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dc.contributor.authorFreitas, Johêdyr Adjyan Cartaxo de-
dc.date.available2021-02-24-
dc.date.available2021-02-24T16:12:34Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3265-
dc.description.abstractThe brazilian population, from the point of view of the profession of religious creed, is composed of a christian majority. However, in the 2010 demographic census, an increase in the number of people who declared themselves to be "without religion" was identified, but contrary to what may seem, this group is averse to religion, but not to spirituality. This is a forms of faith emerging in postmodernity (HALL, 2006; LYOTARD, 2009). This fact indicated the need for an analysis of contemporary religious discourse in a critical way and to understand how it has been communicating with the current public. Place of worship and posts on the internet are texts that through qualitative research, accessibility found the Alive Community and the Adventist Community of Adrianópolis, christian churches of traditionally historical confession provide a historically discontinued religious service. This investigation falls within the dialogue it promotes between Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2016) with Multimodality (KRESS; van LEEUWEN, 2006), in a contemporary medium of communication: four worship invitations from these churches (which are publicly available on an online social networking platform). After its analysis, it was perceived on the one hand that the churches have used a physical place (shopping center) and a virtual environment (internet) to communicate purposefully with the contemporary public, as it distorts structural and formal aspects; on the other, through the content of these published texts, the use of absolutist terms is noticed, as well as the introduction of expressions that promote affection and informality. This demonstrates that several characteristics of Modernity are present in contemporary religious discourse.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiscurso Religiosopt_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectAnálise do Discurso Críticapt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.titleTemplos no Templo - elementos da pós-modernidade no discurso religiosopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-24T16:12:34Z-
dc.contributor.advisor1Soares, Neiva Maria Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0745938602553968pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Neiva Maria Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0745938602553968pt_BR
dc.contributor.referee2Portela, Otávio Rios-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2235476017380738pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Victor Leandro da-
dc.contributor.referee4Valle, Geraldo Jorge Tupinambá do-
dc.contributor.referee5Barros, Adelson Florêncio de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9235584164236323pt_BR
dc.description.resumoA população brasileira, do ponto de vista da profissão de credo religioso, é composta por maioria cristã. Porém, no censo demográfico de 2010 foi identificado um aumento na quantidade de pessoas que se declaram "sem religião”, mas ao contrário do que se pode parecer, esse grupo se mostra avesso à religião, mas não à espiritualidade. Essa condição é uma das formas da fé emergentes na pós-modernidade (HALL, 2006; LYOTARD, 2009). Esse fato fez por indicar a necessidade de uma análise do discurso religioso contemporâneo de maneira crítica e perceber de que forma tem se comunicado com o público atual. Local de culto e postagens na internet são textos que devem ser considerados para isso. Através de uma pesquisa qualitativa, por acessibilidade foi encontrada a Comunidade Viva e a Comunidade Adventista de Adrianópolis, igrejas cristãs de confissão tradicionalmente histórica que, pelo fato de realizarem seus cultos num shopping de Manaus, já demonstram sua intenção de prestar um serviço religioso historicamente descontinuado. Esta investigação recai do diálogo que promove entre a Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2016) com a Multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), em um meio de comunicação contemporâneo: quatro convites de culto dessas igrejas (que ficam disponíveis de maneira pública numa plataforma de rede social online). Após sua análise, percebeu-se por um lado que as igrejas têm utilizado um lugar físico (shopping center) e um ambiente virtual (internet) para se comunicar de maneira proposital com o público contemporâneo, visto descaracterizar aspectos estruturais e de formalidade; por outro, por meio do conteúdo desses textos publicados, percebe-se o uso de termos absolutistas, bem como da introdução de expressões que promovem afetividade e informalidade. Isso demonstra que diversas características da Modernidade estão presentes no discurso religioso contemporâneo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICHpt_BR
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dc.subject.cnpqInterdisciplinarpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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