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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVital, Larissa Campos-
dc.date.available2022-01-12-
dc.date.available2022-01-12T12:01:58Z-
dc.date.issued2021-01-11-
dc.identifier.citationVITAL, Larissa Campos. Ludicidade e construção do conhecimento no ensino de Ciências: análise de publicações. 2021. 63 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3659-
dc.description.abstractScience classes have become increasingly exhausting and uninteresting for students. The reason is probably the predominant use of lectures in the school context, being, in this way, playfulness an alternative to awaken the interest and participation of students during classes. This work had as objective to analyze the use of playfulness in Science Teaching as a facilitator of learning, through a bibliographic study, considering the period between 2016 and 2020. The following publications were used: Google Academician, CAPES Journal Portal, ARETÉ Magazine and SciELO. Only articles featured on the first five pages were included for selection or exclusion. In total, 34 articles were analyzed, which were categorized into: report experience, suggested activity and bibliographic survey. Some suggestions for digital tools were also suggested in this work due to the Covid-19 pandemic, which made it necessary to join Remote Learning. You experience reports were more frequent in the survey, with 25 articles. There were 8 activity suggestions and 1 bibliographic survey. The most series contemplated with playful activities were those of Elementary School, being Zoology and Human Body Systems the most covered contents. The students were able to express their satisfaction with the use of recreational activities during the classes through questionnaires or testimonials. Teachers too shared that students became more participative and interested. when these activities were applied. The results demonstrated the importance of using playfulness in the construction of knowledge in the teaching of Science. Keywords: Playfulness. Science teaching. Ludic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.titleLudicidade e construção do conhecimento no ensino de Ciências: análise de publicaçõespt_BR
dc.title.alternativePlayfulness and knowledge construction in Science teaching: publication analysispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-12T12:01:58Z-
dc.contributor.advisor1Batista, Ieda Hortêncio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290529604475961pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Elizabeth da Conceição-
dc.contributor.referee2Ferreira, Francisca da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2169752928314641pt_BR
dc.description.resumoAs aulas de Ciências têm se tornando cada vez mais exaustivas e desinteressantes para os alunos. O motivo provavelmente é o uso predominante de aulas expositivas no contexto escolar, sendo, dessa forma, a ludicidade uma alternativa para despertar o interesse e participação dos alunos durante as aulas. Este trabalho teve como objetivo analisar o uso da ludicidade no Ensino de Ciências como facilitadora da aprendizagem, através de um estudo bibliográfico, considerando o período entre 2016 e 2020. Foram utilizados os sítios eletrônicos de publicações: Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES, Revista ARETÉ e SciELO. Apenas artigos apresentados nas cinco primeiras páginas foram incluídos para seleção ou exclusão. No total foram analisados 34 artigos, que foram categorizados em: relato de experiência, sugestão de atividade e levantamento bibliográfico. Algumas sugestões de ferramentas digitais também foram sugeridas neste trabalho devido à pandemia da Covid-19, que tornou necessária a adesão do Ensino Remoto. Os relatos de experiência foram mais frequentes no levantamento, com 25 artigos. Foram 8 sugestões de atividade e 1 levantamento bibliográfico. As séries mais contempladas com atividades lúdicas foram as do Ensino Fundamental, sendo Zoologia e Sistemas do Corpo Humano os conteúdos mais abordados. Os alunos puderam manifestar sua satisfação com a utilização de atividades lúdicas durante as aulas através de questionários ou depoimentos. Os professores também compartilharam que os alunos tornaram-se mais participativos e interessados quando essas atividades foram aplicadas. Os resultados demonstraram a importância da utilização da ludicidade na construção do conhecimento no Ensino de Ciências. Palavras-chave: Ludicidade. Ensino de Ciências. Lúdico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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