DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3536
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros Júnior, Cylon Hermida-
dc.date.available2021-11-10-
dc.date.available2021-12-01T18:27:05Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3536-
dc.description.abstractThis research focused on teaching environmental education as a transversal content in a geography class, in a State public school located in the city of Parintins (AM). It is understood that the educational process is dynamic. In this teaching and learning process, it is essential that we know the reality of environmental education worked on in geography classes. How students understand this knowledge, how the teacher teaches this knowledge, and how this cross-cutting content contributes to the construction of the student's geographic knowledge. In this sense, this research aimed to analyze how the teaching of environmental education is happening in geography classes in a public school in the city of Parintins (AM). Methodologically, this work is characterized as descriptive of qualitative nature, it used dialectics, as a method of procedure it used the case study, it used the collection of data from interviews, in loco observations and structured questionnaires, the analysis was carried out. according to the methods presented in this research. The teaching of environmental education in geography classes ended up stimulating students' curiosity about how they are part of an interconnected life of social, environmental and cultural relationships. From the contextualization of the content with their experiences, the students end up dialoguing with the teacher, becoming more interesting classes for the construction of critical thinking about their experiences. Finally, the teaching of environmental education in the teaching of geography ends up contributing to the formation of a student with critical thinking. Teachers, with their different forms of teaching, understand the importance of this transversal content for the student's understanding of reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.titleAprendizagem significativa: um estudo de caso sobre a aula de educação ambiental em uma escola estadual na cidade de Parintinspt_BR
dc.title.alternativeMeaningful learning: a case study about the environmental education class in a state school in the city of Parintinspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-01T18:27:05Z-
dc.creator.ID809.769.132-91pt_BR
dc.contributor.advisor1Brasil, João Bosco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0577433432714554pt_BR
dc.contributor.referee1Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6875284521398275pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, José Camilo de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1261581696808584pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como foco, o ensino de educação ambiental como conteúdo transversal em uma aula da disciplina geografia, em uma escola pública Estadual localizada na cidade de Parintins (AM). Entende-se que o processo educativo é dinâmico. Nesse processo de ensino e aprendizagem é essencial conhecermos a realidade da educação ambiental trabalhada nas aulas de geografia. Como os alunos compreendem este conhecimento, como o professor ensina este conhecimento, e como este conteúdo transversal contribui para a construção do conhecimento geográfico do aluno. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar como o ensino da educação ambiental está acontecendo nas aulas de geografia em uma escola pública no município de Parintins (AM). Metodologicamente, este trabalho caracteriza-se como descritivo de natureza qualitativa, utilizou-se da dialética, como método de procedimento empregou o estudo de caso, valeu-se na coleta de dados de entrevistas, observações in loco e questionários estruturados, a análise foi realizada conforme os métodos apresentados nessa pesquisa. O ensino de educação ambiental nas aulas de geografia acabou por estimular nos discentes a curiosidade sobre como eles fazem parte de uma interligada vida de relações sociais, ambientais e culturais. A partir da contextualização do conteúdo com suas vivências os discentes acabam dialogando com o professor, tornando-se aulas mais interessantes para a construção de um pensamento crítico acerca de suas vivencias. Por fim, o ensino da educação ambienta no ensino de geografia acaba contribuindo para a formação de um aluno com pensamento crítico. Os professores com suas formas diferentes formas de ensino, compreendem a importância desse conteúdo transversal para a compreensão da realidade pelo estudante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:TMP-2018



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.