DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3597
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Adriano Ferreira da-
dc.date.available2021-11-25-
dc.date.available2022-01-04T19:58:32Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3597-
dc.description.abstractThe knowledge involved in a complex and heterogeneous culture like that of the Amazon requires that the source of the research be rich in information and that the the theory chosen to face such an undertaking may fulfill its objective. n the path of this thought, this research aims to analyze how the representations of the Amazon are configured in the works of the artist, from Amazonas, Moacir Andrade. This research is divided into chapters that develop the necessary paths to reach the main objective. It begins by carrying out the establishment of the research bases with the studies involved in culture and identity with CUCHE (1999); VILLAS-BOAS (2009); BURKE (2010); THOMPSON (2000); HALL (2006); WOODWARD (2000); NORBERT ELIAS (1990) and BAUMAN (2012). Studies of the Amazon with CUNHA (2003); MORAES (2001); BRITO (2001), TOCANTINS (2000) and SOUZA (1977). In the field of visual arts studies, FARTHING (2011) is used; PÁSCOA (2011); WUCHERER (1974); OSTROWER (2013) and GOMBRICH (1995). The following chapter comprises the main theoretical foundation that will assist in the analyzes developed here having as a base theory the categories of Visual Design Grammar- VDG by Gunther Kress and Theo van Leeuwen (2006), it also uses the reflections about the Systemic-Functional Linguistics of M. HALLIDAY (1994) and FUZER; CABRAL (2014). Multimodality studies are also present with the writings of JEWITT (2009); VIEIRA (2007; 2015; 2017) and KRESS; van LEEUWEN (2001). It appears that Moacir Andrade is used as an artifice for the representation of the Amazon, in his works, of at least one of the elements of the Amazon triad: man-forest-river. These come together to form the identity and culture of the Amazonian environment. Man is represented and his culture is valued and propagated to the four corners of the world. The Amazon was respected, cared for and framed. Analyzes through GDV in partnership with the contributions of cultural theories established a true connection, due to the social character of linguistic theory and the relationships established by culture. Both take place in social interactions. The visual arts analyzed here are examples of this connection between both theoretical strands (GDV and Cultural Studies).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectMoacir Andradept_BR
dc.titleAs representações Amazônicas na obra de Moacir Andradept_BR
dc.title.alternativeAmazon representations in the work of Moacir Andradept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-04T19:58:32Z-
dc.contributor.advisor1Soares, Neiva Maria Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0745938602553968pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Maria Evany do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578488589056350pt_BR
dc.contributor.referee2Trajano, Izabella da Silva Negrão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5447266324291735pt_BR
dc.description.resumoOs conhecimentos envoltos de uma cultura complexa e heterogênea como a da Amazônica requer que a fonte da pesquisa seja rica em informações e que a teoria selecionada para tal empreitada possa cumprir com o seu papel. No caminho desse pensamento esta pesquisa tem como objetivo analisar como se configuram as representações da Amazônia nas obras do artista, amazonense, Moacir Andrade. Dividese esta pesquisa em capítulos que desenvolvem os caminhos necessários para o alcance do objetivo principal. Inicia-se por realizar o estabelecimento das bases da pesquisa com os estudos envoltos da cultura e identidade com CUCHE (1999); VILLAS-BOAS (2009); BURKE (2010); THOMPSON (2000); HALL (2006); WOODWARD (2000); NORBERT ELIAS (1990) e BAUMAN (2012). Estudos da Amazônia com CUNHA (2003); MORAES (2001); BRITO (2001), TOCANTINS (2000) e SOUZA (1977). No âmbito dos estudos das artes visuais utiliza-se FARTHING (2011); PÁSCOA (2011); WUCHERER (1974); OSTROWER (2013) e GOMBRICH (1995). O capítulo seguinte compreende a fundamentação