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dc.contributor.authorSantos, Silvia Lima dos-
dc.contributor.authorNoronha, Evelyn Lauria-
dc.date.available2020-08-04-
dc.date.available2020-09-02T20:33:42Z-
dc.date.issued2012-08-11-
dc.identifier.citationALVES, P.B. O brinquedo e as atividades cotidianas de crianças em situação de rua. Dissertação de Mestrado não-publicado, Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS: p.68. 1998. BACHELARD, G. A água e os sonhos: ensaios sobre a imaginação da matéria. Tradução Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1994. 202 p.[1989]. BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. 4.ed. São Paulo: Summus, 1984. BROUGÈRE, G. Brinquedo e Cultura. São Paulo, Cortez, 2010. BORGES, C.N.F. Significatividade das atividades do Pátio na Educação Salesiana. (Dissertação de Mestrado). Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, 2000. CARDOSO, S. R. Memórias e jogos tradicionais infantis: lembrar e brincar é só começar. Londrina: Eduel, 2004. CARVALHO, A. M. A. Construção social da brincadeira. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: FCC, v. 93p. 60-65, mai./1998. CORSARO, W. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação e Sociologia, Campinas, vol.26.numero 91, p. 443-464, Maio/Ago. 2005. _______. Sociologia da infância; tradução Lia G. R. Reis, Porto Alegre, Artmed, 2011. FORTUNA, T. R.O jogo. Temas em Educação, II (397-406), 2003. GREENE, M. Releasing the imagination: essays on education, the arts and social change. San Francisco: Jossey-Bass,1995.221 p. DAMATTA, R.O que é o Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2003. DIEGUES, A. C. Enciclopédia caiçara; o olhar do pesquisador, SP, Hucitec, v. I, 2004. GEERTZ, C. A interpretação das culturas. LCT, RJ, 1989. GOMEZ, G. R; FLORES, J. G; JIMÉNEZ, E. G. Metodología de La investigación cualitativa. 2. ed. Ediciones ALJIBE,1999. HELD, J. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. 3.ed. São Paulo: Summus,1980. 240 p. KISHIMOTO, T. M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação. 2. ed. Cortez: São Paulo, 1997. MARTINS, J. A.; PRADO, P. D. (orgs). Das pesquisas com crianças à complexibilidade da infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 NOTA CIENTÍFICA EDUCATIVA 136 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 5 | n. 9 | p.125-136 | ago-dez | 2012 SARMENTO, Manuel J. Imaginário e culturas infantis. Caderno Educacional da Faculdade de Educação/, Pelotas (21):51-59, jul./dez. 2003. SARMENTO, M. J.; PINTO, M. (Coords.). Saberes sobre as crianças para uma bibliografia sobre a Infância e as crianças em Portugal (1974-1998, p.19). Universidade do Minho. Centro de Estudos da Criança, Braga – Portugal: Editora de Abel António Bezerra.1999. SARMENTO, M. J. A infância: paradigmas, correntes e perspectiva. Florianópolis, 2002. VASCONCELLOS, V. M. R.; SARMENTO, M. J. (Orgs.). Infância (in)visível. Araraquara: Junqueira & Marin, 2010, p. 25-49.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3093-
dc.description.abstractThis paper presents the experiences of children in street games. It aims to know a bit more childish universe from what children think, what they say and what they do. Understand how they experience the knowledge they learn in school and apply them in the street games. It is based on ethnographic research methodology as a result of comments made to a group of children playing in the street daily Antônio Menezes, Aparecida neighborhood in the city of Urucurituba / AM. It is based on theoretical as Sarmento (1999) and Corsaro (2005). We tried to provide some reflections on culture in children's street games, which is the search field, knowledge of children, and their interpretations of the play scenario. Finally, research shows that such activities can serve as a tool to be used in learning and that the street can be a space to contribute to the process of construction and legitimation of children's culture. Keywords: Children. Children's culture and Street gamespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectCultura Infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeiras de Ruapt_BR
dc.titleDiversão antiga que ainda encanta as crianças da Amazônia nas brincadeiras de rua em Urucurituba AMpt_BR
dc.title.alternativeFun yet that former enchants: children of the Amazon in jokes in Street Urucurituba / AMpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-02T20:33:42Z-
dc.citation.volume5pt_BR
dc.citation.epage136pt_BR
dc.citation.issue9pt_BR
dc.citation.spage125pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta as vivências das crianças nas brincadeiras de rua. Objetiva conhecer um pouco mais do universo infantil a partir do que as crianças pensam, o que dizem e o que fazem. Compreender de que maneira vivenciam os conhecimentos que aprendem na escola, aplicando-os nas brincadeiras de rua. Baseia-se na metodologia da pesquisa etnográfica, enquanto fruto de observações feitas a um grupo de crianças que brincam diariamente na Rua Antônio Menezes, Bairro de Aparecida, na cidade de Urucurituba/AM. Fundamenta-se nos teóricos como Sarmento (1999) e Corsaro 2005). Buscou-se apresentar reflexões sobre a cultura infantil nas brincadeiras de rua, a qual representa o campo de pesquisa, os saberes das crianças, suas interpretações e o cenário das brincadeiras. Finalmente, a pesquisa mostra que tais atividades podem servir como instrumento a ser utilizado na aprendizagem e que a rua pode ser um espaço para contribuir no processo de legitimação e construção da cultura infantil. Palavras-chave: Crianças. Cultura Infantil. Brincadeiras de Rua.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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