DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Tayná das Neves de-
dc.date.available2022-06-02-
dc.date.available2022-06-07T17:16:46Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.citationMOURA, Tayná das Neves de. A dança e suas contribuições pedagógicas e de desenvolvimento psicomotor. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3977-
dc.description.abstractDance has become a form of learning and consequently of human development, as it is linked to all the global praxis of the human being, however, there are many factors that need to be revised, especially when we talk about Dance at school. And there are many divergent situations in relation to this. Overall objective is to Understand and identify the pedagogical and psychomotor development function that dance develops in the school environment. The study carried out used bibliographical research through literature review, with a qualitative approach. Dance associated with pedagogy is no longer seen only as entertainment and spectacle, passing to the school environment, it will be systematized and appropriated in a critical, conscious and transforming way of its specific contents. We concluded that dancing in an organized and pedagogical way brings us great results, however, the teacher most of the time does not know how or where to start teaching dance at school. We must always be looking for and improving new knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectPsychomotricitypt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.titleA dança e suas contribuições pedagógicas e de desenvolvimento psicomotorpt_BR
dc.title.alternativeDance and its pedagogical contributions to psychomotor developmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T17:16:46Z-
dc.contributor.advisor1Melo, Cintia Matos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937764996125913pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Cintia Matos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937764996125913pt_BR
dc.contributor.referee2Arce, Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.contributor.referee3Amaral, Sheila Moura do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2703151994157776pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5100147227956230pt_BR
dc.description.resumoA dança se tornou uma forma de aprendizagem e consequentemente de desenvolvimento humano, pois estar ligada a todas as práxis global do ser humano, porem, existem muitos fatores que precisam ser revisados, principalmente quando falamos de Dança na escola. Anda há muitas situações divergentes em relação a isso. Objetivo geral é Compreender e identificar a função pedagógica e de desenvolvimento psicomotor que a dança desenvolve no ambiente escolar. O estudo realizado utilizou a pesquisa bibliográfica por meio da revisão de literatura, com abordagem qualitativa. A Dança associada a pedagogia, deixa de ser vista somente como divertimento e espetáculo, passando pro âmbito escolar, será sistematizada e apropriada de maneira critica, consciente e transformadora de seus conteúdos específicos. Concluímos que a dança de forma organizada e pedagógica nos traz ótimos resultados, porém, o professor na maioria das vezes não sabe como ou por onde começar ensinar dança na escola. Devemos sempre estar em busca e aprimorando novos conhecimentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALVES, Fátima. Psicomotricidade: Corpo, Ação e Forma. 4 Ed. Rio de Janeiro: Wak, 2008. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte – ensino de primeira á quarta series. Secretaria de Educação Fundamental. Brasilia: MEC/SEF, 1997. BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura corporal da dança / Roseli Aparecida Bregolato. – São Paulo : Ícone, 2000. – (Coleção educação física escolar : no principio de totalidade e na concepção histórica-crítica-social: v. 1). CASTRO, Luiz Philippe de. Residência Pedagógica em Dança: Uma pratica de ensino na escola infantil e fundamental Antônio Santos Coelho Neto – Joao Pessoa, 2020. CINTRA, R. C. G. G. A dança no Brasil: alguns caminhos percorridos até se tornar parte integral da educação em arte. 2011. Disponível em: http://webartigos.com/. Acesso em: 10 de julho. de 2021. DI MARCO, Adriana Neves. Dança e Psicomotricidade: Propostas do Ensino da Dança na escola. Universidade Federal do Pará. 2010 GONÇALVES, Estefania Cardoso. A psicomotricidade e a dança / Fortaleza, 2007. Monografia (Especialização em Esporte Escolar) – Universidade de Brasília. Centro de Ensino a Distância, 2007. MARQUES, Isabel A. Dançando na escola / Isabel. Marques – São Paulo : Cortez, 2003. MARQUES, Isabel A. Ensino de dança : textos e contextos / Isabel A. Marques. – São Paulo : Cortez, 1999. NANNI, Dionisia. Dança – Educação – pré-escola á universidade – Rio de Janeiro : 3 edição : 2001. NANNI, Dionisia. Dança Educação – Princípios, métodos e técnicas /– Rio de Janeiro: 4 edição : Sprint, 2002. ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE PSICOMOTRICIDADE E RELAXAÇÃO, 2001. Disponível em: <http://www.psicomotricidade.com.br>. Acesso em: 20 junho. 2021. PINTO, Amanda da Silva. Dança como área de conhecimento: dos PCN´s á sua implementação no sistema educacional municipal de Manaus. – Manaus: Travessia/Fapeam, 2015. ROCHA, L. M. G. Uma história da dança em escolas de Brasília: memórias da escola-parque do período de 1960 a 1974. 2016. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/22209/1/2016_LaryssaMotaGuimar%c3%a3e sRocha.pdf>. Acesso em 15 Junho. 2021. SANTOS, J.; LUCAREVSK, J.; SILVA, R. Dança na escola: benefícios e contribuições na fase pré-escolar, v, 10, 2005. Disponível em: http:// www.psicologia.com.pt, acesso: 15 junho, 2021. SOUZA, Dayse C. Psicomotricidade: integração país, criança e escola. Fortaleza: Livro Técnico, 2004. VERDERI, Érica Beatriz Lemos Pimentel. Dança na Escola / Rio de Janeiro : 2 edição : 2000.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A dança e suas contribuições pedagógicas e de desenvolvimento psicomotor.pdfArquivo principal.304,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.