DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3098
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Julianne de Oliveira-
dc.date.available2020-08-11-
dc.date.available2020-09-02T20:47:20Z-
dc.date.issued2019-11-28-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3098-
dc.description.abstractIn order to understand the mathematical notions mobilized in the making of headdress, analyzing how the construction of the headdress of the Parintins Folk Festival can become a context in the teaching process geometric learning in Elementary School, we conducted a qualitative research, with the collaboration of three subjects. For the construction of data, we use systematic observation; semi-structured interviews; audio record and photographic record. For data analysis we used the triangulation method. The results indicate that to teach meaningful and meaningful mathematics one must look at one's own reality and perceive in social activities the mobilization of mathematical notions that can help the teacher who teaches mathematics, as in the case of making headdress, in teaching learning. geometric education in elementary school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCocarpt_BR
dc.subjectNoções Matemáticaspt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleO cocar como contexto no processo de ensino aprendizagem geométrico no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeHeaddress as context in the teaching process geometric learning in elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-02T20:47:20Z-
dc.creator.ID58824910297pt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Clodoaldo Pires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3126481878049946pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee2Eleutério, Célia Maria Serrão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7844024998662410pt_BR
dc.description.resumoCom o intuito de compreender as noções matemáticas mobilizadas na confecção do cocar, analisando como a construção do cocar do Festival Folclórico de Parintins pode se tornar um contexto no processo de ensino aprendizagem geométrico no Ensino Fundamental, realizamos uma pesquisa qualitativa, com a colaboração de três sujeitos. Para a construção dos dados, utilizamos a observação sistemática; entrevistas semiestruturadas; registro em áudio e registro fotográfico. Para a análise dos dados utilizamos o método de triangulação. Os resultados indicam que para ensinar uma matemática significativa e com sentido deve-se olhar para a própria realidade e perceber nas atividades sociais a mobilização de noções matemáticas que podem auxiliar o professor que ensina matemática, como no caso da confecção de cocar, no ensino aprendizagem geométrico no Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:TMP-2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O cocar como contexto no processo de ensino aprendizagem geométrico no ensino fundamental.pdf527,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons