DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3451
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Elen Ariane Freitas-
dc.date.available2021-10-07T15:35:16Z-
dc.date.issued2021-08-03-
dc.identifier.citationPEREIRA, Elen Ariane Freitas. Ensinar e aprender na educação infantil: estudos e vivências em uma escola municipal de Manaus. 2021. 36 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3451-
dc.description.abstractIn the present work, we define as a general objective to understand how the processes take place. of teaching and learning with five-year-olds in early childhood education. That said, We established as specific objectives: a) to understand the relationship between teaching and learning in early childhood education; b) identify teaching practices that hinder the process of learning; c) know the concepts of early childhood education teacher about teaching and learning. To achieve these goals, we carried out a bibliographic search and a search field, during Internship I. We researched in a 2nd period class, following the development of pedagogical practices carried out by the regent teacher in the classroom. Along the way, we adopted a qualitative approach and used it as an instrument for collecting given the participant observation, the field notebook and a structured questionnaire, applied with two teachers of early childhood education, aiming to understand their conceptions about the teaching and learning process. In data analysis, it was possible to establish a close relationship between the teaching and learning process. The teacher has an important role in this process, of planning and organizing the teaching situations, aiming to collaborate with the construction of learning, to be performed by children. Furthermore, we understand that the conceptions and beliefs that teachers have about the teaching process and learning may influence their pedagogical practices, with initial training being a important starting point for the construction of knowledge about teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.titleEnsinar e aprender na educação infantil: estudos e vivências em uma escola municipal de Manauspt_BR
dc.title.alternativeTeaching and learning in early childhood education: studies and experiences in a municipal school in Manaus.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-07T15:35:16Z-
dc.contributor.advisor1Souza, Kelly Christiane Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1196386667892565pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Andrezza Belota Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1078436779666761pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482600740372808pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8206578975592731pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho, definimos como objetivo geral compreender como se dão os processos de ensinar e aprender com crianças de cinco anos na educação infantil. Diante disso, estabelecemos como objetivos específicos: a) entender a relação entre ensino e aprendizagem na educação infantil; b) identificar práticas de ensino que dificultem o processo de aprendizagem; c) conhecer os conceitos do professor da educação infantil sobre ensino e aprendizagem. Para atingir esses objetivos, realizamos a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, durante o Estágio I. Pesquisamos em uma turma de 2° período, acompanhando o desenvolvimento das práticas pedagógicas realizadas pela professora regente em sala de aula. Nesse percurso, adotamos a abordagem qualitativa e utilizamos como instrumento de coleta de dados a observação participante, o caderno de campo e um questionário estruturado, aplicado com duas professoras da educação infantil, visando compreender suas concepções sobre o processo de ensinar e aprender. Na análise de dados, foi possível estabelecer uma estreita relação entre o processo de ensino e aprendizagem. O professor possui um papel importante nesse processo, de planejar e organizar as situações de ensino, visando colaborar para a construção da aprendizagem, a ser realizada pelas crianças. Além disso, compreendemos que as concepções e crenças que os professores possuem sobre o processo de ensino e de aprendizagem poderão influenciar as suas práticas pedagógicas, sendo a formação inicial um importante ponto de partida para a construção de saberes sobre a docência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Tradução de Lígia Teopisto. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2001. BILÓRIA, Jéssica Ferreira; METZNER, Andréia Cristina. A importância da rotina na Educação Infantil. Fafibe On-Line, Bebedouro, v. 6, n. 6, p. 1-7, 2013. Disponível em: https://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/28/1112201 3185355.pdf Acesso em: 27 de jun. de 2021. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília, MEC/ CONSED/ UNDIME, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ Acesso em: 03 de abr. de 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2009. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. CANDAU, Vera Maria Ferrão. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp. 240-255, Jul/ Dez 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/GKr96xZ95tpC6shxGzhRDrG/?lang=pt# Acesso em: 12 de jul. de 2021. CAMARGO, Natalia. Nas trilhas da história: caracterizando a Educação Infantil. UNIESP: Sertãozinho, 2009. Disponível em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170627110933.pdf Acesso em: 22 de jan. de 2020. CLARA, Aparecida Woytichoski Santa; FINCK, Silvia Christina Madrid. Educação infantil: um olhar sobre as práticas pedagógicas do corpo em movimento. EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação. Paraná: Editora Educere, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18412_10099.pdf Acesso em 21 de maio de 2021. DEHEINZELIN, M; MONTEIRO, P.; CASTANHO. F. C. Aprender com a criança: experiência e conhecimento/ Livro do professor da Educação Infantil: Creche e Pré-Escola: 0 a 5 anos e 11 meses. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREITAS, Eloá Fernanda de. Aprendizagem ativa na educação infantil: transformando a sala de aula em um espaço de criatividade. São Leopoldo: UNISINOS, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8741 Acesso em: 16 de jul. de 2021. 35 GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003. LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990. MENDES, Sarah de Lima. Tecendo a história das Instituições de Educação Infantil. Revista Saberes, Natal, v. 1, n. 11, p. 94-100, fev. 2015. MENEZES, Stella Ferreira; SILVA, Márcia Aparecida. Crenças de professores em formação sobre o que é aprender ensinar e se tornar professor de língua estrangeira. Revista Sapiência: Sociedade, Saberes e Práticas Educacionais. v. 7, n. 1. 2018. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/sapiencia/article/view/7663/5351 Acesso em: 17 de jul. de 2021. MINAYO, Maria Cecília de (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994. NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary Nascimento. Psicologia da aprendizagem. 3. ed. rev. Fortaleza: EDUECE, 2015. OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 2007. OSTERMANN, Fernanda; CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda. Teorias de Aprendizagem. Porto Alegre: Evangraf-UFRGS, 2011. PIAGET, Jean William Fritz. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. PIAGET, Jean William Fritz. Seis estudos de psicologia. 24 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999. ROGERS, Carl Ransom. Tornar-se pessoa. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. SANTANA, Keila Cristina Alves. A importância da contação de histórias na educação infantil. Goiás: FANAP, 2018. SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância contemporânea e educação infantil: uma perspectiva a partir dos direitos da criança. Campo Grande: Editora Oeste, 2013. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/36769# Acesso em: 20 de maio de 2021. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2017. SKINNER, Burrhus Frederic. Sobre o behaviorismo. São Paulo: Cultrix, 1974. 36 VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 1991. VYGOTSKY, Lev Semenovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Pena Villalobos. 11 ed. São Paulo: Editora Ícone, 2010. WATSON, John Broadus. Clássico traduzido: a psicologia como o behaviorista a vê. Tradução por Flávio Karpinscki Gerab et. al. Temas em psicologia. Ribeirão Preto, v. 16, n. 2, p. 289-301, 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2008000200011 Acesso em: 04 abr. de 2020.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensinar e aprender na educação infantil - estudos e vivências em uma escola municipal de Manaus.pdf698,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.