DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Larissa Catherine do Nascimento-
dc.date.available2021-12-28-
dc.date.available2022-01-03T20:43:28Z-
dc.date.issued2019-11-26-
dc.identifier.citationBARBOSA, Larissa Catherine do Nascimento. O uso do geogebra como recurso computacional para o ensino da geometria espacional. 2019. 73 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3596-
dc.description.abstractThe teaching of Geometry is increasingly absent for students and in some cases the teachers do not leave the traditional, blackboard and brush, so left aside, in relation to other math content, with the focus mainly on the study of measures. It is known that one of the reasons for lack of interest in geometry is the absence of innovation in didactics. applied in the classroom, that is, continuing teacher education. Thus, the use of new technologies in the classroom, such as Geogebra software, can make studying geometry more attractive and meaningful to students. Therefore, the main objective of this work is to show that it is possible make use of new technologies, such as Geogebra software, for improvement of teaching-learning in Spatial Geometry, in the 9th year of Education Fundamental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathpt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.subjectSpatial geometrypt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.titleO uso do geogebra como recurso computacional para o ensino da geometria espacionalpt_BR
dc.title.alternativeThe use of geogebra as a computational resource for teaching spatial geometrypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-03T20:43:28Z-
dc.contributor.advisor1Alves, Neide Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4068095206484923pt_BR
dc.contributor.referee1Ponciano, João Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4236878005640986pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Geraldine Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3901006137591207pt_BR
dc.description.resumoO ensino da Geometria está cada vez mais ausente para os alunos e alguns caso os professores não saem do tradicional, lousa e pincel, assim deixado de lado, em relação a outros conteúdos de matemática, ficando o enfoque, principalmente, ao estudo de medidas. Sabe-se que um dos motivos para falta de interesse por geometria é a ausência de inovação na didática aplicada na sala de aula, ou seja, formação continuada do docente. Desta forma, o uso de novas tecnologias em sala de aula, como o software Geogebra, pode tornar o estudo sobre a geometria mais atrativo e significativo para os alunos. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho é mostrar que é possível fazer o uso de novas tecnologias, como o software Geogebra, para a melhoria do ensino-aprendizagem em Geometria Espacial, no 9º ano do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABAR, C. A. A. P. Sobre a 1ª conferência latino-americana de Geogebra. Instituto São Paulo de Geogebra. PUC- SP. Faculdade de ciências exatas e tecnologia. São Paulo: 2011. ARREBOLA, O. E. S. Geogebra – Um software educativo útil como ferramenta auxiliar ao ensino da matemática em diversos níveis. s/d. Disponivel:http://www2.uesb.br/cursos/matematica/matematicavca/wp content/uploads/Monografia-de-Raoni.pdf . Acesso em 28 de Março de 2019. BEZERRA, C.A; ASSIS, C.C. Atividades com o GeoGebra: possibilidades para o ensino e aprendizagem da Geometria no Fundamental. XIII Conferência interamericana de educação matemática. Recife: 2011. BOYER, CARL B. História da Matemática. 2ª ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1996. BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Tecnologias. Brasília: MEC, 1997. D'AMBROSIO, U. (1986). Da realidade à Ação: Reflexões sobre Educação (e) Matemática. Campinas. SP: Summus/UNICAMP. DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003 DOLCE, Osvaldo. Fundamentos de Matemática Elementar, 10 geometria espacial, posição e métrica. 7ª ed. São Paulo: Atual, 2013. FERREIRA. Aurélio B. de H. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2.ed. Curitiba: Nova Fronteira, 1999. GEOGEBRA. Manual do Usuário. Disponivel em https://www.geogebra.org/?lang=pt . Acesso em 29 de Março de 2019. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. GIOVANNI JR, J. R.; GIOVANNI, J. R.; CASTRUCCI, B. A conquista da Matemática. São Paulo: FTD, 1998. GOTZINGER, H. B.; BEAN, S. P. Atividades matemáticas e funções com uso de Geogebra.In: XIII Conferência interamericana de educação matemática. Recife: 2011. Disponivel em https://xiii.ciaem redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem .Acesso em 23 de março de 2019 KALEFF, A. M. Tomando o ensino da Geometria em nossas mãos... A Educação Matemática em Revista. SBEM, n. 2, p. 19-25, 1994. LOPES, R. P.; JUNIOR, M. R. L.; FEITOSA, E. Introdução ao uso do software Geogebra. São Paulo: S/D. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª. ed. São Paulo: Atlas 2003. OLIVEIRA, C. E.; DINIZ, L. N. A investigação e discussão de softwares matemáticos sobre a seleção e o uso na sala de aula. Rio Claro- SP: S/D. OLIVEIRA, E. S. S. Matemática e informática: o Geoebra como recurso de aprendizagem nas séries iniciais. Sumaré- Revista acadêmica eletrônica. Faculdade Sumaré. São Paulo: S/D. ROCHA, E. M. et al. Uso do Geogebra nas aulas de matemática: Reflexão centrada na prática. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Fortaleza: 2008. Disponivel em: https://softwarelivrenaeducacao.wordpress.com/2008/07/25/sbie-2008-xix-simbosio brasileiro-de-informatica-na-educacao/. Acesso em:29 de março de 2019.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqGeometriapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso do geogebra como recurso computacional para o ensino da geometria espacional.pdf3,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.