Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3781
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morais, Shaianny Santos de | - |
dc.date.available | 2022-04-19T12:52:04Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-30 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Shaianny Santos de. Na trilha dos anfíbios: uma proposta pedagógica para auxílio nas aulas de Ciências sobre o tema anfíbios anuros. 2019 27 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, São Gabriel da Cachoeira. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3781 | - |
dc.description.abstract | Many authors and researchers approach the effectiveness that playfulness has been bringing as a teaching and learning tool for teachers to apply in their classes, Friedman (1996), considers that playful games become a very interactive cooperative situation, and the student is playing by obeying the rules of the game and at the same time obtaining actions of cooperation and group interaction. Students can improve their learning through the game, following rules to win the game, this teaching method serves as a repetition for a great fixation of the subject. Playful games, games or dynamics make it easy for the teacher to teach, making everyone learn while playing, leaving aside that traditional and tiring class. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Anfíbios | pt_BR |
dc.subject | Amphibians | pt_BR |
dc.subject | Proposta pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical proposal | pt_BR |
dc.title | Na trilha dos anfíbios: uma proposta pedagógica para auxílio nas aulas de Ciências sobre o tema anfíbios anuros | pt_BR |
dc.title.alternative | On the trail of amphibians: a pedagogical proposal to help in science classes on the anuran amphibians theme | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T12:52:04Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Barros, André de Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9175217134135270 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0162910447814650 | pt_BR |
dc.description.resumo | Muitos autores e pesquisadores abordam a eficácia que a ludicidade vem trazendo como uma ferramenta de ensino e aprendizagem para os docentes aplicarem em suas aulas, Friedman (1996), considera que os jogos lúdicos se tornam uma situação cooperativa bastante interacional, sendo que o aluno está jogando obedecendo às regras do jogo e ao mesmo tempo obtendo ações de cooperação e interação em grupo. Os alunos conseguem aperfeiçoar o seu aprendizado através do jogo, seguindo regras para ganhar o jogo, este método de ensino serve como uma repetição para uma ótima fixação do assunto. Os jogos lúdicos, brincadeiras ou dinâmicas traz ao professor facilidade de ensinar fazendo com que todos aprendam brincando, deixando de lado aquela aula tradicional e cansativa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | AROUCA, M. C. Papel dos jogos e simuladores como instrumento educacional. Banco de artigos da Casa da Ciência/UFRJ. Projeto educação em bytes. Rio de Janeiro, 1996. - CUNHA, N. Brinquedo, desafio e descoberta. Rio de Janeiro: FAE. 1988. - FIALHO, Neusa Nogueira. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 2007. - FRIEDMANN, Adriana. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996. Disponível em: need.unemat.br/4_forum/artigos/elia.pdf. Acesso 18 de outubro de 2018. - GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. A Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: EREBIO,1, Rio de Janeiro, 2001, Anais..., Rio de Janeiro, 2001, p.389-92. - KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo. 1996. - NÓVOA, António. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educação, 2009. - ROLIM, A. A. M; GERRA, S. S. F; TASSIGNY, M. M. Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Ver. Humanidades, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 177, 2008. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CESSG - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Na trilha dos anfíbios - uma proposta pedagógica para auxílio nas aulas de Ciências sobre o tema anfíbios anuros.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.