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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Rosane Fontes de-
dc.date.available2022-04-26-
dc.date.available2022-04-25T20:28:30Z-
dc.date.issued2019-10-03-
dc.identifier.citationSOUZA, Rosane Fontes de. Diagnóstico do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de ciências naturais na escola Duraka Kapuamu do município São Gabriel da Cachoeira - AM. 2019. 31 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, São Gabriel da Cachoeira - AM.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3825-
dc.description.abstractIn the pursuit of knowledge construction, it is common to encounter barriers, whether physical or intellectual. In the discipline of Teaching Natural Sciences, this reality is no different, the nature of the difficulty in understanding some subjects is varied and subject to verification. Thus, the present work sought to carry out a diagnosis of the teaching-learning process in the discipline of Natural Sciences and the application of methods that can facilitate the understanding of some subjects of this discipline. For this, the school selected was the Municipal Indigenous School Duraka Kapuamu, located in the indigenous community Ilha de Duraka in the municipality of São Gabriel da Cachoeira-AM. Bibliographic research, questionnaires, classroom observations, photographic and written records were carried out, which served to diagnose the teaching-learning processes of students from the 6th to the 9th year of elementary school, in addition to practical field classes. To obtain the results, closed questionnaire techniques, participant observation and comparative analysis were used. The results obtained showed some parameters that can operate positively or negatively in the daily school life of students in these groups. However, positive results were detected when specific strategies adapted to each environment, location, teaching materials and creativity of the teachers were used. Keywords: Teaching – learning, Natural Sciences, Indigenous Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino – aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching learningpt_BR
dc.subjectCiências Naturaispt_BR
dc.subjectNatural sciencespt_BR
dc.subjectEducação Indígenapt_BR
dc.subjectIndigenous educationpt_BR
dc.titleDiagnóstico do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de ciências naturais na escola Duraka Kapuamu do município São Gabriel da Cachoeira - AMpt_BR
dc.title.alternativeDiagnosis of the teaching-learning process in the discipline of natural sciences at the Duraka Kapuamu school in the municipality of São Gabriel da Cachoeira - AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T20:28:30Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Max Adilson Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947200139658887pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8573106948991275pt_BR
dc.description.resumoNa busca da construção do conhecimento, é comum deparar-se com barreiras, sejam elas físicas ou intelectuais. Na disciplina de Ensino de Ciências Naturais, essa realidade não é diferente, a natureza da dificuldade de entendimento de alguns assuntos é variada e passível de verificação. Dessa forma, o presente trabalho buscou realizar um diagnóstico do processo ensino-aprendizagem na disciplina de Ciências Naturais e a aplicação de métodos que possam facilitar o entendimento de alguns assuntos dessa disciplina. Para isso, a escola selecionada foi a Escola Municipal Indígena Duraka Kapuamu, localizada na comunidade indígena Ilha de Duraka no município de São Gabriel da Cachoeira-AM. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, questionários, observações em sala de aula, registros fotográficos e escritos que serviram para diagnosticar os processos de ensino- aprendizagem dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino fundamental além de aulas práticas de campo. Para obter os resultados, utilizou-se técnicas de questionários fechado, observação do participante e análise comparativa. Os resultados obtidos mostraram alguns parâmetros que podem operar positiva ou negativamente no cotidiano escolar dos alunos dessas turmas. Porém, resultados positivos foram detectados quando foram usadas estratégias específicas adaptadas para cada ambiente, localidade, materiais didáticos e criatividade dos docentes. Palavra - Chave: Ensino – aprendizagem, Ciências Naturais, Educação Indígena.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducação indígenapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESSG - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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