DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos Filho, Pedro Gragata dos-
dc.date.available2021-09-13-
dc.date.available2021-09-24T14:30:56Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3419-
dc.description.abstractThe work presents the results of a study with the objective of understanding how the practice of carpentry can be used as a possibility of a context for the teaching of mathematical content. Following the principles of Ethnomathematics, a qualitative research was developed with contributions from Ethnographic research, where we built data through interviews, observation and photographic record. The research subjects are 2 carpenters who work at the joinery "Casa da Madeira" in the Industrial District of Parintins-AM. The results show that carpenters mobilize ethnomathematic knowledge, in addition to making constant use of mathematical knowledge during the manufacture of furniture. Such results presented can be used as a context for teaching mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimentos Etnomatemáticospt_BR
dc.subjectConfecção de Móveispt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleA matemática na confecção de móveispt_BR
dc.title.alternativeMathematics in furniture makingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-24T14:30:56Z-
dc.creator.ID031707712-05pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Ricardo Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3794722421274688pt_BR
dc.contributor.referee1da Silva, Domingos Furtado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3031318604267820pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.description.resumoO trabalho apresenta resultados de um estudo com o objetivo de compreender como a prática da marcenaria pode ser usada como possibilidade de um contexto para o ensino de conteúdos matemáticos. Seguindo os princípios da etnomatemática, foi desenvolvida uma pesquisa de característica qualitativa com contribuições da pesquisa Etnográfica, onde construímos dados através de entrevistas, observação e registro fotográfico. Os sujeitos da pesquisa são 2 marceneiros que trabalham na marcenaria “Casa da madeira” no Distrito Industrial de Parintins-AM. Os resultados mostram que os marceneiros mobilizam conhecimentos etnomatemáticos, além de fazerem uso constante de conhecimentos matemáticos durante a confecção dos móveis. Tais resultados apresentados podem serem usados como contexto para o ensino de matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A matemática na confecção de móveis.pdf463,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.