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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Luis Eduardo dos Santos-
dc.date.available2022-04-26-
dc.date.available2022-04-25T20:16:56Z-
dc.date.issued2019-11-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luís Eduardo dos Santos. Implementação de uma trilha interpretativa de ecologia e sensibilização ambiental no morro da boa esperança em São Gabriel da Cachoeira - AM. 2019. 14 f. TCC (Graduação em Ciências) - Universidade do Estado do Amazonas - AM.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3821-
dc.description.abstractThe interpretative path can be considered teachin strategies for a crosssectional approacha to biology outside the study environment. For this, 14 boards were implemented with an approach on ecology and environmental awareness, where a non-formal class was held with the students of the Forming Citizen Program – TEN Jeffeson Silva of the Amazonas Military police. The trail was performed at the municipal natural heritage Morro da Boa Esperança in São Gabriel da Cachoeira-AM. At the end a questionnaire was made with the students. Keywords: Interpretativa trail. Ecology. Environmental Awareness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrilha interpretativapt_BR
dc.subjectInterpretativa trailpt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectEcologypt_BR
dc.subjectSensibilização ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental awarenesspt_BR
dc.titleImplementação de uma trilha interpretativa de ecologia e sensibilização ambiental no morro da boa esperança em São Gabriel da Cachoeira - AMpt_BR
dc.title.alternativeImplementation of an interpretative trail of ecology and environmental awareness in the good hope hill in São Gabriel da Cachoeira - AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T20:16:56Z-
dc.contributor.advisor1Uguen, Katell-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6584413413450338pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5862303142781903pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5862303142781903pt_BR
dc.description.resumoA trilha interpretativa pode ser considerada estratégias de ensino para uma abordagem transversal de Biologia fora do ambiente formal de estudo. Para isso foi implantada 14 placas com abordagem sobre ecologia e sensibilização ambiental, onde ocorreu uma aula não formal com os alunos do Programa Formando Cidadão – TEN Jeffeson Silva da Polícia militar do Amazonas. A trilha foi realizada no patrimônio natural municipal Morro da Boa Esperança em São Gabriel da Cachoeira-AM. Ao fim foi feito um questionário com os alunos. Palavra-chave: Trilha interpretativa. Ecologia. Sensibilização Ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBegon, M.; Townsend, C. R.; Harper, J. L. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. Porto Alegre: Artmed, 2007. 740p. BRASIL. Decreto lei nº 9795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, abril 1999. Disponível em: Acesso em: 10 jan. 2019. CARVALHO, Joema; BOÇÓN, Roberto. Planejamento do traçado de uma trilha interpretativa através da caracterização florística. Revista Floresta, Curitiba, v. 34, n. 1, p. 23-32, jan./abr., 2004. CARVALHO,I.C.M. 1998. Em direção ao mundo da vida: interdisciplinaridade e educação ambiental. IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Brasília, Brasil: p. 102. FOLMANN, Ana Cláudia; PINTO, Maria Ligia Cassol; GUIMARÃES, Gilson Burigo. Trilhas interpretativas como instrumentos de geoturismo e geoconservação: caso da trilha do Salto São Jorge, Campos Gerais do IBAMA. Educação para um Futuro Sustentável - uma visão transdisciplinar para uma ação compartilhada. Brasília, IBAMA & UNESCO, 1999. INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Manual de sinalização de trilha. ICMBio. Brasília, 2018. 46 p. Disponível em:http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/publicacoes/publicacoes-iversas/manual_de_sinalizacao_de_trilhas_ICMBio_2018.pdf. Acesso em: 10 Jan. 2019. MEDINA, N. M. Educação Ambiental: uma metodologia participativa de formação. – Petrópolis, Vozes, 1999. MAROTI, P. S. Educação e interpretação ambiental junto à comunidade do entorno de uma unidade de conservação. 2002. 145f. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Centro de Ciências Biológicas e Saúde, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002. Paraná. Geo UERJ – Ano 12, n. 21, v. 2, 2010. MAGRO, T.C.; TALORA, D.C. Planejamento e manejo de trilhas e impactos na flora. In: Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilha, I, 2006, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro. PELLIN, Angela; SCHEFFLER, Sandro Marcelo; FERNANDES, Hamilton de Menezes Fernandes. Planejamento e implantação de trilha interpretativa autoguiada na RPPN Fazenda da Barra (Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil). Revista Nordestina de Ecoturismo, Aracaju, v.3, n. 1, maio, 2010. WILLISON, J. Educação ambiental em jardins botânicos: diretrizes para o desenvolvimento das estratégias individuais. Rio de Janeiro: Rede Brasileira de Jardins Botânicos, 2003.pt_BR
dc.subject.cnpqEcologiapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESSG - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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