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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Érica Freitas de-
dc.date.available2022-02-09T19:11:31Z-
dc.date.issued2021-05-25-
dc.identifier.citationALMEIDA, Érica Freitas de. Educação para a sustentabilidade: um estudo nas escolas do entorno do fragmento florestal da UFAM, Manaus, Amazonas. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3688-
dc.description.abstractThis study addresses teachers' conceptions about the forest environment at the Federal University of Amazonas (UFAM), as well as concepts related to the environment and sustainability. Our research objective was to understand teachers' conceptions regarding environmental services and the relationships between backyards and UFAM's forest fragment. The study methodology is based on the qualitative approach, using the interview technique as a research technique. Data analysis was performed based on the classification of environmental concepts by Reigota (2010) and the Textual Discursive Analysis by Moraes and Galiazzi (2016). We found that, according to the teachers, the environmental services provided by the fragment are: decreased temperature, preservation and conservation of biological diversity, possibility of educational activities, natural landscape in an urban environment, quality of life, reduction of pollution and subsistence. As for the relationship between backyards and the fragment, we found that some teachers are aware of the use of the forest as a backyard by residents of the surrounding area and are aware of the risks to nature arising from this use. From these results, we hope to carry out an educational action in the future that addresses the issues investigated in this study. Keywords: Sustainability. Environmental services. Backyards. Forest environment at UFAM.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectServiços Ambientaispt_BR
dc.subjectEnvironmental servicespt_BR
dc.subjectQuintaispt_BR
dc.subjectBackyardspt_BR
dc.subjectAmbiente florestal da UFAMpt_BR
dc.subjectForest environment at UFAMpt_BR
dc.titleEducação para a sustentabilidade: um estudo nas escolas do entorno do fragmento florestal da UFAM, Manaus, Amazonaspt_BR
dc.title.alternativeEducation for sustainability: a study in schools around the UFAM forest fragment, Manaus, Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-09T19:11:31Z-
dc.contributor.advisor1Silva-Forsberg, Maria Clara da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2828727952044310pt_BR
dc.contributor.referee1Oda, Welton Yudi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2950420618885200pt_BR
dc.contributor.referee2Anic, Cinara Calvi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1702387634067240pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7940396202363981pt_BR
dc.description.resumoEste estudo aborda as concepções de professores sobre o ambiente florestal da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), assim como de conceitos ligados ao meio ambiente e sustentabilidade. O nosso objetivo de pesquisa foi compreender as concepções de professores quanto aos serviços ambientais e as relações entre quintais e o fragmento florestal da UFAM. A metodologia do estudo moldou-se na abordagem qualitativa, tendo como técnica de pesquisa, a entrevista. A análise de dados foi realizada com base na classificação de concepções ambientais de Reigota (2010) e na Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2016). Constatamos que, segundo os professores, os serviços ambientais proporcionados pelo fragmento são: diminuição da temperatura, preservação e conservação da diversidade biológica, possibilidade de atividades educacionais, paisagem natural em meio urbano, qualidade de vida, redução da poluição e subsistência. Quanto às relações entre quintais e o fragmento, constatamos que alguns professores tem conhecimento da utilização da mata como quintal por moradores do entorno e sabem dos riscos à natureza advindos dessa utilização. A partir desses resultados, esperamos realizar futuramente uma ação educativa que aborde as questões investigadas neste estudo. Palavras-chave: Sustentabilidade. Serviços Ambientais. Quintais. Ambiente florestal da UFAM.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesALARSA, C.; FURLAN, S.; COLÂNGELO, A. Aspectos do Meio Físico no Cenário dos Serviços Ecossistêmicos. Revista do Departamento de Geografia, n. spe, p. 184-195, 9 set. 2018. ALMEIDA, L. S.; GAMA, J. R. V. Quintais agroflorestais: estrutura, composição florística e aspectos socioambientais em área de assentamento rural na Amazônia brasileira. Ciência florestal, v. 24, n. 4, p. 1037-1048, 2014. ALVES, J. L. Estudo temporal dos fragmentos florestais urbanos por meio das ferramentas geotecnológicas: o caso da cidade de Manaus, Amazonas. 2011. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) –– Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011. ALVES, A. P. M. Estudo da microbiota bacteriana de jacarés no Fragmento Florestal da UFAM. Relatório de Iniciação Científica, UFAM, Manaus, 2016. AMORIN, E. A.; AVIZ, I. M. L. de. A importância do espaço extraescolar para aprendizagem na Educação Infantil. 2017. 62 f. 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