DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, Ronaldo Torres-
dc.date.available2022-03-29-
dc.date.available2022-04-13T17:30:46Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3759-
dc.description.abstractThe present work discusses the idea of ​​using electronic games in the school environment, highlighting the challenges and possibilities of using new means and forms of teaching. class in a creative way, using electronic games as a didactic resource for teaching geography. This research aims, in addition to approaching the use of electronic games as a didactic resource in the teaching of geography, to identify the reasons for not using games as a didactic resource and the difficulties of teachers in using these new tools and being able to reconcile them with geography. , taking into account not only the difficulty of contextualizing the themes, but also the difficulties with technological devices. In the research, the school environment was analyzed directly, identifying the attitude of the students with the teacher and the student's interest in the discipline, during the observations it was noticed the lack of interest of the students with geography, this lack of interest became the bias of the research, and we also seek to bring the student's interest to geography using electronic games. With this, we carried out workshops with the students, using electronic games as a didactic resource, thus, we obtained satisfactory results in the research, and we realized the greater interest of the student with geography, when using electronic games as a new form of mediation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos Eletrônicospt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleDesafios, possibilidades e inovação - utilizando jogos eletrônicos como recurso didático no processo de ensino de geografia.pt_BR
dc.title.alternativeChallenges, possibilities and innovation - using electronic games as a didactic resource in the process of teaching geography.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-13T17:30:46Z-
dc.contributor.advisor1Barbosa, Tatiana da Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6196445168759236pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Tatiana da Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6196445168759236pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, José Camilo Ramos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1261581696808584pt_BR
dc.contributor.referee3Brasil, João Bosco dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0577433432714554pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discorre sobre a ideia da utilização de jogos eletrônicos no âmbito escolar, salientando os desafios e as possibilidades de se utilizar de novos meios e formas de ensino, o trabalho tem como objetivo geral apresentar como um professor de geografia pode inovar em sala de aula de forma criativa, utilizando jogos eletrônicos como recurso didático para o ensino de geografia. Esta pesquisa tem como objetivos além da abordagem da utilização de jogos eletrônicos como recurso didático no ensino de geografia, identificar os motivos pela não utilização dos jogos como recurso didático e as dificuldades dos professores em utilizar essas novas ferramentas e conseguir concilia-las com a geografia, levando em consideração não apenas a dificuldade de contextualizar os temas, mas também as dificuldades com os aparatos tecnológicos. Na pesquisa foi analisado o âmbito escolar de forma direta, identificando a postura dos alunos com o professor e o interesse do aluno na disciplina, durante as observações foi percebido a falta de interesse dos alunos com a geografia, essa falta de interesse se tornou o viés da pesquisa, sendo que buscamos também trazer o interesse do aluno para a geografia utilizando os jogos eletrônicos. Com isso, realizamos oficinas junto aos alunos, utilizando os jogos eletrônicos como recurso didático, assim, obtivemos resultados satisfatórios na pesquisa, e percebemos o maior interesse do aluno com a geografia, quando utilizado os jogos eletrônicos como nova forma de mediação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:TMP-2019



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.