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dc.contributor.authorMeneses, Elciane Valente de-
dc.date.available2022-04-19-
dc.date.available2022-04-25T14:58:00Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.citationMENESES, Elciane Valente de. Surdo: trajetórias e vivências na aprendizagem geográfica.2019.64 f.TCC-(Licenciatura plena em geografia)-Universidade do Estado do Amazonas-Parintins-AM.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3801-
dc.description.abstractThis monograph deals with the university experience of deaf students who have a full degree in Geography at the Center for Higher Studies of Parintins in the State of Amazonas. It is qualitative in nature and for its realization the Phenomenological method was used, as well as the observation techniques, interviews and application of semi-structured questionnaires, ap-plied according to the availability of employees. It conducts a reflection on the trajectory of the deaf from the old age to the contemporary, analyzes the evolution that the deaf education-al methodologies have undergone and observes the achievements and struggles in the deaf culture, as well as the legal support surrounding the theme. . During the text there is also a reflection on the importance of Geography as a science capable of directing the understanding of the reality in which the deaf is inserted, as transformed and transformer of that reality; and as a tool for transforming critical thinking. It presents the particular reality of the research subjects, as well as the observations made by classmates and interpreters who relate to them. It lists viable methodological alternatives for teaching geography to deaf undergraduate stu-dents. The relevance of this research is attested by the fact that regionally, little is written about deaf people in Higher Education Institutions, and the number is even lower when it comes to research carried out under the Degree in Geography. Thus, we hope to contribute to future research in the field of teaching and learning Geography for deaf undergraduate.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectAlternativas Metodológicaspt_BR
dc.titleSurdo: trajetórias e vivência na aprendizagem geográficapt_BR
dc.title.alternativeSurdo: trajectories and experiences in geographic learningpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T14:58:00Z-
dc.creator.ID3633724230pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, José Camilo Ramos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1261581696808584pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, José Camilo Ramos de-
dc.contributor.referee1LattesSurdo: trajectories and experiences in geographic learningpt_BR
dc.contributor.referee2Bandeira Filho, Virgílio Nacimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0430956097030345pt_BR
dc.contributor.referee3Brasil, João Bosco dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0577433432714554pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia versa sobre a experiência universitária dos surdos que cursam licenciatura plena em Geografia no Centro de Estudos Superiores de Parintins no Estado do Amazonas. É de cunho qualitativo e para sua realização utilizou-se o método Fenomenológico, bem como as técnicas de observação, entrevistas e aplicação de questionários semiestruturados, aplica-dos de acordo com a disponibilidade dos colaboradores. Realiza uma reflexão sobre a trajetó-ria dos surdos desde a idade antiga até a contemporaneidade, analisa a evolução que as meto-dologias educacionais para surdo sofreram e observa as conquistas e as lutas na cultura surda, bem como o aporte legal que cerca a temática. Durante o texto efetua-se também uma refle-xão quanto a importância da Geografia enquanto ciência capaz de direcionar o entendimento da realidade em que o surdo está inserido, como transformado e transformante dessa realida-de; e, como instrumento de transformação do pensamento crítico. Apresenta a realidade parti-cular dos sujeitos da pesquisa, e também as observações efetuadas por colegas de sala e intér-pretes que relacionam-se com eles. Elenca alternativas metodológicas viáveis para o ensino de Geografia para os surdos na graduação. A relevância dessa pesquisa é atestada ao constatar-se que regionalmente pouco se escreve sobre surdos nas Instituições de Ensino Superior, e o número é menor ainda quanto se trata de pesquisa realizada no âmbito da Licenciatura em Geografia. Assim, esperamos contribuir para as futuras pesquisas na área de ensino e aprendi-zagem de Geografia para surdos na graduação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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