DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3566
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHolanda, Paulo César Marques-
dc.date.available2021-11-24-
dc.date.available2021-12-17T20:33:48Z-
dc.date.issued2021-07-14-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3566-
dc.description.abstractThe ceramic object serves as a marker of time and establishment of the Amazonian indigenous peoples. It is characterized as a completely manual craft and performed by women, transmitted in a value-related way, from generation to generation. This ceramic making is present in the Baniwa culture, in the Upper Rio Negro, being part of its traditions and artistic manifestations, occupying prestige a mong the indigenous. How ever, the cultural transformations that came with modernity, have diminished the ceramic production among this people, dueto various causes and motivations. This time, I established as objective of this work to verify the political and sociocultural developments present in the ceramic making, as well as to identify the history of these social agents and the existing barriers in this process. To conduct this research, Baniwa potters were interviewed, whose narratives offered the main subsidy for this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos Indígenaspt_BR
dc.subjectAmazônia Brasileirapt_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectRio Negropt_BR
dc.title(Re)existências no alto Rio Negro: a arte cerâmica Baniwa e suas relações sociopolíticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-17T20:33:48Z-
dc.contributor.advisor1Almeida, Alfredo Wagner Berno de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788950U6&tokenCaptchar=03AGdBq25IKn0z31Z4vSUnfnPUIWKRxsVlhJOuHF1uNLB1FBXfaOBAvnjvYotcHh846_Jc5E3x6z_zOp6WczhlzgYrg8aOVdahI4HFVC7GkehjhIUiDBSAQ_xeriYS8nA53AQYEFve1JUE3c_CUFm_FxowNbSXfowJrPOCtFgmI8z_-Yr3KywLPkAuCX-nDyj3xFiOSr-S26H0O3cG7IDq_23xasZ7oDYxWdfu8KLhqIEEzb3FFlpB9cfyHOVCGXABV9aoanWyzM3MEGTBBV_YJiZobP-ztAYodT7zJdvaAgugZBZJv_Ax8qqVLc8bupDSuuu9p81TnYY4IN_w6zqs5zRNM87IibXtskkgJqXogpCZ6WUF10NnuZP3L8ksT5ycqlMmCknwvvatBbv3BFoeeOJIeGbss6WzWGIi22fYy_87OVx2dh9rZfTittyo2n97J-cOmGz_x24MJv9W6PqCCSs_qHK0z2Brrgpt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Jocilene Gomes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794265E3&tokenCaptchar=03AGdBq242OV6AO1jUEcOWAs2zFBLmVAwZZV16mwVBOGGCfWFxzAo85ZXMoohl4HNZ_4XrEaS3nhnI6NiLuA_w2yBmLr_I8B6Q65RNsOKOUmGWrhZHJ4e0bSI7JiwxmKZDlwlnfwwR7tlB2VmSYP3c7twb93HxwlhVrLOIAHn8sMRTknRyPc1JXjeXUVNx5pXhOg7Pj8tuvFG7rWTwqRck3pvflQgTnCf723hOfcDpHeXXxM_kZ-6kYpYHxyfPKFmuoDl7A2qH7N1NeW6u4cC3XVnnY-nMl41p1tr_qn0VRyUvDR_b5dKIjx5Kd_-n7e6sDQ0ZMu8Bw6_2s3NWGxqCUxNBjraa8LupaGvr8LqiJuiYK-NQZXHnr0mHazFfkXjAYtV7N5b4asAIRLdxwipEfc1wf5bXqIBVv_2lCuARY5GWKqLxkwlZqof2j7vkY-v6L0Pnjtvt97DEgP50C0GlOen76VUgEb62ogpt_BR
dc.contributor.referee2Nogueira, Caroline Barbosa Contente-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4213316A1&tokenCaptchar=03AGdBq27NdYg0-NeYwlScmDkYP3HNBJcQ2RLGSFLc5fW0KDuI1EDSQZS8CQvlNa19l1LHGJi3H3ieAR6jordT3DB8tlPpEDP7TRGDBRZQUMwIniwdU0ACLGihRYPI6FVH6NMXYuiN0X0bFGk0InLXabuSA1Wd_f0rlNfTZCFjWpb0g-ZZt7KfmK5ncjKxO-rJgPCEwAbqKVJSiFf5Muftg19WbyC_kxWVekG4AREEgT_wBlvI3qmckDBWVAnGVs13vDVq0hU1h4h4DnFxUJC_fRizjeP9Gip9lxexg_lXFCadrJTPKm9HkK1WQZqoTodTpHP76gkRRJ1OcRgibxXIMK2D6MosZf1EBVJ06voRqK9_VNMHG7miKrwwdKiM3bh2_Bo01D4FnteoFdYgGMtoRo-J6Rbh4zHmWTEpiqL186HyXcqxvy5DVZpMyRFOsOD1_YcquBWKNAPWeajrZotxTkOca7SvwGviawpt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4403721Y3&tokenCaptchar=03AGdBq27XxSvsCJ0lEi5EOwIZf5Hh9j3qJDhxEGeI9DlW83QrYdnlDMoS92JuS96QKreYrMalhLloCrhwHrLBwOsl7NSIzte57l9DN50YcxnGnoWYa-bCpgyTMyHCfDO_vyhWezpIXOC1Zxc0wE6896Rgsv_sqbCc-_zMQtj7-T78BXR6PrdxryviYiFTELQ2eI9QGzvBhvIIgAikXfCBy2_XrrQK5lW-9dgftzZOVwSe-5Ql0NIZ0ViyBc_SOjCO0l4_opy8EqDgFQ9bY5Qwg2DqXxY_R6bkxGH_FtTpZ76eSd1f2CvTHfI8ZdewgEUEnidi6scvAeftccjDPaFEST3r82-U2iT1o-TQN0uvkELsYgnBBuRAEBQ_bDKD-PSYSnMKUAqywBwzG855dBSL0nNvo09kujyoZ0AIFf0mO66lMr76B8qNfaHqmc5LryHN5YbvXVhY21j0SU8StM6dUeA48jU63IFHLQpt_BR
dc.description.resumoO objeto cerâmico serve como marcador de tempo e estabelecimento dos povos indígenas amazônicos. Caracteriza-se como ofício totalmente manual e realizado por mulheres, transmitido de forma ligada a valores, de geração em geração. Este fazer cerâmico está presente na cultura Baniwa, no Alto Rio Negro, sendo parte de suas tradições e manifestações artísticas, ocupando prestígio entre as indígenas. Entretanto, as transformações culturais advindas com a modernidade, minguaram a produção cerâmica entre este povo, decorrente de várias causas e motivações. Desta feita, estabeleci como objetivo deste trabalho verificar os desdobramentos políticos e socioculturais presente no fazer cerâmico, bem como identificar a história dessas agentes sociais e as barreiras existentes neste processo. Para a realização desta pesquisa foram entrevistadas ceramistas Baniwa, cujas narrativas ofereceram o subsídio principal para este trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Territórios e territorialidades específicas na Amazônia: entre a “proteção” e o “protecionismo”.Caderno CRH,Salvador, vol. 25, n. 64, pp. 63-72, jan./abr. 2012. ALMEIDA, Fábio Vaz Ribeiro de. O índio sabe, o índio faz: os dilemas da participação indígena nas políticas públicas. In: SOUSA, Cássio Noronha Inglez de; ALMEIDA, Fábio Vaz Ribeiro de; LIMA, Antonio Carlos de Souza; MATOS, Maria Helena Ortolan (orgs). Povos indígenas: projetos e desenvolvimento II. Brasília: Paralelo 15, Rio de Janeiro: Laced, 2010, p. 177-185. BAKELESS, John E. The Eyes of Discovery: The Pageant of North America as seenbythefirst Explorers. J. B. LippincottCompany, 1950. BANDEIRA, Alípio. A Mystificação salesiana. Rio de Janeiro: Litho-Typo Fluminense, 1923. BARATA, Frederico. A arte oleira dos Tapajó I – Considerações sobre a cerâmica e dois tipos de vasos característicos. Belém: Instituto de Antropologia e Etnologia do Pará, 1950. BARBOSA RODRIGUES, J. Antiguidades do Amazonas. A necrópole de Mirakangüéra.Vellosia, Contribuições do Museu Botânicodo Amazonas (Arqueologia e Paleontologia, 1885-1888),n. 2, p.1-40, 1892. BARTH, Frederick. Introducción.In: BARTH, Frederick(org.).Los grupos étnicos y susfronteras. México: Fondo de Cultura Económica, 1976, pp. 9-49. BELLWOOD, Peter. Early agricultura list population diasporas? Farming, languages, and genes. Annual Review of Anthropology, v. 30, p. 181-207,2001. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Comentários à Constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva/Almedina, 2013. CERNEA, M. M. (org.) Primero la Gente: Variables Sociológicas em el Desarrollo Rural. México: Banco Mundial y Fondode Cultura Económica, 1995. CLASTRES, Pierre. Arqueologia da violência: pesquisas de antropologia política.Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Cosac &Naify, 2004. CLIFFORD, James. Colecionando arte e cultura. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 23, pp. 69-89, 1994. 84 COLEÇÃO EDUARDO GALVÃO. Biblioteca do Museu Paraense Emílio Goeldi – Seção de Arquivo, Belém do Pará. (Quatro caixas de anotações de campo e relatórios, 1951-1954) CRONON, William. Changes in the Land: Indians, Colonists, andtheEcologyof New England. New York: Hill and Wang, 1983. DENEVAN, William M. The PristineMyth: The Land scape of the Americas in 1492. Annals of the Association of American Geographers,vol. 82, n. 3,p. 369-385, 1992. DOHMANN, Marcus(org.). A experiência material: a cultura do objeto. Rio de Janeiro: Rio Books, 2013. DUTRA, Israel Fontes. Pari-Cachoeira e Trinidad: convivência e construção da autodeterminação indígena na fronteira Brasil-Colômbia.2008. 317 f. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. GALLOIS, Dominique T. (org.) Patrimônio cultural imaterial e povos indígenas:exemplos no Amapá e norte do Pará.São Paulo:Iepé, 2006. GARNELO, Luiza; BARÉ, Gilda Barreto (orgs.) Comidas tradicionais indígenas do Alto Rio Negro. Manaus: Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane, Fundação Oswaldo Cruz, 2009. GARNELO, Luiza. Poder, hierarquia e reciprocidade: saúde e harmonia entre os Baniwa do Alto Rio Negro. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003. GOHN, Maria da Glória. Os sem-terra, ONGs e cidadania. 2 ed. São Paulo: Cortez. 2000. GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Ressonância, materialidade e subjetividade: as culturas como patrimônios. Revista Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n. 23, p. 15-36, jan./jun. 2005. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. HILBERT, Klaus. Diálogos entre substâncias, cultura material e palavras. Métis: história & cultura,Caxias do Sul, v. 8, n. 16, p. 11-25, 2009 HILBERT, Peter Paul. A cerâmica arqueológica da região de Oriximiná. Belém: Instituto de Antropologia e Etnologia do Pará, 1955. INAUGURADAS mais duas Casas da Pimenta Baniwa, com presença de Alex Atala e Bela Gil. Instituto Socio Ambiental. Publicada em: 04 de maio de 2015. Disponível em: https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/inauguradas-mais-duas-casas-da-pimenta-baniwa-com-presenca-de-alex-atala-e-bela-gil. Acesso em: 14 de fev. 2020. 85 ISA. Mulheres indígenas do rio Ayari discutem comercialização de pimenta e produção cerâmica.Terras Indígenas no Brasil. Publicado em: 01 de novembro de 2007. Disponível em https://terrasindigenas.org.br/noticia/50446. Acesso em 13 de fev. 2020. ISA/FOIRN. Socioeconomic and demographic enquiry of the city of São Gabriel da Cachoeira: Results. São Gabriel da Cachoeira, 25 p. 2005. LAGROU, Els. Arte indígena no Brasil: agência, alteridade e relação. Belo Horizonte: C/Arte, 2009. LANDIM, Leilah. A intervenção das ONGs: do serviço invisível à profissão impossível. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1993. LATHRAP, Donald W. The UpperAmazon. London: Thames& Hudson, 1970. LIMA, Antonio Carlos de Souza. Um grande cerco de paz:poder tutelar, indianidade e formação do Estado no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1995. LUCIANO, Gersem dos Santos. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: MEC/SECAD; LACED/Museu Nacional, 2006. (Coleção Educação Para Todos. Série Vias dos Saberes n. 1) MACHADO, Aline Maria Batista. O Percurso histórico das ONGs no Brasil: Perspectivas e desafios no campo da educação popular. Anais eletrônicos do IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, p. 3486-3502, 2012. MALINOWSKI, Bronislaw C. Argonautas do Pacífico Ocidental. Tradução Anton P. Carr. São Paulo: Abril Cultural, 1976. MILLER, Daniel. Potteryand Social Strategy. In: MILLER, Daniel. Artifacts as categories:A Study of Ceramic Variability in Central India. Cambridge: Cambridge University Press, 1985, p. 184-196. MODINO, Luis Miguel. Conheça o projeto KunhantaiUkaSuri. Vatican News.Publicado em: 11 de junho de 2018. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2018-06/obra-salesiana-adinair-projeto-sao-gabriel-cachoeira.html. Acesso em: 20 de abril de 2020. MODINO, Luis Miguel.Primeiro padre do povo baniwa é ordenado na diocese de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. CEBs do Brasil.Publicado em: 18 de março de 2018. Disponível em: https://cebsdobrasil.com.br/primeiro-padre-do-povo-baniwa-e-ordenado-na-diocese-de-sao-gabriel-da-cachoeira-no-amazonas/. Acesso em: 06 de junho de 2019. MONTAÑO, Carlos. Terceiro setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. São Paulo: Cortez, 2002. 86 NEVES, Eduardo; COSTA, Fernando. Resgate Emergencial do Sítio Arqueológico Nova Cidade, Manaus-AM (Parte2). Relatório encaminhado ao Ministério Público Federal e IPHAN 1ª Superintendência Regional – Manaus, 2004. NIMUENDAJÚ, Curt. Textos Indigenistas. São Paulo: Editora Loyola, 1982. NOGUEIRA, Caroline Barbosa Contente. A autodeterminação dos povos indígenas frente ao Estado. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Direito. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2016. LIDÓRIO, Ronaldo. Realidade Indígena no Brasil. Missão Novas Tribos do Brasil. Disponível em https://www.novastribosdobrasil.org.br/post/realidade-ind%C3%ADgena-no-brasil. Acesso em 20 de fev. 2020. OIBI; FOIRN; ISA. Pimenta jiquitaia baniwa. São Gabriel da Cachoeira: Organização da Bacia do Içana; Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro; Instituto Socioambiental, 2016. OLIVEIRA, João Pacheco de. Pacificação e tutela militar na gestão de populações e territórios. Mana, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 125-161, abr. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/mana/v20n1/a05v20n1.pdf>. Acesso em: 10 de junho. 2019. OLIVEIRA, Thiago Lopes da Costa. Os Baniwa, os artefatos e a cultura material no Alto Rio Negro. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2015. OSTROWER, Fayga. Acasos e Criação Artística. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed Campus, 1985. PAÏN, Sara; JARREAU, Gladys. Teoria e Técnica da Arte-Terapia: a compreensão do sujeito. Porto Alegre: Artmed, 2001. PELEGRINI, Sandra P. A.; FUNARI, Pedro Paulo. Patrimônio histórico e cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. READ, Herbert. O sentido da arte: esboço da história da arte, principalmente da pintura e da escultura, e das bases dos julgamentos estéticos. 6ª ed. São Paulo: Ed. Ibrasa, 1978. REGNAULT, Félix-Louis; LAJARD, Dominique. Poterie crue et origine du tour. In: Bulletins de la Société d’Anthropologie de Paris, 4, n. 6, pp. 734-739, 1895. RIBEIRO, Berta G. Arte indígena, linguagem visual. Coleção Reconquista do Brasil, Vol. 9. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1989. 87 Bertha G. Ribeiro.Os índios das águas pretas: modo de produção e equipamento produtivo. São Paulo: Companhia das Letras; Editora da Universidade de São Paulo, 1995. RIBEIRO, Berta G.Introdução - A linguagem simbólica da cultura material. In: RIBEIRO, Darcy. (Org.). Suma Etnológica Brasileira. Volume 3: Arte Índia.Petrópolis: Vozes; FINEP, 1987. pp. 15-27. RIBEIRO, Darcy. Teoria do Brasil. Rio de Janeiro: Paz na Terra, 1972. RICE, Prudence M. Change and Conservatism in Pottery-Producing Systems. In: VAN DER LEEUW, S. E.; PRITCHARD, A. C. (Ed.). The many dimensions of pottery: ceramics in archaelogy and anthropology. Amsterdam: Albert Egges van Giffen Instituut vor Prae- em Photohistorie, CINGVLA VII, Universiteit van Amsterdam, 1984. p. 233 – 288. SAID, Edward W. