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http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3991
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Brito, Nayara Vieira de Souza | - |
dc.date.available | 2022-06-06 | - |
dc.date.available | 2022-06-08T15:25:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Nayara Vieira de Souza. As percepções das professoras da educação infantil sobre a dança-educação no desenvolvimento da inteligência corporal-cinestésica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3991 | - |
dc.description.abstract | The vast majority of our daily activities require decision-making and the search for the best ways to overcome difficulties. Problem solving is present in all these cases and what enables us to solve them, according to Howard Gardner, are our different cognitive abilities, including our bodily abilities. In the classroom it is no different and body movement through dance-education represents a significant resource to be developed with children and that was the focus of this work: understanding the perception that early childhood education teachers have about the practice of dance to favor the skills of bodily-kinesthetic intelligence, in which we seek to identify what knowledge teachers have about Dance education and bodily-kinesthetic intelligence, the way in which dance is used in the classroom and the relationship they have establish between Dance and this type of Intelligence. Thus, this is a qualitative study in which we conducted semi-structured interviews as a data collection instrument and the content analysis proposed by Laurence Bardin as a resource for analyzing these data. Through the analysis, it was possible to verify that the teachers are aware of the importance of bodily intelligence in the lives of children and that the use of dance education can contribute to the development of cognitive and physical skills of students at school. The difficulty in making better use of dance education resources lies in the lack of specific training so that they can adequately explore the full potential that Dance has in this field. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança-educação | pt_BR |
dc.subject | Inteligências múltiplas | pt_BR |
dc.subject | Inteligência corporal-cinestésica | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Dance education | pt_BR |
dc.subject | Multiple intelligences | pt_BR |
dc.subject | Body-kinesthetic intelligence | pt_BR |
dc.subject | Child education | pt_BR |
dc.title | As percepções das professoras da educação infantil sobre a dança-educação no desenvolvimento da inteligência corporal-cinestésica | pt_BR |
dc.title.alternative | The perceptions of early childhood education teachers about dance-education in the development of body-kinesthetic intelligence | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-08T15:25:31Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Mourão, Vilma Maria Gomes Peixoto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0619047385832293 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mourão, Vilma Maria Gomes Peixoto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0619047385832293 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pinto, Amanda da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2910246309324962 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Monteiro, Eliana Maria Montenegro | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6479467689823494 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6203280711646583 | pt_BR |
dc.description.resumo | A imensa maioria de nossas atividades cotidianas requer tomada de decisão e a busca dos melhores caminhos para a superação de dificuldades. A resolução de problemas está presente em todos esses casos e o que nos habilita a resolvê-los, de acordo com Howard Gardner, são nossas diferentes capacidades cognitivas, inclusive nossas habilidades corporais. Na sala de aula não é diferente e o movimento corporal por meio da dança-educação representa um recurso significativo a ser desenvolvido com as crianças e foi esse o foco deste trabalho: compreender a percepção que as professoras da educação infantil têm sobre a prática da dança para o favorecimento das habilidades da inteligência corporal- cinestésica, em que buscamos identificar quais são os saberes que as professoras têm sobre a Dança-educação e a Inteligência corporal- cinestésica, a forma como a dança é utilizada em sala de aula e a relação que elas estabelecem entre a Dança e esse tipo de Inteligência. Assim, trata-se de um estudo de caráter qualitativo em que realizamos entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados e a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin como recurso para a análise desses dados. Por meio da análise, foi possível constatar que as professoras têm conhecimento sobre a importância da inteligência corporal na vida das crianças e que a utilização da dança-educação pode contribuir para desenvolvimento das habilidades cognitivas e físicas dos alunos na escola. A dificuldade em utilizar melhor os recursos da dança-educação está na falta de treinamento específico para que possam explorar adequadamente todo o potencial que a Dança tem nesse campo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ANDRADE, Maurílio. Arte de perto. volume único-1 ed. São Paulo: Leya,2016. ANTUNES, Celso. A teoria das inteligências libertadoras. 2. ed. Petrópolis, Vozes, 2000. ANA, Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Teixeira Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. Sao Paulo: Saraiva, 2001. ARMSTRONG, Thomas. Inteligências Múltiplas na sala de aula. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 19 JUL. 2021. BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacio-nais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação (CNE). Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental Resolução n. 2, de 7 abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 abr. 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/resolucao_ceb_0298.pdf>. Acesso em 19 DE JUL. 2021. CAMPBELL, Linda; CAMPBELL, Bruce; DICKINSON, Dee. Ensino aprendizagem por meio das Inteligências Múltiplas: Inteligências Múltiplas em sala de aula. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. CERISARA, A. B. Por uma pedagogia da educação infantil: desafios e perspectivas para as professoras. Caderno Temático de Formação II – Educação Infantil: construindo a Pedagogia da Infância no município de São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. São Paulo, SME DOT/ ATP/ DOT, 2004. DELORS, J. Educação: Um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Rio Tinto: Asa, 2000. DIONISIA, NANNI- Dança-Educação -Princípios, métodos e técnicas. Rio de Janeiro: Sprint, 2002-4 edição. FERREIRA, Vanja. Dança escolar: um novo ritmo para a Educação Física. Rio de Janeiro: Sprint, 2005. FOUCAULT, Michel, 1926-1984; Corpo; Alma; Subjetivação.11a ed., M. T. da Costa Albuquerque & J. A. Guilhon Albuquerque, trads.). Rio de Janeiro: Graal. FREIRE, Ida Mara. Dança-Educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento. Cad. CEDES, v. 21, n. 53 Campinas, Apr. 2001. GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. GARDNER, Howard. Inteligências: um conceito reformulado. Rio de janeiro: Objetiva, 2000. GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995. GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre, Artes médicas, 1994. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa-4 ed. São Paulo:Atlas,2002. GOLEMAN, D. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. LEVIN, E. A Infância em Cena. Petrópolis: Vozes, 1997. MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003. Ministério da Educação. Múltiplas inteligências na prática escolar. Brasília,1999. Nelson, Piletti, Solange Marques Rossato, Geovani Rossato. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2014. OLIVEIRA, V. M. de. O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 2001. PEREIRA, S. R. C. et. al., Dança na escola: desenvolvendo a emoção e o pensamento. Revista Kinesis, Porto Alegre, n. 25, p.60- 61, 2001. PILETTI, Claudino. Filosofia da Educação. 9ª ed. São Paulo: Ática, 1997. RANGEL. N. B. C. Dança, educação, educação física: proposta de ensino da dança e o universo da educação física. Jundiaí: Fontoura, 2002. Relvas, Marta Pires. Neurociência e transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva-5 ed.-Rio de Janeiro: Wak, 2011. SCARPATO, Marta Thiago. Dança Educativa: um fato em escolas de São Paulo. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 53, abril/2001. SOARES, A. et al. Improvisação e dança: conteúdo para a dança na educação física. Florianópolis: Impressa Universitária, 1998. TREVISAN, Priscila Raquel Tedesco da Costa. Influências da dança na Educação dascrianças. Disponível em:http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=862. Acesso em: 16 de jul. 2021. WALLON, HENRI / Hélène Gratiot-Alfandéry; tradução e organização: Patrícia Junqueira. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
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