Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3965
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Hagge, Maria Antônia Corrêa | - |
dc.date.available | 2022-05-31 | - |
dc.date.available | 2022-06-07T16:33:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-27 | - |
dc.identifier.citation | HAGGE, Maria Antônia Corrêa. Movimento, espaço e musicalidade - de Drummond à poesia mecânica de Meyerhold: ensaios sobre a cena A Morte do Leiteiro do grupo Drummond na Parada – AM. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3965 | - |
dc.description.abstract | This research aims to report the process of creation of the scene The Death of the Milkman, carried out within the extension project Drummond na Parada - UEA, having as pitch the scenic and methodological compositions made by the Russian director Vsevolod Meyerhold. The objective is to understand the structural and corporal artistic development of the scene, aiming in a practical way to investigate the process of incorporation of the Meyerholdian methodology within the Brazilian social and political context in the body of the contemporary actor. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Processo | pt_BR |
dc.subject | Drummond | pt_BR |
dc.subject | Vsevolod Meyerhold | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Cena | pt_BR |
dc.subject | Process | pt_BR |
dc.subject | Method | pt_BR |
dc.subject | Scene | pt_BR |
dc.title | Movimento, espaço e musicalidade - de Drummond à poesia mecânica de Meyerhold: ensaios sobre a cena A Morte do Leiteiro do grupo Drummond na Parada – AM | pt_BR |
dc.title.alternative | Movement, space and musicality - from Drummond to Meyerhold's mechanical poetry: essays on the scene The Death of the Milkman by the group Drummond na Parada – AM | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-07T16:33:55Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Nogueira, Carolina Cecília Carvalho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9649425721344718 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nogueira, Carolina Cecília Carvalho | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9649425721344718 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bordin, Vanessa Benites | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0717531333053959 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Maíra Dessana Ferreira da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5805348135407687 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1616468327101299 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem o intuito de relatar o processo de criação da cena A morte do leiteiro, realizado dentro do projeto de extensão Drummond na Parada - UEA, tendo como diapasão as composições cênicas e metodológicas realizadas pelo encenador russo Vsevolod Meyerhold. O objetivo é compreender o desenvolvimento artístico estrutural e corporal da cena, visando de forma prática investigar o processo de incorporação da metodologia Meyerholdiana dentro do contexto social e político brasileiro no corpo do ator contemporâneo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ABENSOUR, Gérard. Vsévolod, ou, A invenção da encenação: Perspectiva, 2011 AKHMÁTOVA, Anna. Antologia Poética - Porto Alegre, RS: L & PM, 2018. BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais - São Paulo: Editora Hucitec/ Editora da Universidade de Brasília, 1987. BONFITTO, Matteo. O ator compositor: As ações físicas como eixo: de Stanislavski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2002 BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. 2.ed. Campinas: Unicamp, 2009 CARDOSO, Reni Chaves. Uma poética em cena: Meierhold, Blóck, Maiakóvski. São Paulo: Perspectiva, 2018. CASTRO, Jhon Weiner de. Espaço teatral: a influência direta em montagens para o teatro de rua. Uma análise a partir dos trabalhos do grupo mambembe. 2015. Dissertação (Programa de pós-graduação em artes) - Instituto de Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais. 2015. CASTILHO, Jacyan. Ritmo e dinâmica no espetáculo teatral. São Paulo: Perspectiva, 2013. DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Antologia poética - São Paulo: Companhia Das Letras, 2012. FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator - São Paulo: Editora UNICAMP, 2012. GUINSBURG, Jacó. Stanislávski, Meierhold & Cia - São Paulo: Perspectiva, 2015 LEACH, Robert. Vsevolod Meyerhold - New York: Cambridge University Press, 1989. LEAL, Francisco. A estética do grotesco como meio para potencializar a expressividade no corpo cênico. 2019. Dissertação (Programa de pós-graduação em artes cênicas) - Departamento de artes cênicas, Universidade de Brasília, Brasília. 2019. MARTINS, M.F. Vsévolod Meyerhold: A revolução do gesto na cena teatral russa no início do século XX. Slovo – Revista de Estudos em Eslavística. p. 146-159, 2018. Disponível em https:// revistas.ufrj.br/index.php/slovo/article/view/16547 MEYERHOLD, Vsévolod. Do Teatro. Tradução de Diego Moschkovich. São Paulo / SP: Iluminuras, 2012. MEYERHOLD, Vsévolod. Teoria teatral. Madrid: Editorial Fundamentos, 2008. MUNIZ, Zilá. O espaço público como espaço cênico - possibilidade de acontecimento e experiência. In Teatralidade e Cidade. CARREIRA, André (org.). Florianopólis: Ed. da UDESC, 2011 (Cadernos do Urdimento; n.1). NOGUEIRA, Carolina Cecília Carvalho. Dramaturgia e teatro de rua: o grotesco, o épico e o lírico nas montagens do Grupo Mambembe. 2015. Dissertação (Programa de pós-graduação em artes) - Instituto de Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais. 2015 OLIVEIRA, Erico José Souza. A Biomecânica Teatral de Meyerhold: busca de uma tradição teatral e seus reflexos nos dias de hoje. Anais do VI Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Salvador, BA, 2010 PICON-VALLIN, Béatrice. Meierhold. Trad. Fátima Saadi, Isa Kopelman, J. Guinsburg e Marcio Honorio de Godoy. São Paulo / SP: Perspectiva, 2013. PICON-VALLIN, Béatrice. A arte do teatro entre tradição e vanguarda: Meyerhold e a cena contemporânea. Org. Fátima Saad. Trad. Fátima Saad, et al. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto: Letra e Imagem, 2006. PICON-VALLIN, Béatrice. A cena em ensaios - São Paulo: Perspectiva, 2008. RIPELLINO, Angelo Maria. O truque e a Alma - São Paulo: Perspectiva, 1996. RUDLAN, John. Commedia Dell’ Arte: An actor’s handbook. New York, NY: Taylor & Francis Group, 2003. SHULGAT, Anna. Vsevolod Meyerhold: actor as the texture of theatre. The Stanislavski Centre, Rose Bruford College of Theatre and Performance, Sidcup, Kent, UK, p. 175-184, 2016. Disponível em https://muse.jhu.edu/article/370712 TIHANOV, Galin. A importância do grotesco. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso vol.7 no.2 São Paulo jul./dez.2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2176-45732012000200011. THAIS, Maria. Na cena do dr. Dapertutto: poética e pedagogia em V. E. Meierhold: 1911 a 1916. São Paulo: Perspectiva; Fapesp, 2009. WERLANG, Cristiane. A Musicalidade na Dramaturgia de Ator das Vanguardas do século XX ao caso do Teatro O Bando. 2016. Tese (Doutorado em Estudos Artísticos, especialidade de Estudos Teatrais e Performativos) - Universidade de Coimbra, Coimbra, 2016. | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Movimento, espaço e musicalidade - de Drummond à poesia mecânica de Meyerhold.pdf | Arquivo principal. | 963,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.