DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3296
Título: Atividades experimentais com enfoque em agroecologia na perspectiva da educação no campo
Autor(es): Locatelli, Aline
Palavras-chave: Educação no Campo;Ensino de Química;Ensino-aprendizagem
Data do documento: 30-Jul-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O trabalho foi desenvolvido buscando responder à pergunta de pesquisa que consistiu em avaliar qual é a pertinência de atividades experimentais, sob a perspectiva da Educação no Campo, seguindo os princípios agroecológicos? Tal intervenção ocorreu em uma turma de vinte e dois alunos do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio com habilitação em Agroecologia no Instituto Educar, na cidade de Pontão/RS, que é um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi apresentar possibilidades de implementação de duas atividades experimentais que abordaram conteúdos de Química na perspectiva da Educação no Campo, avaliando a pertinência por meio dos discentes inseridos na realidade agroecológica. Percebeu-se que estudantes compreenderam acerca da importância do conhecimento químico, principalmente no que tange ao conteúdo de soluções na adubação do solo seguindo os princípios agroecológicos. Dessa forma, salienta-se a pertinência do ensino de Química aplicado à Educação no Campo, a fim de trazer o conhecimento escolar para a vida, oportunizando aos estudantes tornarem-se participantes do processo de ensino-aprendizagem e não meramente receptores de conhecimentos desconexos da realidade cotidiana.
Abstract: This essay was developed to answer the research question which consisted of evaluating the relevance of the experimental activities under the perspective of the on Field Education, following the agro ecological principles? Such intervention happened in a class of twenty two students of the Technique in Agricultural and Livestock Production Subject integrated to High School with qualification in agro ecology at the Institute Educate, Science and Technology of Rio Grande do Sul – Sertão Campus. This way, the goal of the current essay was to present possibilities of the implementation of the two experimental activities that approach Chemistry contents on the perspective of on the Field Education, evaluating the relevance via students inserted in the agro ecological reality. It was noticeable that the students comprehended the importance of the chemical knowledge, mostly about the content of solutions on fertilization of the soil following the agro ecological principles. Therefore, the relevance of the Chemistry Education applied on the on Field Education is emphasized, in order to bring scholar knowledge to their lives, providing opportunities for the students to become participants in the process of teaching-learning and not barely receptors of knowledge disconnected from the everyday reality.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3296
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atividades experimentais com enfoque em Agroecologia na perspectiva da educação no campo.pdf494,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons