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dc.contributor.authorLima, Luciana Cordeiro-
dc.date.available2022-04-20-
dc.date.available2022-04-13T17:34:39Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationLIMA, Luciana Cordeiro. O Estágio e a releitura da trajetória escolar de uma professora em formação: vivências na educação de jovens e adultos. 2021. 50 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3760-
dc.description.abstractThis monograph deals with the Supervised Internship in Youth and Adult Education. The general objective was to contextualize the relationship between the internship in Youth and Adult Education and the re-reading of the academic/academic trajectory of the teacher in training. The specific objectives were: To understand important aspects of Youth and Adult Education; Establish relationships between the training, practice and challenges of the Youth and Adult Education teacher; Reflect on the training links provided by school life and the Internship in Youth and Adult Education. For the theoretical foundation we studied Libâneo (2005;2013); Pimenta and Lima (2006) Freire (1987;2000; 2006; 2016; 2019); Arroyo (2013), among others. The methodological procedures involved bibliographical, documental and field research: reading of the School's Pedagogical Political Project; elaboration and review of the research project; rereading the Internship reports; elaboration of theoretical and documentary foundation, following the qualitative approach, to seek to relate theoretical/documentary data, participant observation in the Internship field and the reflections built along the training process. Field data collection was carried out during the Supervised Internship in Youth and Adult Education, in a municipal school in Manaus. The results show how much we still need to study about this type of teaching, but they also make us reflect on the contribution of the Internship to the training of pedagogues. The activities carried out in the daily life of the school, as well as the application of the Action Plan, led us to unforgettable memories of the happy school trajectory in Youth and Adult Education. In this sense, we conclude that the Internship with research provides a reflection that the wonderful world of reading and the reading world we know as students of Youth and Adult Education should serve as a reference for a teaching practice that respects the student as a whole. KEYWORDS: Internship. Youth and Adult Education. Teacher Training. Pedagogy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectInternshippt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.titleO estágio e a releitura da trajetória escolar de uma professora em formação: vivências na educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeThe Internship and the reinterpretation of the school trajectory of a teacher in training: experiences in the education of young people and adultspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-13T17:34:39Z-
dc.contributor.advisor1Lima, Osmarina Guimarães de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593296452319918pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Guiomar Lima de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1591439093179685pt_BR
dc.contributor.referee2Paiva, Nataliana de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3930869909835242pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia aborda sobre o Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos. O objetivo geral foi contextualizar a relação entre o estágio na Educação de Jovens e Adultos e a releitura da trajetória escolar/acadêmica do professor em formação. Os objetivos específicos foram: Compreender aspectos importantes da Educação de Jovens e Adultos; Estabelecer relações entre a formação, a prática e os desafios do professor da Educação de Jovens e Adultos; Refletir sobre os vínculos formativos proporcionados pela vida escolar, acadêmica e pelo Estágio na Educação de Jovens e Adultos. Para a fundamentação teórica estudamos Libâneo (2005;2013); Pimenta e Lima (2006) Freire (1987;2000; 2006; 2016; 2019); Arroyo (2013), dentre outros. Os procedimentos metodológicos envolveram a pesquisa bibliográfica, documental e de campo: leitura do Projeto Político Pedagógico da Escola; elaboração e revisão do projeto de pesquisa; releitura dos relatórios de Estágio; elaboração da fundamentação teórica e documental, seguindo a abordagem qualitativa, para buscar relacionar os dados teórico/documentais, a observação participante no campo de Estágio e as reflexões construídas ao longo do processo formativo. A coleta dos dados do campo foi realizada durante o Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos, em uma escola municipal de Manaus. Os resultados mostram o quanto ainda precisamos estudar sobre essa modalidade de ensino, mas também nos fazem refletir sobre a contribuição do Estágio para a formação do pedagogo. As atividades realizadas no dia a dia da escola, bem como a aplicação do Plano de Ação nos conduziram a lembranças inesquecíveis da feliz trajetória escolar na Educação de Jovens e Adultos. Nesse sentido, concluímos que o Estágio com pesquisa proporciona uma reflexão de que o maravilhoso mundo da leitura e a leitura de mundo que conhecemos como alunos da Educação de Jovens e Adultos deve servir como referência para uma prática docente que respeite o aluno em sua totalidade. PALAVRAS CHAVE: Estágio. Educação de Jovens e Adultos. Formação Docente. Pedagogia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqFormação de professorespt_BR
dc.subject.cnpqEducação de jovens e adultospt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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