DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Esther Jayanne Silva-
dc.date.available2022-05-02-
dc.date.available2022-05-03T18:40:14Z-
dc.date.issued2019-08-02-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3897-
dc.description.abstractThis research aims to investigate how comics can encourage the development of reading proficiency in 6th grade students of the Francisco Canindé Cavalcante Municipal School in Maués-Am. Thus, in the context of the research we present as a method of approach the dialectic and as a nature the field research that allows greater interaction between the subjects and the researched object, as instruments of data collection we use observation, questionnaires and the reading workshop held in the school that under a qualitative analysis of the data, which gave us clarity and opinion about the results achieved the light of the theoreticians Cagliari (1993), Libâneo (1994), Mendonça (2002), Vergueiro (2007), Ramos (2006) and NCPs As results, we emphasize the importance of HQ as an incentive to pleasure for reading and also as a methodological practice to be used by the teacher as a tool of encouragement and effective meaning of knowledge. With this research, we hope to contribute to the good development and encouragement of reading in the classroom favoring the teaching and learning process for all the subjects involved in the school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAs HQS como incentivo para a prática de leitura em uma escola municipal de Mauéspt_BR
dc.title.alternativeHQS as an incentive for the practice of reading in a municipal school in Mauéspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-03T18:40:14Z-
dc.creator.ID014.807.562-29pt_BR
dc.contributor.advisor1Sicsu, Delma Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee1Sicsu, Delma Pacheco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar como a história em quadrinhos pode incentivar o desenvolvimento da proficiência leitora em alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Francisco Canindé Cavalcante em Maués-Am. Assim, diante do contexto da pesquisa apresentamos como método de abordagem o dialético e como natureza a pesquisa de campo que permite maior interação entre os sujeitos e objeto pesquisado, como instrumentos de coleta de dados utilizamos a observação, questionários e a oficina de leitura realizada na escola que sob análise qualitativa dos dados o que nos proporcionou esclarecer e opinar sobre os resultados alcançados a luz dos teóricos Cagliari (1993), Libâneo (1994), Mendonça (2002), Vergueiro (2007), Ramos (2006) e os PCN’s (1997), sendo alguns dos estudiosos que nortearam a fundamentação teórica desta pesquisa, que teve como principais fontes utilizadas artigos científicos e livros . Como resultado ressaltamos a importância das HQ’s como incentivo ao prazer pela leitura e também como prática metodológica a ser utilizada pelo professor como ferramenta de incentivo e efetiva significação de conhecimento. Com essa pesquisa, esperamos contribuir para o bom desenvolvimento e incentivo da leitura em sala favorecendo o processo de ensino e aprendizagem para todos os sujeitos envolvidos na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMAU- Núcleo de Ensino Superior de Maués.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As hqs como incentivo para a prática de leitura em uma escola municipal de Maués.pdf353,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.