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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Rafaella Bruno Antunes de-
dc.date.available2022-04-27T15:56:54Z-
dc.date.issued2021-05-06-
dc.identifier.citationSOUZA, Rafaella Bruno Antunes de. O Modo de ver e dizer a educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental da secretaria de educação e desporto do Amazonas. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3870-
dc.description.abstractEl objetivo central de esta investigación es analizar las formas de ver y decir la Educación Ambiental en los materiales institucionales, los últimos años de la escuela primaria del Departamento de Educación y Deportes de Amazonas. Partimos de la premisa de que lo empírico se compone de dos materiales institucionales desencadenantes: la Propuesta Curricular de los últimos años de la Educación Primaria y el Referencial Curricular Amazonense. Esto, se expande constantemente por diversas materialidades discursivas, en las que también se dispersan los enunciados destacados. En el recorrido teórico y metodológico se utilizó la caja de herramientas de Michel Foucault, especialmente los conceptos de discurso, enunciado y relación saber-poder, para realizar el análisis. La red discursiva se construye a partir de un enunciado principal: la educación ambiental como medio para educar al ser humano. A su vez, bordeado por dos declaraciones secundarias: la naturaleza está en riesgo y la Educación Ambiental y la sostenibilidad. En definitiva, actúan en la fabricación de una Educación Ambiental salvacionista de los recursos naturales basada en supuestos económicos. Es decir, se dice que ese sesgo preservacionista y económico es necesario para contener los avances de los problemas ambientales y, por lo tanto, establece las formas correctas de tratar el medio ambiente y debe transmitirlas a los estudiantes como un conocimiento listo y acabado. Palabras clave: Discurso; Michel Foucault; Educación Ambiental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectMichel Foucaultpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEducación Ambientalpt_BR
dc.titleO Modo de ver e dizer a educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental da secretaria de educação e desporto do Amazonaspt_BR
dc.title.alternativeThe Way of Seeing and Saying Environmental Education in the Final Years of Elementary School of the Department of Education and Sports of Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T15:56:54Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Mônica de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219564272293424pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Whasgthon Aguiar de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6766948755894257pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Irlane Maia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2908854591143786pt_BR
dc.description.resumoO objetivo central desta pesquisa é analisar os modos de ver e dizer a Educação Ambiental nos materiais institucionais dos anos finais do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas. A empiria é constituída por dois materiais institucionais disparadores: a Proposta Curricular dos anos finais do Ensino Fundamental e o Referencial Curricular Amazonense, sendo ampliada constantemente por diversas materialidades discursivas, nas quais também estão dispersos os enunciados destacados. No percurso teórico-metodológico foi utilizada a caixa de ferramentas de Michel Foucault, especialmente os conceitos de discurso, enunciado e relação saber poder, para empreendermos a análise. A rede discursiva é construída por um enunciado principal, a educação ambiental como meio para educar o ser humano, margeado por dois enunciados secundários: a natureza está em risco e Educação Ambiental e sustentabilidade. Eles atuam na fabricação de uma Educação Ambiental salvacionista dos recursos naturais pautados em pressupostos econômicos. Tal viés preservacionista e economicista, se diz necessário para conter os avanços nos problemas ambientais e, por isso, institui os modos corretos de lidar com o meio ambiente e que devem ser transmitidos aos estudantes como conhecimento pronto e acabado. Palavras-chave: Discurso; Michel Foucault; Educação Ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.subject.cnpqEducação ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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