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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Gabriela Lima-
dc.date.available2022-03-15-
dc.date.available2022-03-10T20:16:07Z-
dc.date.issued2021-08-11-
dc.identifier.citationALMEIDA, Ana Gabriela Lima. O artesanato com o trançado indígena como estratégia de ensino e aprendizagem de geometria: uma experiência não presencial da etnomatemática no 6º ano da educação básica. 2021. 64 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3751-
dc.description.abstractThis research was developed in the course of a pandemic scenario of the Covid-19, making its application in the face-to-face modality unfeasible and becoming a challenge to encourage students to understand geometry only through classes remote. Thus, the objective of the research was to analyze the contributions and limitations of a proposal for teaching and learning plane geometry by the ethnomathematics for the 6th year of elementary school, from crafts, activity of manual production carried out by an artisan, present in the techniques of indigenous braid. The research has a qualitative approach in which the activities were developed in a non-face-to-face manner through four video classes recorded, four learning activities and three quizzes on Google Forms made available in the Whatsapp group with a teacher of Mathematics and six students from the 6th year of a public school who participate in the Project Interactive Mathematics. The project was created in 2020 in the Degree Course of Mathematics at the State University of Amazonas to meet the needs of course students who found themselves unable to carry out practical activities schools and through it it was possible to provide a teaching and remote math learning. As main results stand out the attribution of meaning by the student to the mathematical concepts explored in the video classes associating them with indigenous braiding techniques, although few students interacted and responded to the activities due, among others, to to the difficulty of accessing the cell phone and especially the internet, as the subjects depended exclusively on their parents' cell phone, in addition to the greater lack of interest observed after the return of face-to-face classes in schools. Keywords: indigenous braiding; plane geometry; remote teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrançado indígenapt_BR
dc.subjectBraided indigenouspt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectPlane geometrypt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectremote teachingpt_BR
dc.titleO artesanato com o trançado indígena como estratégia de ensino e aprendizagem de geometria : uma experiência não presencial da etnomatemática no 6º ano da educação básicapt_BR
dc.title.alternativeCraftsmanship with indigenous braiding as a strategy for teaching and learning geometry: a non-presential experience of ethnomathematics in the 6th year of basic educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-10T20:16:07Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Helisângela Ramos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594094566656197pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Geraldine Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3901006137591207pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Valdemir de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5533408210488102pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida no decorrer de um cenário pandêmico do Covid-19 inviabilizando sua aplicação na modalidade presencial e tornando-se um desafio estimular os alunos a compreenderem Geometria apenas por aulas remotas. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições e limitações de uma proposta de ensino e aprendizagem de geometria plana pela etnomatemática para o 6º ano do ensino fundamental, a partir do artesanato, atividade de produção manual realizado por artesão, presente nas técnicas do trançado indígena. A pesquisa tem abordagem qualitativa em que as atividades foram desenvolvidas de modo não presencial através de quatro videoaulas gravadas, quatro atividades de aprendizagem e três questionários em Google Forms disponibilizadas no grupo de Whatsapp com um professor de Matemática e seis alunos do 6º ano de escola pública que participam do Projeto Matemática Interativa. O projeto foi criado em 2020 no Curso de Licenciatura de Matemática da Universidade do Estado do Amazonas para atender aos alunos do Curso que se viram impossibilitados de realizar atividades práticas nas escolas e através dele foi possível proporcionar um ambiente de ensino e aprendizagem de Matemática remoto. Como resultados principais destacam-se a atribuição de significado pelo aluno aos conceitos matemáticos explorados nas videoaulas associando-os às técnicas de trançado indígena embora poucos alunos interagiram e responderam as atividades devido, dentre outros, à dificuldade de acesso ao celular e principalmente, à internet, pois os sujeitos dependiam exclusivamente do celular dos pais além do maior desinteresse observado após o retorno das aulas presenciais nas escolas. Palavras-chave: trançado indígena; geometria plana; ensino remoto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL, Thâmara Chaves. A Forte Presença da Geometria no Artesanato. Monografia (Curso de Licenciatura Plena em Matemática) – Departamento de Matemática, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. Disponível em: < http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgecm/download/disserta%C3%A7%C3%B 5es/mestrado_acad%C3%AAmico/2017/Thamara_Chaves_Brasil_Dissertacao. pdf>. Acesso em: 05/05/2021 BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/ BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 05/05/2021. BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. MEC, 2019. Brasília, DF, 2019. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizaca o_temas_contemporaneos.pdf>. Acesso em: 07/06/2021. BOGDAN, R. C. & BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Ed., 1994. BOYER, C. B., História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher, 1974 COSTA, Leila Miguelina Aparecida. O artesanato como forma de manifestação cultural e complementação de renda: um estudo de caso da Associação Comunitária do Bairro do Lambari. Trabalho de Conclusão de Curso (pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos) – Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação, Núcleo de Pesquisa da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <http://celacc.eca.usp.br/?q=pt-br/tcc_celacc/artesanato-forma-manifestacao-cu ltural-complementacao-renda-estudo-caso-da-associacao> Acesso em:.07/06/2021 D’AMBRÓSIO, Ubiratan. O que é Etnomatemática. Laboratório de Estudos e Pesquisa Transdisciplinares. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/leptrans/textos.htm>. Acesso em: 10/06/2021 EVES, Howard. Geometria: Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula. Geometria Tradução Higino H Domingues. São Paulo, Atual, 1997 GASPAR, Maria Terezinha; SUZELI, Mauro. Explorando a Geometria Através da História da Matemática e da Etnomatemática. Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Recife, 15 a 18 de julho de 2004. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/07/MC10721746500.pdf>. Acesso em 10/06/2021. GUSS, D. To weave and sing. Art, symbol, and narrative in the South American rain forest. California: University of California Press, 1990 MACHADO, P. F. Fundamentos de Geometria Plana. Belo Horizonte: CAED, UFMG, 2012. MENDES, Iran Abreu. Da arte indígena aos ornamentos geométricos: conceitos, medidas e simetria. In: ROCHA, Vera Lourdes Pestana da. (Org.). Arte e Educação Física na educação escolar indígena. Natal: EDUFRN/Paidéia/MEC, 2008. MOREIRA, M. A.; MASINI, E. A. F. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982. MOREIRA, Marco A. & Buchweitz, Bernardo (1993). Novas estratégias de ensino e aprendizagem: os mapas conceituais e o Vê epistemológico. Lisboa: Plátano Edições TécnicaS MORGAN, D. L. (1997). Focus Groups as Qualitative Research. London: SAGE Publications. NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa - características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisa em Administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p.1-5, jun. 1996. Disponível em: . A RIBEIRO, D. Suma Etnológica Brasileira III: arte índia. Petrópolis: Vozes, 1987: 29-64. RODRIGUES, A.P.M.; RODRIGUES, M.G.S. A educação ambiental e os Parâmetros Curriculares Nacionais: um olhar sobre a transversalidade da questão. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (Projeto Final de Curso - Programa de Formação Profissional em Ciências Ambientais), 2001 SOUZA, Maria do Carmo da Silva. A Contribuição da Etnomatemática na Aprendizagem Significativa dos Aprendizes na Comunidade Quilombola numa Perspectiva Etnográfica. 2014. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Centro de Ciências Sociais Departamento de Ciências da Educação, Universidade da Madeira, Funchal, 2014. Disponível em: <https://digituma.uma.pt/bitstream/10400.13/883/1/MestradoCarmoSouza.pdf> Acesso em: 05/08/20.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqGeometria planapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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