DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3452
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Efrain da Silva-
dc.date.available2021-10-07T15:38:30Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Efrain da Silva. A Literatura infanto juvenil: estratégias metodológicas na educação infantil. 2021. 67 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3452-
dc.description.abstractThe present research, which culminated in a Course Conclusion Paper - TCC of the Pedagogy Course, was partly developed before the pandemic and partly carried out during the pandemic context of Covid19. Its theme is Children's Literature: methodological strategies in Children's Education. And as a question: which methodological strategies enhance the work with Children's Literature in Children's Education? After disquieting and analytical reflections, we constructed as a general objective to list possible methodological strategies that potentialize the work with Children's Literature in Children's Education. Specific goals are: to map theoretical references about concepts of Children's and Youth Literature; to select methodological strategies to work with Children's and Youth Literature in Children's Education; to experience methodological strategies in Children's Education with Children's Literature and to analyze the use of the selected methodological strategies to potentiate the work with Children's and Youth Literature in Children's Education. We started by conducting a bibliographic and documental research, with a survey of renowned authors, among them we mention Coelho (2000), Meireles (1984) and Pereira (2006) and Legal Educational Documents such as the Common National Curricular Base (BNCC-2018) and the Amazon Curricular Reference (RCA-2018). The research subjects were five year-old children enrolled in a School of Early Childhood Education in the East Zone of Manaus/AM. The instruments for data collection were Participant Observation and the use of the Field Diary. The methodology used was phenomenology, and the research is qualitative. At the end of the research, it was evident that the methodological strategies enhance Storytelling, making its development more appealing, attractive, playful and that they facilitate the abstraction process, as well as arouse and stimulate curiosity for new types of reading.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantojuvenilpt_BR
dc.subjectChildren's Literaturept_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectStorytellinpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectEstratégias metodológicaspt_BR
dc.subjectMethodological strategiespt_BR
dc.titleA literatura infanto juvenil: estratégias metodológicas na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeChildren's Literature: methodological strategies in early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-07T15:38:30Z-
dc.contributor.advisor1Nascimento, Maria Evany do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578488589056350pt_BR
dc.contributor.referee1Dutra, Marcos Afonso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3550669425589821pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Mariana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7354105463181925pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9382640553925081pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa que culminou em um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do Curso de Pedagogia, teve parte desenvolvida presencialmente antes da pandemia e parte realizada durante o contexto pandêmico da Covid19. Tem como tema A Literatura Infantojuvenil: estratégias metodológicas na Educação Infantil. E como pergunta: quais estratégias metodológicas potencializam o trabalho com a Literatura Infantojuvenil na Educação Infantil? Após reflexões inquietantes e analíticas construímos como objetivo geral elencar possíveis estratégias metodológicas que potencializem o trabalho com a Literatura Infantojuvenil na Educação Infantil. Os objetivos específicos são: mapear referenciais teóricos sobre conceitos da Literatura Infantojuvenil; selecionar estratégias metodológicas para o trabalho com a Literatura Infantojuvenil na Educação Infantil; experienciar estratégias metodológicas na Educação Infantil com a Literatura Infantojuvenil e analisar o uso das estratégias metodológicas selecionadas para potencializar o trabalho com a Literatura Infantojuvenil na Educação Infantil. Iniciamos por realizar uma pesquisa bibliográfica e documental, com levantamento de autores renomados, entre eles citamos Coelho (2000), Meireles (1984) e Pereira (2006) e Documentos Educacionais Legais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC-2018) e o Referencial Curricular Amazonense (RCA-2018). Os sujeitos da pesquisa foram crianças de cinco anos de idade matriculadas numa Escola de Educação Infantil da Zona Leste de Manaus/AM. Os instrumentos para coleta de dados foram a Observação Participante e o uso do Diário de Campo. A metodologia utilizada foi a fenomenologia, a pesquisa é de tipo qualitativa. Ao concluir