DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3799
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Fábio Oliveira de-
dc.date.available2022-04-21-
dc.date.available2022-04-25T14:33:32Z-
dc.date.issued2019-10-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Fábio Oliveira de. Conhecendo os artrópodes: Um projeto de pesquisa com alunos do ensino fundamental da escola estadual Lucas Pena no município de Boca do Acre-AM. 2019 34f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acre.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3799-
dc.description.abstractThe phylum Arthropod is inserted within the animal kingdom where it establishes interest of both teachers and students, enchanted by the beauty, variety of species and by the direct and indirect links combined with humans, highlight the usefulness of crustaceans in cooking, home disasters with spiders and insects, as well as the ecological and economic relevance of insects as: agents of biological control, pollinators, pests of agriculture, forestry, livestock and disease transmitters. Knowledge and understanding of the bonds that groups of this phylum constitute with man are essential for a good quality of life. life, implying that this content is full of knowledge relevant to everyday life. However, it is frequently observed the occurrence of children and adults with misconceptions and often associated with popular beliefs (ALVES et al. al., 2006).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtrópodespt_BR
dc.subjectReino animalpt_BR
dc.subjectCrustáceospt_BR
dc.subjectControle biológicopt_BR
dc.titleConhecendo os artrópodes: Um projeto de pesquisa com alunos do ensino fundamental da escola estadual Lucas Pena no município de Boca do Acre - AMpt_BR
dc.title.alternativeKnowing the arthropods: A research project with elementary school students from the Lucas Pena state school in the municipality of Boca do Acre-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T14:33:32Z-
dc.contributor.advisor1Damasceno, Andrey Azedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6824315527850712pt_BR
dc.description.resumoO filo Artrópode esta inserido dentro do reino animal onde o mesmo estabelece interesse tanto dos professores quanto dos alunos, encantados pela beleza, variedade de espécies e pelos vínculos diretas e indiretas combinadas com os seres humanos, sobressaem a utilidade dos crustáceos na culinária, os desastre caseiros com aranhas e insetos, também da relevância ecológica e econômica dos insetos como: agentes de controle biológico, polinizadores, pragas da agricultura, silvicultura, pecuária e transmissores de doenças. O conhecimento e a compreensão dos vínculos que os grupos deste filo constituem com o homem são essenciais para uma boa qualidade de vida, implicando que este conteúdo é cheio de conhecimento relevantes no dia dia. Observa-se, entretanto, com frequência, a ocorrência de crianças e adultos com conceitos equivocados e, muitas vezes, associados às crendices populares (ALVES et al., 2006).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesSILVA, F. W. O.; PEIXOTO, M. A. N. Os laboratórios de ciências nas escolas estaduais de nível médio de Belo Horizonte. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v.8, n.1, p.27-33, 2003. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Ministério da Educação. Brasília, 2000. MACEDO, M.V.; GRUZMAN, E. & FLINTE, V. 2001. O uso dos insetos na educação Básica. In: Anais do I encontros regionais de ensino de biologia, Rio de Janeiro. SOUZA JUNIOR, E.A.; COSTA NETO, E.M.; SANTOS, G.C.B. As concepções que estudantes da sexta série do ensino fundamental do Centro de Educação Básica da Universidade Estadual de Feira de Santana possuem sobre os insetos. Gaia Scientia, v. 8, n. 1, p. 08-16, 2014. GRUBERT, G.; SCHMIDT, F,; ABDALLA, J.; FRISON, M. D. Instrumentos de ensino em aulas de ciências: implicações na aprendizagem escolar. XIV seminário internacional de educação no Mercosul, XI seminário interinstitucional, II curso de práticas socioculturais interdisciplinares, I Encontro Estadual de Formação de Professores “Conhecimento e Interdisciplinaridade”, 2012. CHIOFI, L.C.; OLIVEIRA, M.R.F. O uso das tecnologias educacionais como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. II Jornada de didáticas. Desafios para a docência e II Seminário de pesquisa do CEMAD, 2014. MIRANDINO, M.; RODRIGUES, J.; SOUSA, M. P. Coleções como estratégia didática para a formação de professores na pedagogia e na licenciatura de ciências biológicas. V Enebio/ II Erebio, SP, p. 1-12, 2014. ALVES, L. F. A. BUSARELLO, G. D. GIANNOTTI, S. M. 2006. Os artrópodes nos materiais didáticos utilizados em escolas da rede particular do ensino médio em cascavel, PR. Revista Varia Scientia v. 6, n. 12, p. 107-120 GULLAN, P. J.; CRANSTON, P. S. Os Insetos: um resumo a entomologia. 3 ed. São Paulo: Roca, 2008. HERRON, J. C. & FREEMAN, S. (2014). Evolutionary analysis. 5 ed. Boston: Pearson Education. SILVA, T. F. P.; COSTA NETO.; E. M. Percepção de insetos por moradores da comunidade Olhos D’ Água, município de Cabaceiras do Paraguaçu, Bahia, Brasil. Boletín de la sociedad Entomológica Aragonesa, v. 35, p. 261-268. 2004. WARTHA, E. J.; SILVA, E.L.; BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e contextualização no ensino de química. Química nova na escola, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 84-91, maio de 2013. CARVALHO, A. M. C. et al. (Org). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil de brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992. LIBÂNEO, J. C. Produção de Saberes na Escola: Suspeitas e Apostas. In: Didática, Currículo e Saberes Escolares/Vera Maria Candau (org.) – Rio de Janeiro: DP&A, 2001. BASSO, I. S. Tese de doutorado. As Condições Subjetivas e Objetivas do Trabalho Docente: um estudo apartir do ensino de história. Unicamp, 1994. GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.