DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3453
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Dyagni Brahmacari Ribeiro-
dc.date.available2021-10-07T15:41:11Z-
dc.date.issued2021-07-21-
dc.identifier.citationSOARES, Dyagni Brahmacari Ribeiro. A Merenda escolar antes durante a pandemia da COVID-19: vivência de promoção de saúde em uma escola municipal de Manaus. 2021. 45 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3453-
dc.description.abstractThe present study started from the observation carried out in full-time elementary schools of the State Education Network, in the city of Manaus, during three semesters of the University, corresponding to stages I, II and III. Its main objective is to research the rules for manipulating school meals and the relationship with Health Promotion (HP). The work was divided into three stages: firstly, in the theoretical framework, a brief history of school meals was carried out, bringing information about those responsible, managers and enforcers of its standards with some booklets, guiding documents and, the Health Promoting School will be part of the study . The Health Promoting School brought a new perspective to the issue of school health, as several aspects are involved, such as child development, environmental conditions, the coexistence of family and society, skills such as knowledge and security. Second, the case study methodology will be based on observations and interviews carried out in the school environment. Thirdly, the results, in which they were analyzed and discussed with the techniques put forward by the bodies responsible for standardizing practices and mandatory laws defined by Brazilian bodies. It was noticed that there are norms and rules, but that there is a deficiency in applying and supervising them. As for the experience in the School of Study, it was observed that there is much to be done in relation to the training of people involved in school lunches, as it is through them that you can insert or maintain a Health Promoting School (EPS), therefore, this study it was relevant to be able to observe the work of important people in the educational context, such as lunch ladies, but who end up being forgotten by many inside and outside the school. We hope that this research can contribute to new discussions inside and outside the academy, leading to all thoughts of reflection, inquiry and change regarding healthy eating in the educational environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMerenda escolarpt_BR
dc.subjectSchool lunchpt_BR
dc.subjectEscola Promotora em Saúdept_BR
dc.subjectHealth Promoting Schoolpt_BR
dc.subjectHigienept_BR
dc.subjectHygienept_BR
dc.titleA merenda escolar antes durante a pandemia da COVID-19: vivência de promoção de saúde em uma escola municipal de Manauspt_BR
dc.title.alternativeSchool lunches during the COVID-19 pandemic: health promotion experience in a municipal school in Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-07T15:41:11Z-
dc.contributor.advisor1Araujo, Cleusa Suzana Oliveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489509648411701pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Patrícia Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6225188225246386pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Osmarina Guimarães de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593296452319918pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0444624416787081pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo partiu da observação realizada em escolas de tempo integral do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação, da cidade de Manaus, durante três semestres da Universidade, corresponde aos estágios I, II e III. Tem como objetivo principal pesquisar sobre as normas de manipulação da merenda escolar e a relação com a Promoção em Saúde (PS). Dividiu-se o trabalho em três etapas: primeiramente no referencial teórico foi realizado um breve histórico sobre a merenda escolar trazendo informações sobre responsáveis, gestores e executores de suas normas com algumas cartilhas, documentos norteadores e, a Escola Promotora de Saúde fará parte do estudo. A Escola Promotora de Saúde trouxe uma nova ótica para a questão da saúde escolar, pois são envolvidos vários aspectos como o desenvolvimento infantil, as condições ambientais, a convivência da família e sociedade, as habilidades