DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Dandiele Cavalcante da-
dc.date.available2022-04-29-
dc.date.available2022-04-29T14:51:54Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Dandiele Cavalcante da. Prática docente no ensino de biologia em escolas públicas da zona urbana de boca do Acre-AM. 2019. 28 f. TCC. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas. Boca do Acre.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3886-
dc.description.abstractThis study aims to diagnose the teaching practice in the teaching of biology in public schools of the urban area in the municipality of Boca do Acre, Amazonas and thus, to record the methodologies used by teachers for the development of biology classes, identifying the main difficulties for the Biology Teaching. In the municipality there are four schools that teach high school. For the survey data was carried out a diagnostic research in schools to know how many and who are the teachers of biology of the schools of the urban area in exercise in the year 2019. Being made a questionnaire that was elaborated in a way that gave support for personal identification the professional, allowing us to find out what the teacher's view of Biology Teaching is and the difficulties he faces in his teaching practice. Regarding the difficulties faced by teachers, it is clear that they share them, such as the lack of didactic resources, cited by 71.43%. However, it is notorious that these difficulties are not linked to the fact that they are using various methodologies to apply their classes, demonstrating concern about the meaningful teaching-learning process. It was concluded that the teaching practice in Biology teaching in Boca do Acre is in good hands, with qualified teachers and committed to success in their profession.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesafios docentespt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titlePrática docente no ensino de biologia em escolas públicas da zona urbana de Boca do Acre- AMpt_BR
dc.title.alternativeTeaching practice in biology teaching in public schools in the urban area of ​​Boca do Acre-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T14:51:54Z-
dc.contributor.advisor-co1Chalco, Fiorella Perotti-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9466769670090715pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9466769670090715pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Rayane Delmondes do Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0828753816172611pt_BR
dc.contributor.referee1Chalco, Fiorella Perotti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9466769670090715pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Leny Cristina Barata-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8838047818132678pt_BR
dc.contributor.referee3Assis, Silvandro Oliveira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3491941918025749pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4400280501659141pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4400280501659141pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem o objetivo de diagnosticar as práticas docentes no Ensino de Biologia em Escolas públicas da zona urbana no Município de Boca do Acre, Amazonas e assim, registrar as metodologias utilizadas pelos professores para desenvolvimento das aulas de Biologia, identificando as principais dificuldades para o Ensino de Biologia. No Município há quatro escolas que ministram o Ensino Médio. Para o levantamento de dados foi realizado uma pesquisa-diagnóstico nas escolas para saber quantos e quem são os professores de Biologia das escolas da zona urbana em exercício no ano de 2019. Sendo realizado um questionário que foi elaborado de maneira que desse suporte para identificação pessoal do profissional, permitindo descobrir qual a visão do professor sobre o Ensino de Biologia e quais as dificuldades que ele enfrenta na sua prática docente. Em relação às dificuldades enfrentadas pelos professores, percebe-se que compartilham as mesmas, como a falta de recursos didáticos, citada por 71,43%. Entretanto, é notório que não se prendem as essas dificuldades em vista que estão utilizando de diversas metodologias para aplicação de suas aulas, demonstrando a preocupação com o processo de ensino-aprendizagem significativo. Concluiu-se que a prática docente no ensino de Biologia em Boca do Acre está em boas mãos, com professores capacitados e empenhados com o sucesso na sua profissão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARROS, M. G. S. Opinião dos professores sobre o valor e o impacto da formação continuada na sua prática profissional. