DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Ronaldo Diones Ruiz-
dc.date.available2021-09-01-
dc.date.available2021-09-08T15:50:46Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3412-
dc.description.abstractThis research sought to understand, from the perspective of the Theory of Conceptual Fields, which the implications of mathematical language in the teaching-learning process in the 1st year of high school. It is a bibliographic research with a qualitative approach. In the data analysis we used the Content Analysis method to obtain the research results, where we could observe during our readings that the teaching of mathematics in schools, most of the time, happens in a traditional way, in a repetitive and exhaustive process, of content exposure and exercise resolution. However, according to Gérard Vergnaud's theory, students should not only focus on the mechanical process of mathematics, but on the conceptual field to which each content is related.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagem Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTeoria dos campos conceituaispt_BR
dc.titleLinguagem matemática no processo de ensino-aprendizagem: um estudo na perspectiva da teoria dos campos conceituaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-08T15:50:46Z-
dc.creator.ID88759903287pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Maildson Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1408202171363945pt_BR
dc.contributor.referee2Queiroz, Gideão Teixeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7602564798319405pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou entender, na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais, quais as implicações da linguagem matemática no processo de ensino-aprendizagem no 1º ano do Ensino Médio. É uma pesquisa do tipo bibliográfica com uma abordagem qualitativa. Na análise dos dados utilizamos o método da Análise de Conteúdo para obter os resultados da pesquisa, onde pudemos observar durante nossas leituras que o ensino de matemática nas escolas, na maioria das vezes, acontece de forma tradicional, em um processo repetitivo e exaustivo, de exposição de conteúdo e resolução de exercícios. Porém, segundo a teoria de Gérard Vergnaud, os alunos não deviam apenas focar-se no processo mecânico da matemática, mas sim no campo conceitual ao qual cada conteúdo está relacionado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.