucas Valentim. Referências Conceituais para uma Pedagogia da Dança. Salvador: UFBA, 2017. BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil. 7. ed. São Paulo: perspectiva, 2012. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BARRETO, Debora. Dança... Ensino, Sentidos e Possibilidades na Escola. 1998. Tese (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1998. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9.394/1966. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. BRASIL. Portaria nº 96, de 18 de julho de 2013. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, v. 140, n. 140, p. 11. 23 de jul. 2013. BRASIL. Referencial Curricular Amazonense: ensino fundamental anos inicias. Manaus: MEC/CONSED/UNDIME/CCE-AM, 2020. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes. Brasília: MEC/SEF, 1998. CARVALHO, M. R.R. Subprojeto de Dança PIBID Universidade do Estado do Amazonas UEA. Manaus, 2020. CORRÊA, Josiane Franken; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni. Dança na Educação Básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança. Ver. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 4, n. 3, set./dez. 2014. ESTEVES, Patrícia Elisa do Couto Chipoletti; MONTEMÓR, Hilda Aparecida de Souza Melo. Uma proposta de educação não-formal: o Espaço da Criança Anália Franco. Educação em Revista, Marília, v.12, n.2, 2011. FERREIRA, Aparecida Shirlei; VILLELA, Wilza Vieira; CARVALHO, Rosalina. Dança na Escola: uma contribuição para a promoção de saúde de crianças e adolescentes. Investigação. 2010. FERREIRA, Ingrid Araújo da Silva. Vamos brincar de Dançar? A narrativa do processo de brincar no ensino da dança no programa de iniciação a docencia PIBID/UFRGS no ensino fundamental. Porto Alegre: UFRGS, 2013. GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2017. LOUREIRO, Maristela Sanchez; SALVADOR Gabriela. A Dança na educação. II Seminário de Formação Docente: Intersecção entre Universidade e Escola- Necessidades formativas nas/licenciaturas. Campo Grande, v. 1, n. 1, p. 1- 14, junho, 2017. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002. MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. Motriz, Revista de Educação Física – UNESP, São Paulo, vol. 3, n. 1, p. 20-28, junho, 1997. MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003. MARQUES, Isabel A; BRAZIL, Fábio. Arte em Questões. São Paulo: Cortez, 2014. NASCIMENTO, Claudia Cardoso do. Encerramento do Projeto Pibid-Dança 2019. Youtube, 13 de set. 2020. Disponível em: < https://youtu.be/9jIvLWem1Ag >. Acesso em 2 de mai. 2022. NASCIMENTO, Claudia Cardoso do. Encerramento do Projeto Pibid-Dança 2019. Youtube, 13 de set. 2020. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=5TLPi5X5pDE >. Acesso em 2 de mai. 2022. NASCIMENTO, Claudia Cardoso do. Encerramento do Projeto Pibid-Dança 2019. Youtube, 13 de set. 2020. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=03twVT3tVOo >. Acesso em 2 de mai. 2022. PAPALIA, Diane E; Olds, Sally Wendkos; Feldman, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. Tradução: Daniel Bueno. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 868. PIBID- APRESENTAÇÃO. Ministério da Educação. 2018. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/pibid >. Acesso em: 07 de novembro de 2021. PINTO, Amanda da Silva. Dança como área de conhecimento: dos PCNs à sua implementação no sistema educacional municipal de Manaus. – Manaus: Travessia/Fapeam, 2015. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- Pibid - Edital N° 2/2020, 2020. Disponível em <https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012019-edital-2-2020-pibid-pdf.> Acesso em: 07 mai. 2022. SANTOS, Fernanda Marsaro dos. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Resenha de: [BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229p.] Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.6, no. 1. 2012. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br. > Acesso em: 07 mai. 2022. SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância do Estágio Supervisionado nas Licenciaturas. Araras, v. 7, n. 1, 2013. SEDUC, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino. Proposta Curricular do Ensino Fundamental do 1º, 2º e 3º ano do I Ciclo. Manaus: Seduc, 2010. SEDUC, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino. Proposta Curricular do Ensino Fundamental do 4º e 5º ano do II Ciclo. Manaus: Seduc, 2010. SSP/AM, SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO AMAZONAS. Anuário Estatístico da Segurança Pública 2012. Comissão de Análise da Criminalidade. Amazonas: Editora UEA, 2013. SETENTA, Jussara Sobreira. Estéticas e poéticas da arte e da dança. Salvador: UFBA, 2018. STRAZZACAPPA, Márcia. Dança na educação discutindo questões básicas e polêmicas. Pensar a Prática 6: 73-85, Jul./Jun. 2002-2003 VIEIRA, Marcilio de Souza. et al. Dança em múltiplos contextos educacionais. –3. e. Salvador: ANDA, 2020. p. 324.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino da arte e o PIBID-Dança.pdfArquivo principal.1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.