DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3603
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, João Batista do-
dc.date.available2021-12-28-
dc.date.available2022-01-04T20:23:51Z-
dc.date.issued2019-11-27-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, João Batista do. Resolução de problemas contextualizados com uso de material concreto no 1º ano do ensino médio sobre funções polinomiais do 1º grau. 2019. 157 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3603-
dc.description.abstractThis work aims to contribute to the improvement of meaningful student teaching and learning about polynomial functions of the 1st degree through contextualization of problems with the use of concrete materials for the 1st year of high school. Based on this general objective, this research intends to achieve the following specific objectives: to define the concepts of the 1st polynomial functions degree; contribute to teaching and learning about polynomial functions of the 1st degree in the change from colloquial language into mathematical language from problems contextualized; apply concrete material with activities involving problems 12 contextualized on polynomial functions of the 1st degree in 02 classes of the 1st year of the high school; interpret the results obtained after applying the activities proposals in the research verifying the contribution of the concrete material to the study of 1st degree polynomial functions; develop methodological alternatives in teaching and learning 1st degree polynomial functions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching learningpt_BR
dc.subjectProblemas contextualizadospt_BR
dc.subjectContextualized problemspt_BR
dc.subjectMaterial concretopt_BR
dc.subjectConcrete materialpt_BR
dc.subjectFunções polinômiospt_BR
dc.subjectPolynomial functionspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titleResolução de problemas contextualizados com uso de material concreto no 1º ano do ensino médio sobre funções polinomiais do 1º graupt_BR
dc.title.alternativeSolving contextualized problems using concrete material in the 1st year of high school on polynomial functions in the 1st degreept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-04T20:23:51Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Helisângela Ramos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594094566656197pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Nadime Mustafá-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4822173026595958pt_BR
dc.contributor.referee2Pinheiro, Alexandra Salerno-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0794699583715542pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem significativa do aluno sobre funções polinomiais do 1º grau através de contextualização de problemas com o uso de materiais concretos para o 1º ano do ensino médio. A partir desse objetivo geral, esta pesquisa pretende alcançar os seguintes objetivos específicos: definir os conceitos das funções polinomiais do 1º grau; contribuir para ensino e aprendizagem sobre funções polinomiais do 1º grau na mudança da linguagem coloquial em linguagem matemática a partir de problemas contextualizados; aplicar o material concreto com atividades envolvendo problemas 12 contextualizados sobre funções polinomiais do 1º grau em 02 turmas do 1º ano do ensino médio; interpretar os resultados obtidos após a aplicação das atividades propostas na pesquisa verificando a contribuição do material concreto para o estudo de funções polinomiais do 1º grau; desenvolver alternativas metodológicos no ensino e aprendizagem de funções polinomiais do 1º grau.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesÁVILA, Geraldo. Cálculo das funções de uma variável. 7. ed. [S.l.]: LTC, v. 1, 2003. BALESTRI, Rodrigo. Matemática: interação e tecnologia. Vol. 1. 2ª ed. São Paulo: Leya, 2016. BOYER, Carl. B. História da matemática. 2.ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996. BRAGA, Ciro. Função: a alma do ensino da matemática. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2006. BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 1999. BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000. BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2010. BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2002. _____. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006. BRASIL. Ministério da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2010. CAMPITELI, Heliana Cioccia; CAMPITELI, Vicente Coney. Funções. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2006. CARAÇA. Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da matemática. Gradiva, 1951. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall, 2002. DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 12ª ed. São Paulo: Ática, 2005. DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto & aplicações (ensino médio). Vol. 1. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2016. DOMINGUES, Hygino H.; IEZZI, Gelson. Álgebra Moderna. 4. Ed reformulada. São Paulo: Atual, 2003. D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da teoria à prática (coleção: perspectivas em educação matemática). 1996. 17ª ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2009. IEZZI G.; DOLCE O.; DEGENSZAJN D.; PÉRIGO R.; ALMEIDA N. Matemática: ciências e aplicações (ensino médio). Vol. 1. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016. IEZZI, Gelson et al. Matemática. São Paulo: Atual, vol. único, 2001. MEDEIROS, José Carlos. Matemática, 2019. Disponível em: < http://educacao.globo.com/matematica/assunto/funcoes/funcao-de-1-grau.html>. Acesso em: 20 de mar 2019. MENDES, Daniela. Investigando função polinomial do 1º grau com material reciclado. 2014 Disponível em: <https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2014/08/investigando-funcao polinomial-do-1-grau-com-material-reciclado.html>. Acesso em 30 mar 2019. MOREIRA, Marco. estratégias para resolução de problemas. Investigação em Ciências (Resolução de problemas IV). Porto Alegre, 2012. Disponível em< https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/626/415 > Acesso em 01 mar 2019. MOREIRA, Marco Antônio. O que é afinal aprendizagem significativa? 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Instituto de Física. Universidade Federal do Mato Grosso, Mato Gross, 2012. Disponível em: < http://www.if.ufrgs.br/~moreira/oqueeafinal.pdf >. Acesso em: 01 mar 2019. ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. Pesquisa Em Resolução de Problemas: Caminhos, Avanços e Novas Perspectivas. BOLEMA, Rio Claro/ SP, v. 25, n. 41, p. 73-98. 2011. Disponível em: < http://ojs teste.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5739 >. Acesso em: 07 mar 2019. ONUCHIC, Lourdes de La Rosa; JÚNIOR, Luiz Carlos Leal. (2016). A Influência da Leitura na Resolução de Problemas: Questões de sentidos, significados, interesses e motivações. REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 11, n. 21, p. 23 – 24. POLYA, G., A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático/ G. Polya, 1887; tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araújo. – 2ª reimpressão - Rio de Janeiro: Interciência, 1995. PONTE, J. P. O conceito de função no currículo de Matemática. Educação e Matemática. [S.l.: s.n.], 1990. ROSIN, Maria de Lurdes Ramos. MATERIAIS MANIPULATIVOS E MÍDIAS TECNOLÓGICAS: RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINAR FRAÇÕES A ALUNOS QUE FREQUENTAM A SALA DE RECURSOS. 2012. 15 f. Projeto de Intervenção Pedagógica (PDE em Matemática). UNIOESTE, Cascavel, 2012. SANTOS, Talita. aspectos significativos sobre resolução de problemas. RJ, 2011. Disponível:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2012/mat ematica_artigos/artigo.pdf> Acesso em 30 mar 2019. SARMENTO, Alan Kardec Carvalho. A Utilização dos Materiais Manipulativos nas aulas de Matemática. Universidade Federal do Piauí. 2010. Disponível em:<http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT_02_18_ 2010.pdf >. Acesso em 26 mar 2019. SILVA, A. P. Utilização de material concreto na aprendizagem de conceito de função no ensino superior. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Ensino Superior. Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro – RJ, 2010. Disponível: <http://www.avm.edu.br>docpdf>monografias_publicadas/g200349.pdf>. Acesso em 10 out 2019. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007. SOARES, Maria Tereza Carneiro; PINTO, Neuza Bertoni. Metodologia da Resolução de Problemas. In: Grupo de Trabalho de Educação Matemática – GT19, 24ª Reunião, 2001, Caxambú, 9 p. Disponível < http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_24/metodologia.pdf >. Acesso em 01 de março 2019. TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.