a pesquisa evidenciamos que as estratégias metodológicas potencializam a Contação de Histórias deixando o seu desenvolvimento mais atraente, atrativo, lúdico e que facilitam o processo de abstração, bem como desperta e estimula a curiosidade por novos tipos de leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro, editora: Walk, 2003. AMAZONAS. Referencial Curricular amazonense da Educação Infantil. Manaus: Seduc, 2018. (Disponível em: http://www.educacao.am.gov.br/secretaria-de educacao-disponibiliza-referencial-curricular-amazonense-rca/. Acesso em: 25 fev. 2021). ANGELO, Aline Aparecida. PASTORELLO, Mariana Carbonero. TORRES, Simone Pádua. A importância da “contação” de histórias para o processo de alfabetização e na formação de leitores. Vol.6. Revista Mediação. MG, 2015. (Disponível em: https://docplayer.com.br/9687158-A-importancia-da-contacao-de historias-para-o-processo-de-alfabetizacao-e-na-formacao-de-leitores-resumo.html. Acesso em: 18 nov. 2020). BEDRAN, Bia. A arte de cantar e contar histórias: narrativas orais e processos criativos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. BUSATTO, C. A arte de contar histórias no século XXI. Vozes, Petrópolis, RJ, 2013. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC-CNE, 2018. (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_sit e.pdf Acesso em: 25 nov. 2020). BRASIL, MEC/CNE. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: Diário Oficial da União, 28 abr. 2020ª. BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília: Diário Oficial da União, 3 fev. 2020. COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teorias, análises, didática. São Paulo: Moderna, 2000. COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil brasileira. 5.ed.rev.atual. – São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52º ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 5º ed. São Paulo: Atlas, 2010. GIRARDELLO, G. Voz, Presença e Imaginação: A Narração de histórias e as crianças pequenas. Artigo apresentado no 26º Anped. GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à Literatura para Crianças e Jovens. São Paulo: Paulinas, 2010. HERCULANO-HOUSEL, Suzana. Neurociência na Educação. Belo Horizonte, MG: ATTA Mídia e Educação, 2010. HUSSERL, E. Meditações cartesianas. São Paulo: Hadras, 2001. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991. MACEDO, Elizabeth. Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002. MANN, Peter. H. Métodos de investigação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1970. MANNING, Peter k., Metaphors of the field: varieties of organizational discourse, In Administrative Science Quartely, vol.24, December 1979, pp.660-671. MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de Pesquisa: Planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação e dados. São Paulo: Atlas, 2013. MEIHY, José Carlos Sebe B. Manual de história oral. 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005. MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. -3º ed. – Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1984. MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001. NASCIMENTO, Evany. OLIVEIRA, Valdemir. Literatura Infantojuvenil. (Livro-Texto). Licenciatura em Letras Mediado. Manaus: UEA Edições, 2017. NOVA ESCOLA. Na prática: livros de pano para exercitar a escuta, fala, pensamento e imaginação. Publicado em NOVA ESCOLA 15 de Outubro | 2019. (Disponível em: file:///D:/Documents/TCC/Coleta%20de%20Estrat%C3%A9gias%20Metodol%C3%B 3gicas/Estrat%C3%A9gias%20do%20livro%20de%20pano/na-pratica-livros-de pano-para-exercitar-escuta-fala-pensamento-e-imaginacao.pdf Acesso em: 5 out. 2020). PEREIRA, Andrea Kluge. Biblioteca na Escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. SEBER, Maria da Glória. A escrita infantil: o caminho da construção. São Paulo: Scipione, 2010. SKINNER, B.F. Sobre o behaviorismo. São Paulo: Cultrix: 2011. SOARES, Magda. Linguagem e Escola: Uma perspectiva social. Programa Nacional Biblioteca do Professor. MEC – FAE. 12º - ed. Editora: Ática, 1994. VIGOTSKY, Lev Semenovich. El problema de la edad. In: L.S. Vygotsky Obras Escogidas IV, Aprendizage/Visor. 1932/1996 p.251-273. ________________________. Interação entre aprendizado e o desenvolvimento. In: L.S. Vygotsky. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes. 1984ª p. 89-103 (publicado originalmente em 1935). ________________________. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1996. ________________________. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem, SP: Ícone/EDUSP, 1998. ________________________. A análise pedagógica do processo pedagógico. In: L.S. Vygotsky, L.S. (2001) Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes. (2001d). WALLON, H. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. São Paulo: Vozes, 2008.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura infanto juvenilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Literatura infanto juvenil - estratégias metodológicas na educação infantil.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.