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dc.contributor.authorBrasil, Tânia Lopes dos Santos-
dc.date.available2022-07-15-
dc.date.available2022-07-15T15:00:04Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationBRASIL, Tânia Lopes dos Santos. Ensino de ciências no ensino fundamental: um estudo sobre avaliação da aprendizagem no 5º ano da escola Manaós em Manaus-Amazonas. 2022. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4023-
dc.description.abstractThe present study aims to understand the learning evaluation process in the curricular component of science in the 5th year of elementary school, in a municipal school in Manaus/AM. The research methodology was developed in a qualitative approach with two data sources: the semi-structured interview and reading of the pedagogical project of SEMED (Municipal Department of Education). The analysis process was based on Bardin's (2016) content analysis. The research was developed in a Municipal School in the Center - West Zone of Manaus in which the subjects were six people, who are two teachers of Science Teaching in the 5th year of elementary school, a support teacher who assists in the evaluation process of students, a manager and two coordinators of the 5th year, from different shifts. We bring to this discussion, in a critical perspective, authors such as Fernandes (2014)Vasconcellos (1998) Krasilchik (1987), among others. From the analysis and discussion of the results, we understand that the process of evaluating learning in the 5th year of Elementary School is still a challenge, it has roots in dialectical movement, where the critical conception aims to overcome the traditional aspects of teaching from the awareness of reality. and the needs of subjects in order to perceive an evaluation in science teaching not limited to a space of four walls, but for life, belonging to the student, the curriculum, the teaching, the teacher. It is necessary to rethink the automatic and traditional way in which students are being evaluated, but this demands studies and debates in training spaces and not only for the initial years of elementary school, but at all levels of study. The reflections presented here contribute to the opening of new dialogues in all segments that involve the development of man. Keywords: Science teaching. Curriculum. Learning evaluation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning evaluationpt_BR
dc.titleEnsino de ciências no ensino fundamental: um estudo sobre avaliação da aprendizagem no 5º ano da escola Manaós em Manaus-Amazonaspt_BR
dc.title.alternativeTeaching science in primary schools: a study on the evaluation of learning in the 5th grade of Manaós school in Manaus-Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-15T15:00:04Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Luciélio Marinho da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1598260481710295pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Mônica de oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219564272293424pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Nilvania dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4259047744522889pt_BR
dc.contributor.referee4Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3664649203830156pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo compreender o processo de avaliação da aprendizagem no componente curricular de ciências no 5º ano do Ensino Fundamental, numa escola municipal em Manaus/AM. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa com duas fontes de dados: a entrevista semiestruturada e análise de documento da Proposta Pedagógica da SEMED (Secretaria Municipal de Educação). O processo de análise teve como base interpretativa a análise de conteúdo (BARDIN, 2016). A pesquisa foi desenvolvida numa Escola Municipal na zona Centro-Oeste de Manaus, em que os sujeitos foram seis pessoas, que se constituem de dois professores do Ensino de Ciências no 5º ano do Ensino Fundamental, uma professora de apoio que auxilia no processo avaliativo dos estudantes, uma gestora e duas pedagogas de turnos diferentes. Trazemos para esta discussão, numa perspectiva crítica, autores como Fernandes (2014)Vasconcellos (1998) Krasilchik (1987), entre outros. A partir da análise e discussão dos resultados, compreendemos que o processo da avaliação da aprendizagem no 5º ano do Ensino Fundamental ainda é um desafio, tem raízes em movimento dialético, onde a concepção crítica visa superar os aspectos tradicionais do ensino a partir da conscientização da realidade e das necessidades dos sujeitos, a fim de perceber uma avaliação no ensino ciências não limitada em um espaço de quatro paredes, mas para a vida, pertencente ao aluno, ao currículo, ao ensino, ao professor. É preciso repensar o modo automático e tradicional de como os estudantes vem sendo avaliados, mas isso demanda estudos e debates nos espaços de formação e não somente para os anos iniciais do Ensino Fundamental, mas em todos os níveis de estudo. As reflexões, aqui, apresentadas contribuem para abertura de novos diálogos em todos os seguimentos que envolvem o desenvolvimento do homem. Palavras-chave: Ensino de ciências. Currículo. Avaliação da Aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.cnpqCurrículopt_BR
dc.subject.cnpqAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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