quanto conhecimento e segurança. Segundo, a metodologia do estudo de caso partirá das observações e da entrevista realizada no ambiente escolar. Terceiramente, os resultados, no qual foram analisados e discutidos com as técnicas colocadas pelos órgãos responsáveis pelas normatizações das práticas e leis obrigatórias definidas pelos órgãos brasileiros. Percebeu-se que existem normas e regras, mas que há deficiência em aplicá-las e fiscalizá-las. Quanto à experiência na Escola de estudo observou-se que há muito a ser feito em relação ao treinamento das pessoas envolvidas na merenda escolar, pois é por meio delas que pode inserir ou manter uma Escola Promotora de Saúde (EPS), portanto, este estudo foi relevante para poder observar o trabalho de pessoas importantes no contexto educacional, como as merendeiras, mas que acabam sendo esquecidas por muitos dentro e fora da escola. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para novas discussões dentro e fora da academia, levando a todos os pensamentos de reflexão, indagação e mudança no que diz respeito à alimentação saudável no ambiente educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANTONIO, A.R.G.M.; MENDES, R.T. Saúde Escolar e Saúde do Escolar. In.: BOCCALETTO, E.M.; MENDES, R.T. (orgs). Alimentação, atividade física e qualidade de vida dos escolares do município de Vinhedo/SP. -- Campinas: IPES Editorial, 2009. ARAUJO, C.S. O. Educação e saúde no contexto escolar. Manaus, AM: UEA edições, 2013. BOCCALETTO, E.M.; MENDES, R.T. (orgs). Alimentação, atividade física e qualidade de vida dos escolares do município de Vinhedo/SP. -- Campinas: IPES Editorial, 2009. BRASIL, Agência. Últimas notícias do Brasil e do mundo (ebc.com.br). Disponível em: < HTTPS://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos humanos/noticia/2021-07/fao-pandemia-levou-118-milhoes-de-pessoas-passar fome-em-2020> Acesso em 27/06/2021. BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Cartilha sobre Boas Práticas para serviços de alimentação: Resolução-RDC no 216/2004. Brasília, 2004a. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra_final.pdf>. Acesso em: 17/05/2021. BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Brasília: ANVISA, 2021. Disponível em: < https://www.gov.br/anvisa/pt br/acessoainformacao/institucional> Acesso em 10/06/2021. BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Cartilha sobre Boas Práticas para serviços de alimentação: Resolução-RDC no 216/2004. Brasília, 2004a. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra_final.pdf>. Acesso em: 16/06/2021. BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC n° 216/2004. Brasília: ANVISA, 2004. Disponível em: < http://rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/5125403/4132348/RESOLUcaORDCN216ANVI SA.pdf> Acesso em: 16/06/2021. BRASIL. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Brasília, DF, ABNT NBR BRASILEIRA ICS ISBN 978-85-07- Número de referência 21 páginas 15635. 2021. BRASIL. Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 15.635:2008: Norma comentada. BRASÍLIA, DF, ABNT, 2008. BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Brasília. DF. 2021. Disponível em: < https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/area-de- 40 imprensa/noticias/item/2762-fnde-retoma-projeto-horta-escolar> Acesso em 05/06/2021. BRASIL. Guia Covid-19: Alimentação Escolar. Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Volume 5, 2021. BRASIL. Lei nº 11.947, de 16/06/2009: Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica; altera as Leis nos 10.880, de 9 de junho de 2004, 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, 11.507, de 20 de julho de 2007; revoga dispositivos da Medida Provisória no 2.178- 36, de 24 de agosto de 2001, e a Lei no 8.913, de 12 de julho de 1994; e dá outras providências. Brasília-DF. Disponível em: . Acesso em: 15/06/2021. BRASIL. Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19. 2021. Disponível em: < https://pesquisassan.net.br/olheparaafome/> Acesso em 27/06/2021. BRASIL, MINISTÉRIO DA ECONOMIA, 2020 Ofício Circular SEI n° 1088/2020/ME criado pelo Ministério da Economia e Secretaria Especial de Previdência e Trabalho). BRASIL. Ministério da Economia, Escolas Promotoras de Saúde: experiências no Brasil. Brasília, DF: Ministério da Economia, 2007. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/escolas_promotoras_saude_experi encias_brasil_p1.pdf> Acesso em: 14/07/2021. BRASIL. Ministério da Economia, Ofício Circular SEI n° 1088/ME. Brasília, DF: Ministério da Economia, 27 mar. 2020. BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: documento para discussão. Brasília, 2002. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nac_prom_saude.pdf> Acesso em 15/07/2021. BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução RDC no 216, de 15 de setembro de 2004. Aprova o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação. Diário Oficial da União, Brasília, 2004. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2004/res0216_15_09_2004.h tml> Acesso em 15/07/2021. BRASIL. Programa Nacional de Alimentação Escolar. Brasília: PNAE, 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e programas/programas/pnae> Acesso em 10/06/2021. BRASIL. Programa Nacional de Merenda escolar: Recomendações para a execução do programa nacional de alimentação escolar no retorno presencial às aulas durante a pandemia da covid-19: educação alimentar e nutricional e segurança dos alimentos. Brasília, DF, PNAE, 2020. 41 BRASIL. Resolução no 26, de 17 de junho de 2013. Programa Nacional de Alimentação Escolar. Diário Oficial da União. Brasília, DF,17 jun. 2013. Disponível em: <https://www.google.com.br/search?biw=1354&bih=i=f3gxWtT u1bBo&q=Resolu%C3%A7%C3%A3o+n%C2%BA+26%2C+de+17+de+junho+ de+2013&oq=Resolu%C3%A7%C3%A3o+n%C2%BA+26%2C+de+17+de+jun ho+de+2013&gs_l=psyab.3...35553.35553.0.36007.1.1.0.0.0.0.108.108.0j1.1.0. ...0...1c.1.64.psy-ab..0.0.0....0._zpi28vxmX4> Acesso em: 16/06/2021. CAVALCANTE, J. et. al. COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia até a semana epidemiológica 20 de 2020. Epidemiol. e Serv. de Saúde, Brasília, v. 29. No. 4, 2020. Disponível em: < http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679- 49742020000400016 > Acesso em: 29/06/2021. CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Luciana de Oliveira da Rocha – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. EDUCAÇÃO. Portal, 2021. Disponível em:< HTTPS://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/cotidiano/a-importancia de-manter-um-ambiente-limpo/54661 > Acesso em: 27/06/2021. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2011. IERVOLINO, S.A. Escola Promotora da Saúde – Um projeto de Qualidade de Vida, 2000. 167 p. Dissertação para conclusão de mestrado em saúde pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. ISSA, R.C.; MORAES, L.F.; FRANCISCO, R. R. J.; SANTOS,L.C.; DOS ANJOS, A.F.V.; PEREIRA, S.C.L. Alimentação escolar: planejamento, produção, distribuição e adequação. Rev Panam Salud Publica. v.35, n. 2, p.96-103, 2014, MAGNO, L. et. al. Desafios e propostas para ampliação da testagem e diagnóstico para COVID-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25. no. 9. P. 3355-3364 2020. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/1413- 81232020259.17812020 > Acesso 30/06/2021. MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 3° ed. São Paulo: Atlas, 1996. MARTÍNEZ, L.F.P. A pesquisa qualitativa crítica: Questões sociocientíficas na prática docente: Ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo: Editora UNESP, 2012. Disponível em: < http://books.scielo.org/id/bd67t/pdf/martinez-9788539303540-12.pdf >. Acesso em 30/06/2021. MENEZES, E. T. de. Verbete merenda escolar. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educa Brasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em < HTTPS://www.educabrasil.com.br/merenda-escolar/ >. Acesso em: 05 maio 2021. 42 NUNES, M. et. al. Exames diagnósticos e manifestações clínicas da COVID-19 em crianças: revisão integrativa. Texto & Contexto Enfermagem, v. 29, p. 3, 2020. Disponível em <https://www.researchgate.net/deref/https%3A%2F%2Fdoi.org%2F10.1590%2F1980- 265X-TCE-2020-0156> Acesso em 30/06/2021. Portal Educação, 2021. <HTTPS://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/cotidiano/a-> Acesso em 30/05/2021. XAVIER, A. et. al. COVID-19: manifestações clínicas e laboratoriais na infecção pelo novo coronavírus. J Bras Patol Med Lab. 2020; 56: 1-9. Disponível em <https://www.jbpml.org.br/detalhes/1627/covid-19--manifestacoes-clinicas-e laboratoriais-na-infeccao-pelo-novo-coronavirus >. Acesso em 29/pt_BR
dc.subject.cnpqEducação inclusivapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino fundamentalpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.