DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3952
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAguiar, Arthur Viana-
dc.date.available2022-05-27-
dc.date.available2022-05-27T16:33:24Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3952-
dc.description.abstractThis research seeks to understand the process of formation of the social teaching movement, based on the political militancy of public education teachers in Parintins, a Brazilian municipality in the interior of the State of Amazonas, between the years 1980-1990. The chronological cut established marks a significant moment for the left social movements, in particular, because it is identified as the end of the civil-military dictatorship that was implanted in Brazil in 1964 and, consequently, with the beginning of the process of political opening and democratization of the country. The work problematizes the memory of Parintins teachers who were involved in the militancy of parties, unions, strikes and related their experiences with the classroom, evidencing the practical political/pedagogical effects of the teaching activity. We used the methodology of Oral History from the reflections of Alessandro Portelli, which allowed us to understand ways of life, struggles and the resistance strategies of the social subjects of the research in the face of the political conjuncture of the time. The authors who helped us in the discussion are important theoretical references to understand the theme: Eder Sader and Boris Fausto helped to understand the historical conjuncture; Edward Thompson and Florestan Fernandes contributed to thinking about the “class struggle” category; James Batista, Amarilio Ferreira and Marisa Bittar were also important, as their works problematize the teaching movement in the studied period. Finally, the research points to the dilemmas and tensions that teachers experienced in the 80's and 90's, such as the salary squeeze and the precariousness of teaching work, reaffirming the need for these workers' struggle and resistance movements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhadorespt_BR
dc.subjectMilitância Políticapt_BR
dc.subjectMovimentos Sociaispt_BR
dc.titleLute como um(a) professor(a): histórias de militância política dos docentes amazonenses de Parintins (1980-1990)pt_BR
dc.title.alternativeFight like a teacher: stories of political militancy of Amazonian teachers from Parintins (1980-1990)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-27T16:33:24Z-
dc.creator.ID033.756.892-84pt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Mônica Xavier de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/840080952606622pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Mônica Xavier de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/840080952606622pt_BR
dc.contributor.referee2Maya, Gleidys Meyre da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917935210603636pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Patrícia Regina de Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9281700169504949pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca compreender o processo de formação do movimento social docente, a partir da militância política dos professores do ensino público em Parintins, município brasileiro do interior do Estado do Amazonas, entre os anos de 1980-1990. O recorte cronológico estabelecido marca um momento significativo para os movimentos sociais de esquerda, em especial, porque é identificado como o final da ditadura civil-militar que foi implantada no Brasil em 1964 e, consequentemente, com o início do processo de abertura política e de democratização do país. O trabalho problematiza a memória dos professores de Parintins que se envolviam na militância de partidos, sindicatos, greves e relacionavam suas experiências com a sala de aula, evidenciando os efeitos práticos político/pedagógico da atividade docente. Utilizamos a metodologia da História Oral a partir das reflexões de Alessandro Portelli, que permitiu compreender modos de vida, lutas e as estratégias de resistência dos sujeitos sociais da pesquisa frente a conjuntura política da época. Os autores que nos ajudaram na discussão são importantes referências teóricas para se entender o tema: Eder Sader e Boris Fausto ajudaram a compreender a conjuntura histórica; Edward Thompson e Florestan Fernandes contribuíram para pensar a categoria “luta de classes”; James Batista, Amarilio Ferreira e Marisa Bittar também foram importantes, pois seus trabalhos problematizam o movimento docente no período estudado. Por fim, a pesquisa aponta para os dilemas e tensões que os professores viveram nas décadas de 80 e 90 como o arrocho salarial e a precarização do trabalho docente, reafirmando a necessidade dos movimentos de luta e resistência destes trabalhadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:TMP-2019



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.