Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3794
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Raimunda Paula Monteiro | - |
dc.date.available | 2022-04-26 | - |
dc.date.available | 2022-04-25T13:46:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Raimunda Paula Monteiro da. A Implementação das novas tecnologias da informação e comunicação no processo educativo: um estudo de caso na escola da rede estadual Educandário Nossa Senhora das Graças, no município de Manicoré/Am. 2019. 44 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3794 | - |
dc.description.abstract | This work aimed to know the impact that the implementation of new information and communication technologies in the school environment and how how it can influence the existing relationship between teacher and student. From qualitative approach, the research involved 15 (fifteen) students and 03 (three) teachers teachers of the elementary school Educandário nossa senhora das Graças. For data collection a questionnaire was used, containing open and closed questions. The questionnaire, containing open and closed questions, was applied to both teachers and students. The new information and communication technologies is a subject that has suffered a lot of repercussion The new information and communication technologies are a subject that has suffered a lot of repercussion, due to the difficulties and challenges introduced in this new technological context. This technological reality reflects directly in the educational context, causing the teacher to seek to innovate increasingly more and more their teaching methodologies, considering the technological resources as an important as an important complementary methodological tool. Adapting to modernity modernity and innovate the pedagogical practices are necessary conditions, so that the teacher to achieve success in the teaching and learning process. The The results indicate that the main contribution of technology as a pedagogical tool as a pedagogical tool is related to the approximation that these resources establish between different generations, contributing with teachers and students in the search for knowledge | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e Educação | pt_BR |
dc.subject | Relação Professor - Aluno | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.title | A Implementação das novas tecnologias da informação e comunicação no processo educativo: um estudo de caso na escola da rede estadual Educandário Nossa Senhora das Graças, no município de Manicoré/Am. | pt_BR |
dc.title.alternative | The implementation of new information and communication technologies in the educational process: a case study in the state school Educandário Nossa Senhora das Graças, in the city of Manicoré/Am. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-25T13:46:14Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Cavalcanti, Maria do Perpétuo Socorro da Rocha | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0245384190901936 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalcanti, Maria do Perpétuo Socorro da Rocha | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0245384190901936 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve o objetivo de conhecer o impacto que a implementação das novas tecnologias de informação e comunicação proporcionam no ambiente escolar e de como esta pode influenciar a relação existente entre professor e aluno. De abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu 15(quinze) alunos, e 03(três) professores do ensino fundamental da escola estadual Educandário nossa senhora das Graças. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário, contendo questões abertas e fechadas, foi aplicado tanto para professores como para os alunos. As novas tecnologias de informação e comunicação é um assunto que vem sofrendo bastante repercussão, devido às dificuldades e desafios das mesmas ao serem introduzidas nesse novo contexto tecnológico. Essa realidade tecnológica reflete diretamente no contexto educacional, fazendo com que o professor busque inovar cada vez mais suas metodologias de ensino, considerando os recursos tecnológicos como uma importante ferramenta metodológica complementar. Adequar-se à modernidade e inovar as práticas pedagógicas são condições necessárias, para que o professor alcance o sucesso no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados indicam que a principal contribuição da tecnologia enquanto ferramenta pedagógica está relacionada à aproximação que esses recursos estabelecem entre as diferentes gerações, contribuindo com professores e alunos na busca pelo conhecimento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ALMEIDA, Maria Elizabet. Informática e formação de professores. Secretaria de Educação e Distância. Brasília: Ministério da Educação. Secd, 2000. BONATTO, F. R. de O.; SILVA, A. F. da; LISBOA, P. Tecnologia nas atividades escolares: perspectivas e desafios. In: VALLE, Luiza Elena L. Ribeiro do; MATTOS, Maria José Viana Marinho de; COSTA, José Wilson da (Org.). Educação digital: a tecnologia a favor da inclusão. Porto Alegre: Penso, 2013. Cap. 3. p. 58- 74. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. Lisbôa, E S.; Bottentuit Junior, J B.; Coutinho, C P. O contributo do vídeo na educação online. [S.l], 2009. Disponivel em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9593/1/ContributoVideo.pdf > Acesso em: 13 fev. 2019. MORAN, José. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. RODRIGUES, N. C. TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: um desafio na prática docente. (2009). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Silva, J L. da, et al. A utilização de vídeos didáticos nas aulas de Química do Ensino Médio para abordagem histórica e contextualizada do tema vidros. [S.l]. Silva, p. 1, 2010. Disponivel em: < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/05- PIBID-51-12.pdf > Acesso em: 13 fev. 2015. SOFFA, M. M.; ALCÂNTARA, P. R. de C. apud TOLEDO, Bruno de Souza. O uso de softwares como ferramenta de ensino-aprendizagem na educação do ensino médio/técnico no Instituto Federal de Minas Gerais. Universidade FUMEC. Belo Horizonte, 2015. VALLE, L. E. L. R. do. Inclusão digital na alfabetização: importância da aprendizagem inicial na vida de todos. In: VALLE, Luiza Elena L. Ribeiro do; MATTOS, Maria José Viana Marinho de; COSTA, José Wilson da (Org.). Educação digital: a tecnologia a favor da inclusão. Porto Alegre: Penso, Cap. 7. p. 122-144, 2013. Powered by. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A implementação das novas tecnologias da informação e comunicação no processo educativo.pdf | 575,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.