teórica principal que auxiliará nas análises aqui desenvolvidas tendo como teoria base as categorias da Gramática do Design Visual- GDV de Gunther Kress e Theo van Leeuwen (2006), também se utiliza das reflexões acerca da Linguística Sistêmico-Funcional de M. HALLIDAY (1994) e FUZER; CABRAL (2014). Os estudos da Multimodalidade também se fazem presente com os escritos de JEWITT (2009); VIEIRA (2007; 2015; 2017) e KRESS; van LEEUWEN (2001). Verifica-se que Moacir Andrade se utiliza como artificio para a representação da Amazônia, em suas obras, de pelo menos um dos elementos da tríade da Amazônia: homem-floresta-rio. Estes integram-se para formar a identidade e a cultura do ambiente amazônico. O homem se ver representado e sua cultura é valorizada e propagada para os quatro cantos do mundo. A Amazônia foi respeitada, cuidada e emoldurada. As análises por meio da GDV em parceria com as contribuições das teorias culturais estabeleceram uma verdadeira conexão, em virtude do caráter social da teoria linguística e das relações estabelecidas pela cultura. Ambas se realizam nas interações sociais. As artes visuais aqui analisadas figuram-se como exemplos dessa ligação entre ambas as vertentes teóricas (GDV e Estudos Culturais).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós- Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Leonardo C. de. Nossa Senhora da Amazônia, guardiã da Floresta e da sua gente. Academia Marial: 02 out 2019 - 16h15. Disponível em: <https://www.a12.com/academia/palavra-do-associado/nossa-senhora-da-amazoniaguardia- da-floresta-e-da-sua-gent>. Acesso em: 25.02.2021 às: 23h11. AMAZÔNIA. Ministério do Meio Ambiente. 2020. Disponível em: https://www.mma.gov.br/biomas/amaz%C3%B4nia. Acessado em: 23/04/2020. ANDRADE, Moacir. 50 anos de exposições pelo Brasil e pelo mundo. Apresentação de Thiago de Mello. Manaus: Editora Umberto Calderaro Ltda., s.d. _________________. Moacir Andrade. Manaus: Editora Sérgio Cardoso. 1992. __________________. In: MACHADO, Nonato. Moacir de Andrade- Pintor da Amazônia Fonte: Jornal Correio Braziliense, Brasília, 15 de agosto de 1976. Segundo Caderno. Edição: 04970 (1). Página 53. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=028274_02&pesq=%22Moacir% 20Andrade%22&pasta=ano%20197. Acessado em: 18.04.2020. BANKS, Marcus. Dados visuais para pesquisa qualitativa. Tradução: José Fonseca. Porto Alegre: Artmed, 2009. BATISTA JR., José Ribamar Lopes. Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola, 2018. BAUMAN, Z. Ensaios sobre o Conceito de Cultura. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, pp. 26-49. BRITO, Rosa Mendonça de. O homem amazônico em Álvaro Maia: Um olhar etnográfico. Manaus: Editora Valer/ Governo do Estado do Amazonas, 2001. CASCUDO, Câmara. Moacir Andrade filho do rio e das matas. In: 50 anos de exposições pelo Brasil e pelo mundo. Apresentação de Thiago de Mello. Textos de Max Carphentier, Menotti del Picchia, Câmara Cascudo, Jorge Amado, Gilberto Freyre, Gabriel Garcia Marques. Manaus: Editora Umberto Calderaro Ltda., s.d., p. 13. 180 CUCHE, D. Gênese social da palavra e da ideia de cultura. In: CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 1999. _______ Cultura e Identidade. In: CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 1999. CUNHA, Euclides da. Amazônia- Um paraíso perdido. Manaus: Editora Valer, Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2003. ELIAS, N. Da sociogênese dos conceitos de Civilização e cultura. In: ELIAS, N. O Processo Civilizador: Uma História dos Costumes, tradução brasileira de Ruy Jungmann, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, vol. 1, 1990. FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução: Magda Lopes. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 23 FUZER, Cristiane. CABRAL, Sara Regina Scotta. Introdução à Gramática Sistêmico- Funcional em Língua Portuguesa. Campinas- SP: Mercado de Letras, 2014. GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos, 1995. (versão digital). HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Guacira Lopes Louro & Tomas Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: Lamparina, 2006. HALLIDAY, M.A.K. Functional Grammar. 