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dc.contributor.authorMotta, Beatriz Viana-
dc.date.available2021-10-06T17:16:51Z-
dc.date.issued2020-12-07-
dc.identifier.citationMOTTA, Beatriz Viana. Formação continuada no Centro de Apoio Pedagógico para o Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) - uma contribuição essencial para o atendimento de alunos com deficiência visual. 2020. 91 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3445-
dc.description.abstractThe present study discusses the contribution of continuing education to the care of students with visual impairment, this brings, as an epistemological approach, the social view on people with visual impairment. Thus, the general objective was to get to know the work and the contribution of a Pedagogical Support to assist People with Visual Disabilities (CAP) for the continuing education of teachers who work with visually impaired students in the state schools system in Manaus. And, as specific objectives: to understand the functioning of the Pedagogical Support Center to assist People with Visual Disabilities (CAP); identify continuing education courses held at CAP; and verify the contribution of training for teachers who serve students with visual impairments in ordinary education. It is a research with a qualitative, descriptive and field approach. The investigation took place at CAP/AM based on the consultations of documents and involved 28 subjects who participated in the continuing education course from 2017 to 2019. For data collection, a semi-structured questionnaire was used, which was sent to participants by through the Google Forms tool. The data show the importance of CAP/AM for educations in the State of Amazonas; need for investment (financial, human resources, materials) and strengthening of the actions developed, such as the expansion of new courses and offers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.subjectVisual Impairmentpt_BR
dc.subjectApoio Pedagógico para o atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP)pt_BR
dc.subjectPedagogical support for assisting Visually Impaired People (CAP)pt_BR
dc.titleFormação continuada no Centro de Apoio Pedagógico para o Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP): uma contribuição essencial para o atendimento de alunos com deficiência visualpt_BR
dc.title.alternativeContinuing training at the Pedagogical Support Center for Visually Impaired Persons (CAP) - an essential contribution to assisting visually impaired studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-06T17:16:51Z-
dc.contributor.advisor1Reis, Joab Grana-
dc.contributor.referee1Machado, Andrezza Belota Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1078436779666761pt_BR
dc.contributor.referee2Lemos, Cátia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1107294537559745pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0991034586202810pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo discorre sobre a contribuição da formação continuada para o atendimento de alunos com deficiência visual, este, traz como abordagem epistemológica a visão social sobre as pessoas com deficiência visual. Assim, teve-se como objetivo geral conhecer o trabalho e a contribuição de um Apoio Pedagógico para o atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) para a formação continuada de professores que atuam com estudantes com deficiência visual na rede estadual de ensino em Manaus. E, como objetivos específicos: compreender o funcionamento do Centro de Apoio Pedagógico para o atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP); identificar os cursos de formação continuada realizados no CAP; e verificar a contribuição da formação para os professores que atendem estudantes com deficiência visual no ensino comum. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e de campo. A investigação ocorreu no CAP/AM a partir da consulta de documentos e envolveu 28 sujeitos que participaram do curso de formação continuada no período de 2017 a 2019. Para a coleta de dados utilizou-se de um questionário semiestruturado que foi encaminhado para os participantes por meio da ferramenta do Google Forms. Os dados evidenciam a importância do CAP/AM para a formação continuada no Estado do Amazonas; necessidade de investimento (financeiro, recursos humanos, materiais) e fortalecimento das ações desenvolvidas, como a ampliação de novos curso e ofertas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEducação especialpt_BR
dc.subject.cnpqDeficiência visualpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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