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Título: Ensino de Ciências no fundamental II (8º ano): análise no livro didático de gravidez na adolescência
Título(s) alternativo(s): Science Teaching in Elementary II (8th grade): analysis in the teenage pregnancy textbook
Autor(es): Oneti, Ciro Felix
Orientador(es): Souza, José Camilo Ramos de
Palavras-chave: Gravidez;Pregnancy;Adolescente;Teenager;Livro-didático;Textbook;Análise;Analyze
Data do documento: 9-Set-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ONETI, Ciro Felix. Ensino de Ciências no fundamental II (8º ano): análise no livro didático de gravidez na adolescência. 2020. 75 f. Dissertação (Mestrado Acadêmicoem Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amzonas, Manaus.
Resumo: Acompanhar a história do ensino da sexualidade nas escolas brasileiras nos faz refletir sobre como um tema tão cercado de restrições e pudores veio ganhando força e presença nos dias atuais, especialmente a partir dos anos 1990. Tal tema inclui em si a questão da gravidez na adolescência e sua inclusão nas salas de aula permite que este fato de alta prevalência entre jovens de determinadas localidades e contextos seja mais amplamente debatido. Considerando a importância do material didático impresso e de distribuição gratuita nas escolas públicas chegamos ao objetivo de analisar o livro didático buscando pela forma como o conteúdo da gravidez na adolescência está presente no mesmo. O método empregado foi o dialético hermenêutico e a análise de conteúdo segundo as técnicas de Bardin, aplicadas nos seis livros didáticos utilizados neste estudo. Durante os procedimentos de análise ficou constatado que nem todos os livros apresentavam o conteúdo. Por outro lado, os livros que traziam o tema da gravidez na adolescência o explicavam de maneira satisfatória. Concluímos que este tema merece mais destaque na educação brasileira e que os livros estão em um bom caminho para oferecê-lo.
Abstract: Following the history of sexuality teaching in Brazilian schools makes us reflect on how a theme so surrounded by restrictions and modesty has gained strength and presence in the present day, especially since the 1990s. This theme includes the issue of teenage pregnancy. and its inclusion in classrooms allows this fact of high prevalence among young people in certain locations and contexts to be more widely debated. Considering the importance of printed teaching material and free distribution in public schools, we reached the objective of analyzing the textbook looking for the way in which the content of teenage pregnancy is present in it. The method employed was content analysis according to Bardin's techniques and the dialectical-hermeneutic, applied in the six textbooks used in this study. During the analysis procedures, it was found that not all books had the content. On the other hand, books dealing with the topic of teenage pregnancy explained it in a satisfactory way. We conclude that this topic deserves more prominence in Brazilian education and that books are on a good path to offer it.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3349
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