2. Ed. New York: Routledge, 1994. HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. Tradução: Maria Lúcia Lopes da Silva. São Paulo: Gustavo Gili, 2013. HUGH-JONES, Stephen. A origem da noite e porque o sol é chamado de ‘Folha de Caraná. In: Sociologia e Antropologia. Rio de Janeiro, v. 05 (03). p. 659-698, Dezembro de 2015. Tradução de Bruno Guimarães. Disponível em: Scielo.br /pdf/sant/v5n3/2236- 7527-sant-05-03-0659.pdf. Em: 18.02.2021. às 01:47. JEWITT, Carey. The Routledge handbook of multimodal analysis. London: Routledge, 2009. 181 KRESS, Gunther.; van LEEUWEN, Theo. Reading Images: a grammar of visual design. Londres: Routledge, 1996 [2006]. ____________. Multimodal Discourse: the modes and media contemporany communication. New York: Oxford, 2001. LOPES, Valter Frank de Mesquita. Os processos socioartísticos em Moacir Andrade: estilo e artes plásticas na Amazônia. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2018. (Tese de doutorado). MAPA das obras de Moacir Andrade pelo Mundo: geolocalização das obras de Moacir Andrade. Batchgeo.com: [s. n.], 2020. 1 mapa, color.,. Escala 1:500000. Disponível em: https://pt.batchgeo.com/map/18d8f817977ad5d6adb2f8a85c6bd13f. Acesso em: 25 ago. 2020. MAIA, Rosemere. A força dos símbolos e os “pedaços” da cidade. In: OLIVEIRA, José Aldemir de. (org.). Cidade Brasileiras: territorialidades, sustentabilidade e demandas sociais. Manaus: Editora Universidade Federal do Amazonas, 2010. p.122. MORAES, Péricles. Os intérpretes da Amazônia. Manaus: Editora Valer, 2001. OLIVEIRA, Glaunara Mendonça de. Muros que não separam- a arte de rua em Manaus: a identidade indígena e sua representação em murais grafitados. Manaus: UEA, 2018. (Dissertação de Mestrado). OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. Campinas- SP: Editora Unicamp, 2013. PÁSCOA, Luciane Viana Barros. As artes plásticas no Amazonas- o clube da madrugada. Manaus: Editora Valer, 2011. PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2. Ed. 2013. ROCHA, Harrison da. Repensando o ensino de Língua Portuguesa: uma abordagem multimodal. In: VIEIRA, Josenia Antunes. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007. Página 55. 182 ROSA, Maria Cecília Amaral de. Novo dicionário de símbolos: o alfabeto da linguagem interior. São Paulo: Editora Escala, 2010, 130 páginas. SOARES, Neiva M.M; SANTOS, Mauro Henrique P. dos. Análise discursiva e multimodal da imagem da deusa da justiça- Themis na capa da revista Veja. In: Análise em discurso: semiótica e multimodalidade. Org. Neiva Maria Machado Soares. Manaus: UEA Edições, 2017, p.65. SOUZA, Márcio. A expressão amazonense: do colonialismo ao neocolonialismo. São Paulo: Alfa-Ômega, 1977, p. 39. TAYLOR, S.J.; ROBERT, B. Introduction to Qualitative Research Methods. USA: New York, 1998 apud VIEIRA, Josenia Antunes.; BENTO, André Lucio. Discurso, Identidade e Gênero. Brasília: Editora Movimento, 2015. p. 403. THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2000. TOCANTINS, Leandro. O rio comanda a vida- uma interpretação da Amazônia. Manaus: Editora Valer/ Edições Governo do Estado, 2000. VIEIRA, Josenia Antunes. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007. _______, BENTO, André Lucio. Discurso, Identidade e Gênero. Brasília: Editora Movimento, 2015. _______; SOARES, Neiva Maria Machado. Hibridismo discursivo e multimodal contemporâneo- novas práticas discursivas reconfiguradas. In: Análise em discurso: semiótica e multimodalidade. (Org: Neiva Maria Machado Soares). Manaus: UEA Edições, 2017. VILLAS-BOAS, André. Identidade e cultura. Teresópolis: RJ. 2AB, 2009. WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: Uma introdução teórica e conceitual. In: Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos Culturais. Tomaz Tadeu da Silva (Org.) Stuart Hall; Kathryn Woodward. Petrópolis: Editora Vozes; 2000. WUCHERER, Maria Aída. O discurso da arte. In: Curriculum, on-line, Rio de Janeiro, v. 13 (4): pp. 61-72, out./dez. 1974. Disponível: http://bibliotecadigital.fgv.br/ ojs/index.php/curriculum /article/viewFile/62541/60692. Acesso em 26/09/2018.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AS REPRESENTAÇÕES AMAZÔNICAS NA OBRA DE MOACIR ANDRADE.pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.