DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAroucha, Phamela Santos-
dc.date.available2021-10-26T18:34:11Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationAROUCHA, Phamela Santos. Inclusão de alunos surdos em uma escola comum da zona norte de Manaus: uma análise discursiva. 2021. 82 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3492-
dc.description.abstractEducation can be perceived as a process surrounded by plurality and multiplicity, it is a fact that the classroom is a very diverse space and this is made possible through the entry of new subjects in the school environment and one of them is the member of the Deaf community. For the acceptance of the Deaf, the institution responsible for the school vehicle called Education had to restructure itself, and with this imprint a movement is formed involving school, methodologies and the legislative canon that currently guarantee the universal right to the Deaf, which is access and permanence in the school institution. Thus, this research aims to analyze the effects of meanings on educational inclusion for Deaf people within a common school in the northern part of the city of Manaus. For this, a historical contextualization of educational approaches for the deaf will be carried out; characterization of current educational policies for the deaf, as well as their impact on the education of these students; as well as the study, from the perspective of French-line discourse analysis, of the discourses on educational inclusion for the deaf in the regular education system. This is a qualitative research, the corpus is constituted by the speeches produced by deaf students and non-deaf high school teachers from a common school in the north of Manaus. For data collection, conversation circles were made with deaf students from each year of high school and a conversation circle with the teachers of these students. The analytical theory of this work is based on the French Discourse Analysis. Studies by authors on deaf education and sign language such as Quadros (2006), Strobel (2008) and Lodi (2016) were also used, as well as legislation that addresses education for the deaf. Studies by authors on Discourse Analysis such as Pêcheux (1997), Fuchs and Pêcheux (2010) and Orlandi (2013) were also used. The results demonstrate that in the same school space different discursive formations (DF's) circulate on the inclusion of deaf students and that these DF's are the result of ideological formations that challenge each subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectBrazilian sign languagept_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.titleInclusão de alunos surdos em uma escola comum da zona norte de Manaus: uma análise discursivapt_BR
dc.title.alternativeInclusion of deaf students in a regular school in the north of Manaus: a discursive analysispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-26T18:34:11Z-
dc.contributor.advisor1Santos, Marcos Roberto dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3984604069397961pt_BR
dc.contributor.referee1Souza Júnior, Fábio Vieira de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2618370559195975pt_BR
dc.contributor.referee2Vale, Jackson da Silva Vale-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5693091053012125pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6449839123282867pt_BR
dc.description.resumoA educação pode ser percebida como um processo cercado pela pluralidade e multiplicidade. É fato que a sala de aula é o espaço muito diverso. Isto é possibilitado por meio do ingresso de novos sujeitos em âmbito escolar e um deles é o membro da comunidade Surda. Para a aceitação do Surdo a instituição responsável pelo veículo escola denominada Educação teve que se reestruturar, e com este cunho se forma um movimento envolvendo escola, metodologias e o cânone legislativo que na atualidade garantem o direito universal ao Surdo que é o acesso e a permanência na instituição escolar. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos de sentidos sobre a inclusão educacional para surdos dentro de uma escola comum na zona norte da cidade de Manaus. Para isso, será realizada uma contextualização histórica sobre as abordagens educacionais para surdos; caracterização das políticas educacionais vigentes para surdos, bem como seu impacto na educação desses alunos; bem como o estudo pela ótica da análise do discurso de linha francesa os discursos sobre a inclusão educacional para surdos no sistema de ensino regular. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, portanto, o corpus é constituído pelos discursos produzidos por alunos surdos e professores não surdos do Ensino Médio de uma escola comum da zona norte de Manaus. Para a coleta dos dados foram feitas rodas de conversa com alunos surdos de cada ano do Ensino Médio e uma roda de conversa com os professores desses alunos. A teoria analítica desse trabalho se sustenta na Análise de Discurso de linha francesa. Também foram utilizados os estudos de autores sobre educação de surdos e língua de sinais como Quadros (2006), Strobel (2008) e Lodi (2016), além de legislações que abordam a educação para surdos. Também foram utilizados estudos de autores sobre a Análise de Discurso como Pêcheux (1997), Fuchs e Pêcheux (2010) e Orlandi (2013). Os resultados demonstram que no mesmo espaço escolar circulam formações discursivas (FD’s) diferenciadas sobre a inclusão dos alunos surdos e que essas FD’s são resultados de formações ideológicas que interpelam cada sujeito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 8 set 2020. BRASIL. Lei Nº 12.319, de 1 de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Brasília, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12319.htm. Acesso em: 10 set 2020. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996; Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 set 2020. BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 16 set 2020. BRASIL. Lei Nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, 2000; Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm. Acesso em: 20 set 2020. BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24 set 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 24 dez 2020. BRASIL. Decreto-lei n.5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a lei n.10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da lei n.10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília: Diário Oficial da União. 23 dez. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 02 out 2020 BRASIL. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa / Secretaria de Educação Especial; Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos - Brasília : MEC ; SEESP, 2004. CAPOVILLA, Fernando C. Filosofias educacionais em relação ao surdo: do oralismo à comunicação total ao bilinguismo. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 6, n. 1, 2000, p. 99-116. CAPOVILLA, Fernando C. Filosofias educacionais em relação ao surdo: do oralismo à comunicação total ao bilinguismo. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 6, n. 1, 2000. 56 CARVALHO, Paulo Vaz. Breve história dos surdos no mundo e em Portugal. Lisboa: Surd’Universo. 2007. CICCONE, Marta. Comunicação total: introdução, estratégia, a pessoa surda. Rio de Janeiro: Cultura Médica. 1990. DUARTE, Soraya Bianca Reis et al. Aspectos históricos e socioculturais da população surda. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.20, n.4, out.-dez. 2013, p.1713-1734. FENEIS. A educação que nós, surdos, queremos. Revista da Feneis, Rio de Janeiro, ano 5, n. 25. 1999. Edição Especial. FERNANDES, Claudimar Alves. Análise do Discurso: Questões Introdutórias. São Carlos: Editora Claraluz, 2008. FERNANDES, Eulália. Linguagem e surdez. Porto Alegre: Artmed, 2003. FERNANDES, Sueli. Educação de surdos. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2011. FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Moraes, 1980. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra; 2011. FREIRE, Paulo. Política e educação. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1997. FUCHS, Catherine; PÊCHEUX, Michel. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas (1975). In: GADET, Françoise; HAK, Tony (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução: Bethania S. Mariani... [et al.]. 4.ed. Campinas: Unicamp, 2010. p. 159 – 249 BOURDIEU, Pierre. A Reprodução. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011 GOLDFELD, Márcia. A criança surda. São Paulo: Plexus, 1997. GUGEL, Maria Aparecida. Pessoa com deficiência e o direito ao trabalho: reserva de cargos em empresas, emprego apoiado. Florianópolis: Obra Jurídica. 2007. HALL, S. A questão multicultural. In: SOVIK, L. (Org.) Da diáspora identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/UNESCO, 2003. JOMTIEN, Declaração. Declaração mundial sobre educação para todos plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien: Tailândia - 5 a 9 de março de 1990. LODI, Ana Claudia Balieiro. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 49-63, jan./mar. 2013. Disponível em: Acesso em: 16 maio 2016. 57 MARTÍNEZ, LFP. A pesquisa qualitativa crítica. In: Questões sociocientíficas na prática docente: Ideologia, autonomia e formação de professores [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2012. MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004. MARTINS, L. M; ALMEIDA, L. A constituição da pessoa em Henri Wallon. São Paulo, Loyola, 2004. MARX, K.Carta a P.V. Annenkov, In MARX, K. e ENGELS, F.– Obras Escolhidas. São Paulo: Alfa Ômega, s/d. 1989. MARX, Karl. O Capital. São Paulo, Ed. Nova Cultural, 1996. MOREIRA, Marco Antônio. Linguagem e Aprendizagem Significativa. Conferência encerramento do IV encontro Internacional sobre aprendizagem significativa, Maragogi, AL no dia 12/09/2003. Revisam realizada durante o segundo encontro Internacional de linguagem e cognição, Belo Horizonte, mg, Brasil, 16 a 18 de julho de 2003. ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 11a Edição, Campinas - SP: Pontes Editores, 2013. PÊCHEUX, Michel. Discurso: Estrutura ou Acontecimentos. Campinas: Pontes, 1997. QUADROS, Ronice Miller de; SHMIEDT, Magal. Ideias pra Ensinar Português para Surdos. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Especial, 2006. QUADROS, Ronice Müller de; PERLIN, Gladis Teresinha Taschetto (Org.). Estudos Surdos II. Petrópolis: Arara Azul. 2007. SÁ, Nídia Limeira de. Educação de Surdos: a caminho do bilingüismo. Niterói, RJ: EDUFF, 1999. SALLES, Heloísa Maria Moreira Lima et al. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Brasília, DF: MEC, 2004. (Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos, v. 2). SANTOS, Marcos Roberto dos. Educação De Surdos: o discurso da inclusão educacional produzido por surdos e ouvintes. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes), Escola Superior de Artes e Turismo, Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, fls. 137, 2017. SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. Trad. De Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1995. SOUTO, Maíra Wood Almeida. Oralismo x bilinguismo: filosofias educacionais historicamente contrastantes e presentes na educação para o surdo. Santa Catarina, 2017. STROBEL, Karin Lilian. Surdos: vestígios culturais não registrados na história. 2008. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, 2008. 58 UNESCO, Declaração de Salamanca e suas linhas de Ação socre necessidades Educativas Especiais. Brasília, DF: UNESCO, 1994. WILCOX, Phyllis Perrin; WILCOX, Sherman. Aprender a ver. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2005.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducação inclusivapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inclusão de alunos surdos em uma escola comum da zona norte de Manaus - uma análise discursiva.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.