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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Araci de Carvalho-
dc.date.available2021-10-06T17:14:39Z-
dc.date.issued2020-11-16-
dc.identifier.citationFREITA, Araci de Carvalho. Uma viagem: eu, o pequeno príncipe e o ensino de Ciências. 2020. 50 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3444-
dc.description.abstractThis work aims to investigate my training path in Stages I and II, seeking to elucidate the extent to which the experiences lived in this internship environment contributed to my training and understanding about reading paradidactic books in the early years of elementary school and the its potential to awaken interest in science in the child subject, since during my trajectory in the pedagogy course I realized the importance of awakening science in children, because it is in science, in scientific research that we will find the answers to many things, be it in caring for the planet, the environment, progress in cities, technologies and especially health. At this moment when we were surprised by a pandemic of a virus totally unknown to the scientific community, it shows even more, how much in the sciences we can seek our answers and save lives. And it was in the paradidactic books that I saw a way to involve children in science. These books are usually colorful, with stories aimed at various interesting content for students to read and that certainly some of these subjects will attract the student's attention and that some content can be extracted for science, as well as the book The Little Prince that was the focus of my work. This work is developed in narratives, both from my memories during my journey at the university, my experiences and learning in the course subjects and which aroused my interest in the sciences, as well as what was observed during my journey in schools during internships I, II and also the narratives of teachers Agna Freitas, Ana Valéria and Genira Oliveira, who contributed with their experiences on the use of paradidactic books. So I hope that this work contributes to arouse interest for science in the classroompt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivros paradidáticospt_BR
dc.subjectParadidactic bookspt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectInternshippt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.titleUma viagem: eu, o pequeno príncipe e o ensino de Ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeA trip: me, the little prince and teaching sciencept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-06T17:14:39Z-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Caroline Barroncas de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7898558694581023pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Mônica de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219564272293424pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Leila Nogueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5343470455865429pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3064302033214720pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar meu percurso de formação nos Estágios I e II, buscando elucidar em que medida as experiências vivenciadas neste ambiente de estágio contribuíram para a minha formação e compreensão sobre a leitura de livros paradidáticos nos anos iniciais do ensino fundamental e o seu potencial de despertar no sujeito criança o interesse para a ciência, visto que durante minha trajetória no curso de pedagogia percebi a importância do despertar das ciências nas crianças, pois é nas ciências, nas pesquisas científicas que vamos encontrar as resposta para muitas coisas, seja no cuidado com planeta, meio ambiente, no progresso nas cidades, nas tecnologias e principalmente com a saúde. Nesse momento em que fomos surpreendidos por uma pandemia de um vírus totalmente desconhecido para a comunidade científica evidencia mais ainda, o quanto nas ciências podemos buscar nossas respostas e salvar vidas. E foi buscando nos livros paradidáticos que vi uma forma de envolver as crianças nas ciências. Esses livros geralmente são coloridos, com histórias voltadas para vários conteúdos interessantes para os alunos lerem e que certamente algum desses assuntos chamará a atenção do aluno e que se pode extrair algum conteúdo voltado para ciências, assim como o livro O pequeno príncipe que foi o foco deste meu trabalho. Este trabalho se desenvolve em narrativas, tanto de minhas memórias durante meu trajeto na universidade, minhas experiências e aprendizado nas disciplinas do curso e que me despertaram o interesse pelas ciências, bem como o que foi observado durante meu percurso nas escolas durante os estágios I, II e também as narrativas das professoras Agna Freitas, Ana Valéria e Genira Oliveira, que contribuíram com suas experiências sobre o uso dos livros paradidáticos. Assim espero que este trabalho contribua para despertar o interesse para as ciências na sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino Aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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