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Lisboa, 2018. Disponível em: <http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/9053/MESTRADO_Graça%20B arros_ULTIMA.pdf?sequence=1> Acesso em: 21 de setembro de 2019. BRASIL, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências da Natureza e Matemática e Suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf> Acesso em: 21 de setembro de 2019. BUENO, A. M. O. PEREIRA. E. K. R. O. Educação, escola e didática: uma análise dos conceitos das alunas do curso de pedagogia do terceiro ano - UEL. In: II JORNADA DE DIDÁTICA E I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CEMAD, Anais [...]. 2013, P. 349- 362. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/II%20Jornada%20de%20 Didatica%20e%20I%20Seminario%20de%20Pesquisa%20do%20CEMAD%20- %20Docencia%20na%20educacao%20Superior%20caminhos%20para%20uma%20 praxis%20transformadora/EDUCACAO%20ESCOLA%20E%20DIDATICA%20UMA %20ANALISE%20DOS.pdfAcesso em: 23 de setembro de 2019. CASTRO, E. F. MELLO, E. R. COTELHO A. F. A utilização de recursos didáticos como instrumento indispensável para o professor. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESTÁGIO E DOCÊNCIA DO CAMPUS FORMOSA, 2017, Formosa. Anais [...]. 2017. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/ciced/article/view/10502/7724 Acesso em: 22 de setembro de 2019. COSTA, E. R. ESTIGARRIBIA, M. I. C. Formação docente: dificuldades e desafios no processo de inclusão. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 10, FÓRUM PERMANENTE INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 11, 2017. Anais. 2017, p. 1-14. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/4844/1763 Acesso em 23 de abril de 2019. COSTA, G. L. M. OLIVEIRA, C. S. MEDEIROS, A formação do professor do Ensino Médio no Brasil e o Plano Nacional de Educação.Revista de Pós Graduação em Educação – Mestrado, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, v. 10, n. 17, p. 85-101, jan./jun. 2016. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/download/3891/271 2 acesso em: 21 de setembro de 2019. DIAS, M. L. O. DIAS, J. L. O processo de Ensino e aprendizagem de libras a alunos ouvintes por meio das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – NTCs. Littera Online,Universidade Federal do Maranhão, v. 9, 2019. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/10194/5933 Acesso em: 23 de setembro de 2019. DURÉ, R. C. ANDRADE, M. J. D. ABÍLIO, F. J. P. Ensino de Biologia e contextualização do conteúdo: Quais temas o aluno de Ensino Médio relaciona com o seu cotidiano? Experiências em Ensino de Ciências, João Pessoa, v. 13, n. 1, p. 259-272, 2018. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID471/v13_n1_a2018.pdf Acesso em: 21 de Setembro de 2019. FERREIRA, M. C. A prática pedagógica no ensino de Biologia. 2014. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. Disponível em:http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/6380/1/PDF%20- %20Michelly%20de%20Carvalho%20Ferreira.pdf Acesso em: 21 de setembro de 2019. GALDEIRA, A. M. S. ZAIDAM, S. Práxis pedagógica: um desafio cotidiano. Paidéia, Belo Horizonte, ano 10, n. 14,p. 15-32, jan./jun. 2013. Disponível em: http://fumec.br/revistas/paideia/article/download/2374/1430 Acesso em: 16 de julho 2019. GOMES NETO, M. SILVA, M. C. PATRÍCIO, V. E. V. AQUINO, V. F. Desafios da Prática Docente: A Perspectiva de professores que lecionam disciplinas diferentes das de suas formações. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB, 4, ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, 2, 2014. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/trabalhos/Modalidade_1datahora _02_11_2014_10_43_02_idinscrito_701_6ed8a3d7e41cb44371826a77c708979c.pdf Acesso em: 21 de setembro de 2019. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paula: Atlas, 2002. GRIMES, C. RAUSCH, R. B. SANTOS, B. Desafios da atuação docente no Ensino Médio na contemporaneidade:Reflexões a partir dos dizeres de um professor de Biologia.Revista Profissão Docente,Uberaba, v. 16, n. 34, p. 42-52, fev./jul. 2016. Disponível: http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/download/930/1260Acesso em: 23 de abril de 2019. IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Boca do Acre, 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/boca-do-acre/panorama Acesso em: 06 de dezembro de 2018. KOTZ, D. A. MENTGES, M. RANNOV, C. L. ABITANTE, L. G. A prática docente e a utilização de metodologias inovadoras no ensino de Matemática. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIA, 9, 2017, Santo Ângelo, Anais [...]