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Tradução: Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. SANTILLI, M. Os direitos indígenas na Constituição Brasileira. In: Povos Indígenas no Brasil 1987/88/89/90. São Paulo; CEDI, 1991, p. 11-14. SCHAAN, Denise Pahl. Uma janela para a história pré-colonial da Amazônia: olhando além – e apesar – das fases e tradições. Boletim Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas [online], vol. 2, n. 1, pp. 77-89, 2007. SEEGER, Anthony; MATTA, Roberto da; CASTRO, Eduardo B. Viveiros de. A construção da pessoa nas sociedades indígenas brasileiras. In:OLIVEIRA, João Pacheco de (org.) Sociedades indígenas e indigenismo no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1987. SILVA, Antenor de Andrade. Panorama Histórico da Inspetoria Salesiana do Ne. do Brasil 1882-2015. Disponível em: http://www.salesianos.org.br/wp-content/uploads/2018/10/HIST%C3%93RIA-DA-INSPETORIA-SALESIANA-DO-NE-DO-BRASIL-%E2%80%93-ISNEB-Pe-Antenor-de-Andrade.pdf. Acesso em: 15 de agosto de 2019. SILVA, Carlos Augusto da. A reprodução de vidas em sítios arqueológicos na Amazônia. Manaus: Edua, 2014. SILVA, Francisco Gomes da. Fundação de Itacoatiara (1º volume da Trilogia Itacoatiara 330 anos). Manaus: Editora Cultural da Amazônia Ltda, 2013. SOARES, Artemis de Araújo. O corpo do índio amazônico: estudo centrado no ritual Worecu do povo Tikuna. Tese (Doutorado). Porto, FCDEF – Universidade do Porto, 1999. SOARES, Artemis de Araújo. Corporeidade indígena sob o ângulo da praxiologia.XIV Seminário Internacional y Latinoamericano de Praxiología Motriz: Educación Física y contextos críticos, La Plata, 12-15 de outubro de 88 2011. STRADELLI, Ermanno. Vocabulário da língua geral portuguez-nheengatú e nheengatú-portuguez, precedidos de um esboço de grammática nheenga-umbuê-sáua-miri e seguidos de contos em língua geral nheengatú poranduua. In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 104, n. 158, p. 9-768, 1929. VELTHEM, Lúcia Hassak Van. Mulheres de cera, argila e arumã: Princípios criativos e fabricação material entre os Wayana. Mana,Rio de Janeiro, n. 15, v. 1, p. 213-236, abr. 2009. VIEIRA, Cleide A. Intersecções Femininas. 2006. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Centro Universitário Belas Artes, São Paulo, 2006. WEBER, Max. Comunidade e sociedade das relações sociais.In: WEBER, Max. Conceitos Básicos de Sociologia. Tradução de Rubens Eduardo Ferreira Frias e Gerard Georges Delaunay. São Paulo: Centauro, 2002. WERNECK, Rosa L. Cerâmica e arte: Uma reflexão filosófica sobre os objetos cerâmicos. In: DOHMANN, Marcus (org.) A experiência material: a cultura do objeto. Rio de Janeiro: Rio Books, 2013. WRIGHT, Robin M. Aos que vão nascer: Uma etnografia religiosa dos índios baniwa. 1996. 364 f. Tese (livre-docência) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. 1996. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/281351?locale=es>. Acesso em: 23 de julho de 2018. WRIGHT, Robin M. Ialanawinai: o branco na história e mito Baniwa. In:ALBERT, Bruce; RAMOS, Alcida Rita (orgs.). Pacificando os brancos: cosmologias do contato no Norte-Amazônico. São Paulo: UNESP–Imprensa Oficial do Estado, 2002. pp. 431-468. WRIGHT, Robin M. História Indígena e do Indigenismo no Alto Rio Negro. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: ISA, 2005. XAVIER, Carlos Cesar Leal. Os Koripako Do Alto Içana: etnografia de um grupo indígena evangélico. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional/UFRJ, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO CÉSAR MARQUES HOLANDA.pdf4,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.