DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3513
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMalafaia, Anderson de Melo-
dc.date.available2021-11-08T17:11:24Z-
dc.date.issued2019-11-26-
dc.identifier.citationMALAFAIA, Anderson de Melo. A música como instrumento pedagógico no ensino da matemática. 2019. 108 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3513-
dc.description.abstractIt presents the proposal of inserting music in the teaching of Mathematics through a playful perspective, inviting students from the 3rd year of high school to a meaningful and pleasurable teaching moment. This proposal has as a general objective to propose didactic activities relating Mathematics and Music, arousing the interest and creativity of students, thus contributing to the construction of mathematical knowledge. The teacher needs to develop the student's reasoning through practical examples that are close to reality, and music can be one of those that allow them to develop the knowledge, skills and competences to act in the society in which they live.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática e músicapt_BR
dc.subjectMath and musicpt_BR
dc.subjectCurrículo educacionalpt_BR
dc.subjectEducational curriculumpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativa da matemáticapt_BR
dc.subjectMeaningful learning of mathematicspt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectTeaching mathpt_BR
dc.titleA música como instrumento pedagógico no ensino da matemáticapt_BR
dc.title.alternativeMusic as a pedagogical tool in mathematics teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-08T17:11:24Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Helisângela Ramos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594094566656197pt_BR
dc.contributor.referee1Graça Neto, Almir Cunha da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2601314510483206pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Jeanne Moreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3452575521411050pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8115467500822797pt_BR
dc.description.resumoApresenta-se a proposta de inserir a música no ensino de Matemática através de uma perspectiva lúdica, convidando os alunos do 3º ano do ensino médio para um momento de ensino significativo e prazeroso. Essa proposta tem como objetivo geral propor atividades didáticas relacionando Matemática e Música, despertando o interesse e a criatividade dos alunos, contribuindo assim para construção do conhecimento matemático. O professor precisa desenvolver o raciocínio do aluno através de exemplos práticos e que estejam próximos da realidade, e a música pode ser um desses que lhes permitam desenvolver os conhecimentos, habilidades e competências para atuarem na sociedade em que vivem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABDOUNUR, Oscar João. Matemática e Música: O pensamento analógico na construção de significados. 2ª Ed. São Paulo: Escrituras, 2002. ANTUNES, Celso. Como Transformar Informação em Conhecimento. 2ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, Fascículo 2: na sala de aula, 2002, 39p. ________. Como Desenvolver Conteúdos Explorando as Inteligências Múltiplas?. 3ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes. Fascículo 3: na sala de aula, 2002, 55p. ________. Como Identificar em você e em seus Alunos as Inteligências Múltiplas? 3ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes. Fascículo 4: na sala de aula, 2002, 39p. (ANEXOS de A à I). ________. Como Desenvolver as Competências em Sala de Aula? 4ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes. Fascículo 8: na sala de aula, 2002, 88p. BOGDAN, R. ; BIKLEN, S.K. An Introduction to Theories and Methods. 5a ed. Qualitative Research for Education,1982. BORBA, M. C. (Org.). Educação matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. BOYER, C. B. Matemática e Música - O pensamento analógico na construção de significados. São Paulo: Edgard Blücher Ltda., 1996. BRASIL. Lei n° 11769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, p. 1. 18 ago. 2008. _______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997a. _______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997b. _______. Portal da Educação - Ministério da Educação. Ensino de música será obrigatório. 25 ago. 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/222-537011943/11100-sp-433581153>.. Assessoria de Comunicação Social. Acesso em 20 de março de 2019. 55 CAMPOS, G. P. S. Música e matemática na educação: é possível? Dissertação (Mestrado em 2009). Vitória: Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira, 2012. Disponivel em: http://portais4.ufes.br/posgrad/teses/nometese_165_GEAN%20PIERRE%20DA%20SILVA%20CAMPOS.pdf Acesso em: 28 Junho 2019. CAMARGOS, C. B. R. Música e Matemática: a harmonia dos números revelada em uma estratégia de modelagem. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010. Disponível em: http://www.ppgedmat.ufop.br/arquivos/dissertacoes_2010/Diss_Chrisley.pdf. Acesso em: 30 junho. 2019. FERREIRA, Martins. Como usar a Música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001. FREGTMAN, C. D. O Tao da Música. São Paulo: Cultrix, 1986. FALCÃO, J. T. da R.; RÉGNIER, J. Sobre os métodos quantitativos na pesquisa em ciências humanas: riscos e benefícios para o pesquisador. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 81, n. 198, p. 229-243, maio. /ago. 2000. Disponível em: https:// periódicos.sbu.unicamp.br>index.php>reisup>article>download. Acesso: 12 junho 2019. GRANJA, Carlos Eduardo de Souza Campos. Musicalizando a Escola: Música, Conhecimento e Educação. São Paulo: Escrituras, 2006. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: Como fazer pesquisas qualitativas em Ciências Sociais. 8ª Ed. Rio de Janeiro/Saõ Paulo. Editora Record,2004. GOODE e HATT, K. Métodos em Pesquisa Social. São Paulo, Cia. Editora Nacional, 1968. MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa subversiva. In: III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa. Lisboa, 2010. Disponivel em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/289. Acesso em: 15 de junho 2019. OLIVEIRA, G. S. Crenças de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática. 2009. 206 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Federal de 56 Uberlândia, Uberlândia. 2009. Disponivel em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13606. Acesso em 18 de junho de 2019. PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2012. SILVA, V. G. Tecnologias de informação no contexto das práticas pedagógicas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: LONGHINI; M. D. (org.) O uno e o diverso na Educação. Uberlândia: EDUFU, 2011. p. 311-322. Disponivel em: https://revistas.ufg.br>rir>article>download. Acesso em 24 de junho de 2019.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCurrículopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A música como instrumento pedagógico no ensino da matemática.pdf13,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.