. Santo Ângelo, 2017. Disponível em: http://www.santoangelo.uri.br/anais/ciecitec/2017/resumos/poster/2892.pdf Acesso em: 20 de setembro de 2019. LEITE, P. R. M. ANDRADE, A. O. SILVA, V. V. SANTOS, A. M. O Ensino da Biologia como ferramenta social, crítica e educacional.RevistaEnsino de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem Estar, ano 1, v. 1, n. 1, p. 400-413, jul./dez. 2017. Disponível em: http://periodicos.ufam.edu.br/rech/article/download/4749/3855/ Acesso em: 13 de julho de 2019. MEDEIROS, F. V. G. CATUNDA, A. G. V. RODRIGUES, M. J. A. M. CAVALCANTE, C. A. M. Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português. Ensino & Ciência. Bauru, v. 23, n. 2, p. 341-356, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v23n2/1516-7313-ciedu-23-02-0341.pdf Acesso em: 23 de abril de 2019. NICOLA, J. A. PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Inovação e Formação, Revista do Núcleo de Educação a Distância da Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016. Disponível em: https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/InFor2120167/pdfAcesso em: 21 de setembro de 2019. OLIVEIRA, V. L. B. KLEIN, T. A. S. MAISTRO, V. I. A. Saberes dos Professores de Ciências Biológicas e a Realidade na Prática Pedagógica em Escolas Públicas. Contexto e Educação, Editora Unijuí, ano 25, n. 84, p. 127-142, jul/dez. 2010. Disponível em:https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/485 Acesso em: 10 de julho de 2019. PEREIRA, L. A. S. Os desafios enfrentados pelos professores na atualidade. 2014. Monografia (Especialização Fundamentos da Educação) – Universidade do Estado do Paraíba, Centro de Humanidades, Grarabira, 2014. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/12506/1/PDF%20- %20LUCICL%C3%89A%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS%20PEREIRA.pdf Acesso em: 23 de abril de 2019. PEREIRA, L. R. B. CARVALHO, H. C. FILHO, T. J. C. Dificuldades enfrentadas pelos futuros professores no curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física na UFOPA. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, São Paulo, p. 1-10, 13 à 16 de Junho de 2016. Trabalho apresentado no 12º Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/4809_3526_ID.pdf Acesso: 24 de abril de 2019. PIMENTEL, P. M. S. OLIVEIRA, M. V. P. MACIEL, E. M. Teoria e Prática no Âmbito do Ensino Médio: Análise de Casos no Piauí e Ceará para p Ensino de Biologia. REnCiMa, v.8, n.3, p.158-173, 2017. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1200/902 Acesso em: 21 de setembro de 2019. RAMALHO, R. O. CURI, L. M. GIORDANI, C. C. O. Aspectos identitários e sentidos do Ensino Médio no Brasil. Evidência, Araxá, v. 14, n. 14, p. 213-223, 2018. Disponível em:https://www.uniaraxa.edu.br/ojs/index.php/evidencia/article/view/584/553 Acesso em: 22 de setembro de 2019. SILVA, L. G. M. FERREIRA, T. J. O papel da escola e suas demandas sociais. Periódico Científico Projeção e Docência. v. 5, n. 2, p. 6-23, 2014. Disponível em: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/415/372 Acesso em: 23 de abril de 2019. SILVA, M. A. KAYSER, A. M. A educação contemporânea, uma reflexão a partir da Pedagogia da autonomia de Paulo Freire. Revista Dynamis, Blumenau, v. 21, n. 2, p. 3-15, 2015. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/3560/3384 Acesso em: 16 de Julho de 2019. NASCIMENTO, M. S. B. SILVA, C. H. S. FERNANDES, E. F. DANTA, F. K. S. SOBREIRA, A. C. M.Desafios à prática docente em Biologia: O que dizem os professores do Ensino Médio.In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1, ENCONTRO NACIONAL SOBRE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR, 11, SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, 3, SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFICIONALIZAÇÃO DOCENTE, 5,2015,Anais [...], PUCPR, 2015, p. 17967-17980. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18007_10120.pdf Acesso em: 23 de abril de 2019. VEIGA-NETO, A. SARAIVA, K. Transformações espaços-temporais e educação na contemporaneidade. Brasília, v. 3, n. 101, p. 165-170, jan./abr. 2018. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/download/3531/pdf Acesso em: 09 de abril de 2019. ZANETTE, M. S. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, n. 65, p. 149-166, jun./set. 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/service/redalyc/downloadPdf/1550/155053745010/8Acesso em: 11 de junho de 2019. SOUZA, A. R. O professor da e educação básica noBrasil: identidade e trabalho. Educar em Revista, Curitiba: UFPR, n. 48, p. 53-74, abr./jun. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n48/n48a05.pdf Acesso em: 20 de setembro de 2019.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Prática docente no Ensino de Biologia em Escolas públicas da zona urbana de Boca do Acre - AM.pdf771,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.