DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3941
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Euler Conceição-
dc.date.available2022-05-18-
dc.date.available2022-05-25T17:26:17Z-
dc.date.issued2018-10-09-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3941-
dc.description.abstractEste artigo analisa a trajetória e ações do Movimento de Educação de Base (MEB) no município de Parintins/AM nas décadas de 1970 a 1990. O MEB foi fundado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e oficializado em 1961 em uma articulação política com o Governo Federal. Tinha como objetivo desenvolver um programa de educação popular de base com ênfase nas zonas rurais brasileiras consideradas subdesenvolvidas através das escolas radiofônicas para contribuir na promoção humana integral e superar as desigualdades sociais existentes. Em Parintins, o MEB foi instalado em 1973 pelo então Bispo da Diocese Dom Arcângelo Cerqua. A pesquisa foi fundamentada em referencial teórico específico, documentos oficiais do Sistema/MEB Parintins arquivados na Cúria da diocese de Parintins e História Oral. Esse trabalho nos proporcionou uma melhor compreensão da trajetória e contribuições do MEB na educação popular de base na zona rural e na sede do município, assim como na alfabetização e pós-alfabetização de jovens e adultos, e na luta pelas conquistas de bens sociais, educacionais e de saúde, auxiliando na organização social dessas comunidades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMEBpt_BR
dc.subjectTrabalhador Ruralpt_BR
dc.subjectIgreja Católicapt_BR
dc.subjectEducação de Basept_BR
dc.titleTrajetória e contribuições do movimento de educação de base MEB no Município de Parintins AM nas décadas de 1970 a 1990pt_BR
dc.title.alternativeTrajectory and contributions of the MEB base education movement in the Municipality of Parintins AM in the 1970s to 1990spt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-25T17:26:17Z-
dc.creator.ID51667479253pt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Mônica Xavier de-
dc.contributor.advisor1Lattes^http://lattes.cnpq.br/840080952606622pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Mônica Xavier de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/840080952606622pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Arcângelo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9113189483754566pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Patrícia Regina de Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9281700169504949pt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa a trajetória e ações do Movimento de Educação de Base (MEB) no município de Parintins/AM nas décadas de 1970 a 1990. O MEB foi fundado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e oficializado em 1961 em uma articulação política com o Governo Federal. Tinha como objetivo desenvolver um programa de educação popular de base com ênfase nas zonas rurais brasileiras consideradas subdesenvolvidas através das escolas radiofônicas para contribuir na promoção humana integral e superar as desigualdades sociais existentes. Em Parintins, o MEB foi instalado em 1973 pelo então Bispo da Diocese Dom Arcângelo Cerqua. A pesquisa foi fundamentada em referencial teórico específico, documentos oficiais do Sistema/MEB Parintins arquivados na Cúria da diocese de Parintins e História Oral. Esse trabalho nos proporcionou uma melhor compreensão da trajetória e contribuições do MEB na educação popular de base na zona rural e na sede do município, assim como na alfabetização e pós-alfabetização de jovens e adultos, e na luta pelas conquistas de bens sociais, educacionais e de saúde, auxiliando na organização social dessas comunidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:TMP-2018



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.